polimeni::"Deus ñ joga dados com o universo" (Einstein)
Como foi bem dito, depende do seu objetivo ao jogar o jogo.
Se quer algo mais cerebral e estratégico, melhor sem sorte.
Se quer mais euforia/tensão, descontração e igualar chances de vitória para todos da mesa; a sorte dos dados pode ser um caminho.
Pode ser um desafio para os gamedesigns criar uma mistura harmoniosa entre essas duas coisas...alguns tiveram sucesso, outros nem tanto (ou acabam indo mais de um lado que para outro)
enfim ñ tem certo ou errado...tem oque agrada o seu público alvo ou ñ (se ñ lhe agradar, talvez vc ñ seja o público alvo daquele jogo =P)
Deus JOGA dados! E muito! (Einstein errou nessa)
Isso já foi comprovado pela física quântica, seu GPS é uma prova disso.
Discordo totalmente com a afirmação de que jogos mais cerebrais e estratégicos não usam dados, o que tenho visto é justamente o contrário, os jogos onde se pensa mais são os com aleatoriedade e imprevistos gerados por rolagens de dados ou por cartas. Na verdade a própria vida tem uma pitada de aleatoriedade.
Mas claro que a aleatoriedade em excesso também pode ser muito ruim dependendo do propósito do jogo.
O que eu quero dizer é q vamos deixar de mimimi sobre rolagem de dados, se vc não gosta de rolar dados, não os jogue... Mas não venham dizer que jogar dados é ruim p o jogo ou que tornam o jogo menos inteligente ou estratégico!
Muito pelo contrário, jogar dados é ótimo e super realista e para ganhar você tem que usar muito mais o cérebro para superar uma má rolagem ou outro fator negativo que surja devidido aos imprevistos.
E não esqueçam que todos que estão jogando rolam dados não apenas vc, a aleatoriedade é para todos... e claro que só 1 vai ganhar então tb não se preocupe em perder!
Sudoko e palavras cruzadas são bons jogos para quem não gosta de dados, recomendo muitíssimo para vocês! Kkkkkkk