adolfocaetano::A grande diferença entre o aristocrata (que pode gastar a vontade) e o "crasse mérdia" esnobe (que não deveria gastar, mas gasta assim mesmo), é que o primeiro, em todo seu poder e prepotência, simplesmente ignora os plebeus que se queixam dos gastos da aristocracia; já o segundo precisa, a todo momento justificar (principalmente para si próprio) o gasto que teve com seu mimo! Daí chovem explicações sobre porque o "tomóvel" que ele comprou deve ser tão caro e porque merece custar o que custou (ou os óculos de sol, ou o tênis, a cerveja artesanal, a bicicleta, o gloomhaven/on mars, etc).
Eu acompanhei todo o post porque estava interessado no jogo e ninguém me pareceu prepotente, com exceção de alguns que ficaram se ofendendo (e quem mais ofendeu foi quem queria ser dono do dinheiro dos outros).
Fizeram as contas apenas pra mostrar matematicamente que a
situação de pandemia e problemas econômicos no mundo todo + problema na China (maior produtora) + preço do jogo já caro lá fora + câmbio extremamente alto + taxas brasileiras são fatores que encareceram o jogo. Acho que algumas pessoas ainda não entenderam que se tentar importar esse jogo por conta própria vai dar por volta de 1700 reais. E também não entenderam que o momento é péssimo pra comprar jogo e os preços vão estar malucos mesmo. Assim como o preço impacta a gente a ponto de chegar a 1700, impacta a empresa que traz. Isso é uma importação, não está sendo produzido com ferramentas daqui.
Da forma como as coisas estão caóticas, matematicamente, esse preço é o resultado da soma acima. Não adianta você querer que 3x3 seja igual a 2.
Em um momento que temos os problemas citados acima, você quer um preço que seria viável em uma situação sem os problemas citados acima. Não adianta, não existe mágica nem caridade. A realidade atual é ruim e é isso.
Se uma pessoa que ganha salário mínimo quiser pegar um empréstimo e pagar o jogo porque ela acha que o jogo vale o suor dela e que essa é uma aquisição que ela quer, isso é problema dela. Seja ela classe baixa, média ou alta. Cada um com seu cada um. Não adianta ficar querendo ser dono do dinheiro dos outros.
Jogo nicho em momento péssimo pra economia brasileira e para a produção chinesa, paciência! Eu mesmo vou ficar sem o meu. Estava muito disposto a pegar, mas desisti.
A impressão que dá é que é mais fácil pra alguns ficar culpando quem quer comprar do que entender que o momento tá uma porcaria e que mesmo nesses momentos ruins, cada um decide o que faz com seu dinheiro.
Queria que todos tivessem acesso ao jogo (mas lembre-se, ele é nicho!!!) e queria que os preços fossem muito menores, mas infelizmente o momento gera isso. Tá ruim? Vamos esperar passar a pandemia, a China voltar a produzir, o câmbio cair e exigir melhora nos impostos.