adolfocaetano::Bom texto! Faltou falar da tal tática, que não é sinônimo de estratégia, mas está totalmente atrelada. Se a estratégia é relacionada com o planejamento, a tática é relacionada com a decisão de comando em combate, com o que tem em mãos. Estratégia diz como vencer a longo prazo, incluindo a preocupação com logística e linhas de suprimento. Tática diz como atacar ou defender nesse momento em que as tropas estão em combate, e decidir o que fazer quando o inimigo teimoso se recusa a seguir as orientações que nosso comando estratégico estabeleceu!
Antes que joguem pedras, bastam ler manuais militares (tenho vários de meu tempo de quartel, com oficial R2).
Adolfo,
Obrigado pelos comentários!
Eu falei sobre o que é tática, expliquei exatamente que, no contexto militar, tática são os padrões de manobras que são executados segundo as possibilidades do cenário e dos objetivos definidos.
Mas o meu ponto é que, enquanto na estratégia militar esses dois ramos são bem distintos, no jogo de tabuleiro a estratégia e a tática possuem uma fronteira muito mais tênue. O Jogador precisa pensar nos dois planos: ele deve pensar tanto no medio e longo prazo do jogo (o que ele vai fazer para ter vantagem sobre os adversários) como tambem deve estar atendo as oportunidades que o cenário do jogo apresenta. O dilema entre curto e longo prazo é um dos principais desafios desse tipo de jogo!
Os padrões táticos de cada jogo (por exemplo, um ataque duplo no Xadrez) são situações que o jogador precisa aprender a reconhecer para executar. Isso só vem com a prática. Mas não é porque tem uma possibilidade de ataque duplo que o jogador tenha forçosamente que executá-la, por exemplo. Ele pode ter preocupações mais importantes para o seu jogo, como por exemplo, proteger seu Rei.
Mais uma vez, obrigado pela participação e pela oportunidade de esclarecer melhor os conceitos!
Sds,
Eduardo