Para quem não conhece esse sólido design para dois jogadores, Jaipur, em poucas palavras, é apenas mais um jogo de seleção de cartas e coleção de componentes. Ok, mas o que faz com que esse jogo seja tão aclamado?
Bom, aqui vai a perspectiva de alguém que já jogou esse jogo pelo menos umas 100 vezes.
Jaipur é um jogo de cartas, sim, um jogo de fichas, mas acima disso tudo, Jaipur é um jogo de
Custo de oportunidade.
Você faz uma escolha dentre as opções possíveis, mas você não pode ter tudo. O valor da sua jogada corresponde ao maior valor dentre as alternativas que você deixou de fora.
Como funciona?
Em Jaipur, como tudo nessa vida, seu objetivo é bem claro: ter mais pontos do que o coleguinha ao final da partida. Você abre uma mão de 5 cartas, seu oponente faz o mesmo e entre vocês há mais 5 cartas disponíveis no mercado, comum a todos.
Na sua vez, você pode fazer uma das três possíveis ações:
1. comprar uma carta da mesa.
2. trocar duas ou mais cartas na mesa pelas cartas que você tem.
3. vender suas cartas.
Pontuar em Jaipur é muito fácil, basta fazer a terceira ação. Pontuar nunca foi tão simples, você vende (descarta) suas cartas de um determinado tipo e pega as fichas correspondentes.
Profit!
O jogo continua nessa dinâmica até que o baralho acabe ou que três tipos das fichas disponíveis para pagar por suas vendas acabem.
De forma simplificada é bem isso. Se ao final de uma partida, você tiver menos pontos que seu coleguinha, Shame, mas se você tiver mais pontos, Yay, você venceu... a primeira partida. O jogo é melhor de 3. Você precisa ganhar 2 pra sair vitorioso de fato.
Tá, até agora não vi nada demais. Você compra cartas, troca por fichas, o baralho eventualmente acaba (você não consegue mais repor as cartas no mercado) ou três dos tipos de fichas acabam, aquele round termina e quem tiver mais pontos ganha. Legal, nada demais, jogo seco, sem sal.
O que faz o Jaipur ser um dos jogos para 2 pessoas mais famosos que há? Qual é a fórmula do sucesso?
Primeiramente a economia.
Economia?
Sim, jovem, economia.
Uma das partes mais interessantes do jogo é como as fichas estão disponibilizadas na mesa.
Você tem 6 tipos de bens: couro, especiarias, tecido, prata, ouro e rubis.
Ou, como eu prefiro dizer:
marrom,
verde,
roxo,
cinza,
amarelo e
vermelho.
Sim, meu caro jovem, Jaipur é um jogo bem abstrato. Não pense que aqui você vai se sentir como um mercador nas areias do deserto.
Como você acha que se sente em Jaipur:
Como você se sente de verdade:
Sim, meu caro, minha cara jovem. Jaipur é um jogo de matemática (todo jogo tem matemática, de certa forma, convenhamos), mas Jaipur é um jogo cuja matemática é muito bem feita.
Ah, Luis, eu já joguei Jaipur e não vi essa matemática toda... o jogo é bem bobo... fico pegando as fichinhas e tal... sempre perco pro meu amigo, mas ele que é sortudo mesmo. Nada a ver isso aí...
VOCÊ JOGOU ERRADO, JOVEM! VoCê JoGoU eRrAdO... você jogou errado... jovem
.
.
.
Calma, Luis, não se exalte. Recomponha-se.
Ahem, voltando.
Lá em cima eu disse que a mágica desse jogo estava no custo de oportunidade e que o barato desse jogo está em sua economia.
(Aham, entendeu o trocadilho? Barato, economia, yé yé, gluglu)
...
Voltando [2]
Pontuar nesse jogo, como disse anteriormente, é muito fácil.
Você tem uma ou mais cartas na mão do mesmo tipo, usa sua ação do turno para vendê-las e pronto, troque suas cartas por fichas e você terá pontos.
A sacada genial é como essas fichas vão proporcionando rendimentos decrescentes.
As fichas de
bens cores são disponibilizadas da seguinte forma:
5 5 5 7 7
5 5 5 6 6
5 5 5 5 5
1 1 2 2 3 3 5
1 1 2 2 3 3 5
1 1 1 1 1 1 2 3 4
As fichas são coletadas da direita para a esquerda. Em outras palavras, se você for o primeiro a vender um bem verde ou roxo, você ganha 5 pontos, mas se for o segundo bem, apenas 3 e assim sucessivamente.
Repare que as três fileiras de cima têm valores muito mais interessantes. As duas primeiras valem mais para vermelhos e amarelos, mas mesmo assim, todo o resto vale 5, que já é o maior valor possível das três fileiras de baixo.
Claro que você quer pegar as fichas que valem mais. D'oh. Winner winner, chicken dinner.
Mas lembra do custo de oportunidade?
O que faria você não querer pegar essas fichas o mais rápido possível?
Tempo. O famoso cobertor curto. Você não tem como fazer tudo de uma vez. Se você cobre o pé, a parte de cima fica com frio e vice versa. Sem contar que tem um coleguinha brincando com você do outro lado e ele quer a mesma coisa que você.
Acontece que além dessas fichas, tem outras fichas bônus. HÁÁÁÁ!
Ah, Luis, você não tinha dito isso, cara, tá vendo? Vacilo, o cara nem ensina as paradas direito, meu.
Então, além dessas fichas tem... MAIS FICHAS (Ohhh)
Além dos valores embutidos nas fichas coloridas, há fichas bônus que recompensam aqueles que decidem esperar um pouco mais e vender um lote maior de bens de uma vez só. Se você vende, digamos, 3, 4 ou 5 cartas de uma única vez, você ganha uma ficha extra como bonificação por ter vendido um lote grande. Quanto maior o lote, maior a bonificação.
Ah, Luis, é muito fácil. É só juntar várias cartas do mesmo e é isso aí, só correr para o abraço.
Não, jovem, errou rude. Enquanto você tá aí acumulando suas cartas feliz e contente pra fazer aquela venda marota, seu coleguinha do outro lado tá vendendo loucamente as fichas de 1 em 1 e pegando os maiores valores.
Ah, então eu vou fazer isso.
Não, jovem, enquanto você está aí gastando várias ações pra pegar as primeiras fichas de cada fileira, ele tá acumulando o lote de cartas pra fazer uma super venda e ele vai ganhar um bônus muito gordo e te passar no final.
Mas, mas...
Sem contar que você só pode ter no máximo 7 cartas na mão (Ouviu essa, Ticket to Ride?). Isso faz com que você tenha que pensar duas vezes sobre o que fica e o que sai, mas mais importante quando sai. A resposta é "simples": antes que seja tarde demais.
É um lance de timing, leitura de mesa, custo de oportunidade. Você tem que acompanhar o que seu oponente está fazendo. É uma verdadeira dança.
Já falei que as cartas de pedras preciosas e metais, digo vermelhas, amarelas e cinzas, aquelas que valem mais, só podem ser vendidas em no mínimo lotes de 2. Em outras palavras, se seu jovem oponente pegou uma dessas cartas, fique de olho. Isso não significa que ele será capaz de conseguir a segunda carta também a fim de concretizar a venda

.
Por fim, sobre o que é esse jogo de verdade?
Esse jogo, jovem, é, na verdade, sobre camelos.
Camelos pra mim são a invenção mais interessante em Jaipur. É o que faz com que Jaipur seja considerado bom. Sem os camelos, ele seria no muito medíocre, mas felizmente, temos camelos, senhores.
Camelos são cartas que não vão para a sua mão. Você não vende seus camelos e consegue fichas, você os troca por cartas que vão para sua mão.
Sempre que você pega um camelo na mesa, você tem que pegar todos os camelos disponíveis no mercado. A magia acontece porque seus camelos não vão para sua mão, reforço.
Em outras palavras, você pode ter mais do que 7 cartas ao todo. Você pode trocar seus camelos por 5 cartas de uma vez só e "comprar" 5 cartas que serão vendidas nas ações seguintes, o que vai lhe proporcionar uma enorme vantagem competitiva.
Mas cuidado, jovem, com grandes camelos vêm grandes responsabilidades o.o.
Lembra que eu disse que quando você pega um camelo do mercado, você tem que pegar TODOS os camelos?
O que eu não te falei até agora é o que acontece depois que uma carta é sacada do mercado...
[suspense]
Ela é reposta com outra carta do baralho!!!
Agora, faça as contas. Se você sacar 5 camelos, quantas cartas serão repostas?
Isso mesmo, jovem...
Sendo que você só tem uma ação por turno e a sua ação foi pegar os camelos.
Agora é a vez do seu jovem oponente, jovem, e adivinhe só, a lei de Murphy aí, as 5 cartas que apareceram eram das mais valiosas. Ele vai se esbaldar em pontos.
Ah, jogo de sorte, não curti! Tô de mal, corta aqui!

Num queru mais
Jaipur não é apenas um jogo sobre
fichas
cartas
economia
custo de oportunidade
CAMELOS
Jaipur é também um jogo sobre gerenciamento de riscos.
Você sabe que os camelos vão te dar uma vantagem imensa nos turnos seguintes, mas isso tem o preço. O preço do desconhecido (Uhh).
Há um aspecto de push your luck que nunca me canso. Já falei que joguei esse jogo mais de 100 vezes? Não recuso uma mesa de Jaipur ali rapidinho pra esquentar a jogatina com esse pequeno grande jogo.
Pra fechar, uma última coisa que eu não te contei.
Ah, cara, de novo? Toda hora, pow! Você sempre dá meias informações...
É a última, juro.
No final do round, aquele que tem mais camelos ganha uma ficha que vale 5 pontos.
O jogo é pra 2, se eu tenho 4 camelos, sou o dono provisório da ficha. Eu me desfiz desses camelo, o meu oponente agora tem mais camelos que eu. Agora ele tem a ficha. Ou seja, você tinha 5 pontos a mais do que ele, agora ele tem 5 pontos a mais que você, uma variação líquida de 10 pontos. Sabendo que numa partida de Jaipur você vai pontuar algo em torno dos 50~70 pontos em média, uma virada de 10 pontos é bastante coisa.
Finalmente, como eu me sinto quando eu tô jogando Jaipur?
Eu me sinto muito gênio gerenciando aquelas fichas e cartas à medida em que elas vão aparecendo, especulando o que pode vir, segurando os camelos, trocando os camelos, fazendo uma venda enorme no momento certo, cortando o coleguinha daquela ficha mais valiosa no tempo certo. Eu não me canso de ter essas sensações. É isso que esse jogo me proporciona.
Aquele momento em que eu faço aquela venda que meu oponente queria fazer na cara dele. Em uma palavra: satisfação.
Você pode aprender mais sobre estratégias de Jaipur nesse link (em inglês):
Você pode testar Jaipur gratuitamente nas plataformas online Board Game Arena e Yucata.
Pontos positivos:
- Jogo rápido e dinâmico (ótimo jogo para esquentar a jogatina a dois)
- Bastante interação e leitura de mesa (interação indireta quando pegam aquilo que você estava de olho)
- Design impecável (não há nada desequilibrado nesse jogo)
Pontos negativos
- Abstrato, não tem tema (quem precisa de tema quando se tem matemática, bro?)
- Estritamente limitado para 2 pessoas (é um ótimo jogo para dois, mas só para dois)
- Fator aleatoriedade (por melhor que você jogue sempre, às vezes você simplesmente dá azar, faz parte)
Obrigado pela leitura.
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