edeodato::Eu acho um absurdo a falta de noção de consumo que nós temos por aqui.
O Direito do Consumidor não é feito só para você que deu tudo certo. Gostou da tampa sem o nome? Legal amiguinho mas isso não muda a lei consumerista.
Ninguém é obrigado a pagar QUALQUER VALOR em um produto com defeito, ou um produto fora das especificações apresentadas, ou em um produto alterado unilateralmente sem qualquer aviso ao Consumidor.
Não é questão de mimimi, é questão de valorizar nossa posição como consumidores.
Não me importo se foi feito aqui, na China ou na Alemanha. O Código de Defesa do Consumidor me protege quando eu compro um Gloomhaven com defeito no tabuleiro. "Mas é só um defeitinho, não atrapalha". Foda-se o que cada um acha, é uma proteção coletiva.
O CDC me protege também quando a editora muda os componentes sem avisar quem já comprou. "Mas a tampa sem o nome fica tão linda seu mimizento". Foda-se o que cada um acha, é uma proteção coletiva.
O CDC me protege quando a editora entrega um tabuleiro modular que não encaixa, ou cartas com versos diferentes (nunca vai poder usar expansão), ou mofo no tabuleiro. Não importa a opinião de cada um para a lei.
Comprei, me senti lesado? Uso o CDC.
No final foi mais do mesmo:
. Editora faz um serviço ruim e tenta empurrar quietinha;
. Primeiras reclamações são tratadas como mimimi;
. Com o aumento das reclamações vem um disclaimer ensaboado.
A Meeple não está sendo boazinha ACEITANDO devolução. Não é a Meeple meu Deus do Céu! É a lei que obriga ela a isso!
Não é o coração puro da Galapagos que troca peças, é a obrigatoriedade da lei!
Parem, alguns, de tratar editora como a "empresa do meu amigo".
Nada menos do que o obrigatório, com atraso.
Abraços
pois é, mas a falta de noção no consumo tem os dois lados.
e Ninguem está dizendo que a meeple br esta fazendo favor pra ninguem não sei onde você ouviu isso. Mas sim, o meu conceito de produto defeituoso é beeem diferente do seu.
Na verdade, o maior problema aqui, é falta de justiça etica. O consumidor tem todo o direito de reclamar, mas eu acho etico você reclamar primeiro com a empresa e se ela não resolver você procura outros meios.
Meu Maracaibo veio com um rasgo na caixa, mandei e-mail, eles pediram desculpa pelo ocorrido, disseram que iriam acionar o seguro da transportadora e 5 dias depois recebi o rastreio da outra caixa que eles estão me mandando. Imagina se eu abro um topico aqui pra criticar a loja sem nem ter dado a chance deles arrumarem meu problema. Por mais que depois eu voltasse no topico pra relatar que eles arrumaram, quanto iriam ler a reclamação e quantos iriam ler que a empresa resolveu?
Outro ponto "tem que parar de ver a empresa como empresa do amigo". Eu acho que não é bem por ai. Tirando a galapagos, quase todos os donos de editora no Brasil tem outra fonte de renda. Lojistas mesma coisa. criadores de conteudo então, nem se fala. É muito dificil viver do hobby no Brasil.
Você consegue ter uma conveniência no Brasil sem beber cerveja. Eu vendo roupa feminina e não uso. Te GARANTO que se você for pesquisar pra abrir uma loja de BG, se você não curte o hobby vc não abre. Diferente de outros ramos que o lucro justifica vc ter aquele negocio. Então a gente se encontra, sim, em uma fase de crescimento e divulgação. Não to dizendo que você não deve pedir os seus direitos (já que vc acha o cdc lindo), mas você tentou resolver com a empresa antes? é isso que eu to falando. dialogo.
agora claro, tem gente que vive de vender jogo importado por 3x o valor original e quer mais que mercado nacional se exploda mesmo. quer que o hobby seja cult como era antes.
Veja a enxurrada de criticas que maracaibo sofreu, sem nem esperarem uma resposta da empresa. Garanto que 80% reclamou sem entrar em contato antes. Não, a meeple br não ta fazendo nenhum favor, mas ta trocando os tokens que por ventura rasgaram, vao virar assunto do momento? o estrago ta feito já.
você vai falar que é direito do consumidor (e direito e justiça não são sinonimos), eu digo que se fosse alguem falando do seu trabalho vc desejaria que essa pessoa falasse antes com você.