AMVinicius:: Concordo. Há muitos modos solo que são "quebra-galho", mas nesses casos eles são experiências incompletas mesmo. Jamais cogitaria pegar Gloomhaven somente pra solo, mas ainda o acho melhor do que os outros exemplos citados, pois Gloomhaven pelo menos você sempre tem o desafio do combate em si, mesmo que já tenha terminado a campanha em multiplayer.
danielsantos60:: Acho que a posição do Gloomhaven nem seja tanta surpresa, junto com outros, como o Pandemic Legacy e o Detective. Todos são muito bons solo, mas a experiência multiplayer é melhor (como na grande maioria). O problema que neste jogos as experiências são excludentes. Não dá pra jogar solo e depois multiplayer, ou vice versa, pela forma como eles são jogados. Então vc já tem que pegar pensando em utilizar para o solo, o que limita bastante.
Senti isso no Detective, joguei um caso solo, (caso extra) ,foi uma experiência muito boa, até poderia entrar no meu Top 10. Mas a experiência no é que deixa o jogo ficar realmente fantástico. Então para não perder esta experiência nem cogitei jogar o restante solo.
O problema que tenho com esse tipo de jogo é a continuidade. Muito difícil você aproveitar ele de fato se não tiver um grupo que te permita partidas sequenciais até esgotar o que o jogo tem para oferecer. A experiência multiplayer pode ser muito boa, mas ela nem sempre é factível.
Ainda que de forma incompleta para ambos, o Pandemic Legacy joguei com mais uma pessoa e o Gloomhaven foi 100% solo com 2 personagens. Eu gostei mais do Pandemic, porque achei uma experiência bem mais gratificante, mas não achei que o Gloomhaven perdesse tanto solo.
A bem da verdade devo confessar que estou meio "burned out" de jogos com modos campanha. Foi o que aconteceu com o Maracaibo para mim. Adorei o jogo! Foram 19 partidas em pouco mais de 2 semanas, 13 das quais no modo campanha. Uma vez terminadas, não senti vontade de retornar ao jogo mais e acabei colocando-o à venda. Vejam que são poucos os jogos em minha coleção que fizeram isso comigo, mas eu tenho cristalizado uma certa antipatia de modos campanha. O fato de jogar com mais alguém talvez atenue isso, pois você tem mais para compartilhar.
Enfim, cada pessoa busca uma coisa de um jogo de mesa, não é?! O que seria do Feld se todos preferissem (e deveriam fazê-lo) o Uwe?