Ótima discussão, gostaria de comentar alguns detalhes q vc pode não ter se atentado.
Luizifusp::Ótimo episódio. Adorei o tema abordado.
Como trabalho com exatas essa questão me chama bastante atenção.
Na verdade, penso que todo jogo é uma sequência de quebra cabeças estacionários. Chamamos de T o turno do jogador. Nesse momento, existe uma solução ótima. Isso é matematicamente fácil de provar, pois o número de soluções são finitas e sempre atrelado a um sistema de pontos (momentâneo ou futuro), portanto, haverá uma solução ótima para aquele turno T.
Sim, um turno T tem sempre uma solução ótima, mas ela não necessariamente pode ser definida (e executada) no início desse mesmo turno. Por exemplo, vamos supor um turno do
Luxor, onde a máquina vai ter duas opções de jogadas (carta da esquerda ou da direita). A carta da esquerda tem valor '1', uma jogada ruim. A carta da direita permite jogar um dado D6, onde todas os valores são bons, menos o mesmo '1'. Então pela probabilidade, a máquina joga a carta para lançar o dado e tira '1'... Ou seja, por mais q ela tenha feita a "solução ótima" naquele momento, ela não se refletiu na solução ótima de T, devido a aleatoriedade. Esse foi um ponto bastante levantado no episódio, a aleatoriedade tende a tirar a sensação de quebra-cabeça. Os jogos euros costumam tentar tirar essa aleatoriedade durante o turno.
De certa forma isso é até semelhante ao q vc citou da estatística do comportamento humano, porém substituindo o a "aposta" do homem pela probabilidade do dado, ou qq outro evento aleatório do jogo.
Luizifusp::E pq a máquina não ganha 100% das vezes? Por causa da parte estratégica.
Não necessariamente só isso, além do q eu falei acima da aleatoriedade, temos tb o limite de poder computacional. No caso do xadrez, por exemplo, q vc mesmo citou, seria
virtualmente impossível avaliar todas as possibilidades de jogadas possíveis, oq a máquina faz é usar
heurísticas para maximizar essas possibilidades, mas nem sempre "ver" toda solução até o final é possível.
Mesmo q o jogador contra quem a máquina joga fizesse apenas soluções ótimas, ainda assim a máquina não poderia prever todos as suas jogadas, principalmente no início, pois não seria possível fazer a árvore de decisão completamente, dependendo do jogo.