Já imaginou jogar um boardgame com intrigas e manipulação? Cuidado com o que você deseja! The Resistance pode acabar com relacionamentos em até 5 rodadas devido à tensão gerada entre as duas facções: os Operantes da Resistência (equipe azul) e Espiões do Império (equipe vermelha).
The resistance é um party game de dedução social nos moldes de Nosferatu e Lobisomem por uma noite, onde o seu diferencial é a não eliminação de personagens e o poder de decisão na mão de todos os jogadores. Um jogo do designer Don Eskridge, distribuído no Brasil pela Galápagos Jogos, que comporta de 5 a 10 jogadores, e possui uma duração em torno de 30 minutos o que irá te fazer querer jogar várias vezes seguidas.
O jogo gira em torno da luta da resistência para salvar a sociedade de um governo opressor. Contudo, espiões conseguiram se infiltrar na resistência, então é necessário lutar contra o tempo e completar com sucesso as missões ou morrer tentando.
O objetivo dos operantes da resistência é completar três das cinco missões com sucesso já os espiões devem utilizar da manipulação e impedir o sucesso destas missões ou manipular a rejeição de equipes cinco vezes no mesmo turno.
O jogo se inicia na divisão dos jogadores entre as duas facções através da distribuição secreta de personagens. No primeiro momento antes do início da partida todos devem fechar os olhos e somente os espiões tomam consciência da sua equipe, já os outros jogadores deverão deduzir quem são seus aliados ao longo da partida.
A partida é dividida em 5 missões que iniciam com o líder escolhendo um grupo de jogadores que irá atuar na missão atual, porém como citado anteriormente o peso dos participantes é distribuido igualmente na decisão, sendo assim, todos os outros jogadores devem utilizar da sua intuição para aprovar ou não a equipe escolhida. Caso o consenso dos votos aprovar a equipe, os mesmos irão prosseguir à missão, caso contrário a ficha de líder deve passar para o próximo jogador que montará uma nova equipe.
Após aprovação do time, cada jogador escolhido recebe duas cartas de resultado da missão: uma de sucesso e outra fracasso. Um momento crucial da estratégia do jogador, pois deve optar por uma das cartas e entregar ao líder secretamente que por sua vez embaralha as cartas e revela o resultado da missão para toda a mesa, basta um fracasso ou mais (dependendo da rodada) para que os espiões pontuem e nesse momento toda a mesa irá saber que existe um espião infiltrado. Sendo assim, em hipótese nenhuma confie nos olhos do seu grande amor ou do seu amigo do coração. Jogo é jogo, relacionamentos a parte. Caso todas as cartas escolhidas forem sucessos ponto para a resistência.

As expansões que vem no jogo base trazem um novo sabor ao jogo adicionando novas mecânicas aumentando a rejogabilidade onde a caixa base possui quatro variações: modo assassino, modo emboscada, modo desertor e modo inquisidor. Onde na minha opinião o modo assassino é o melhor, pois balanceia a vantagem que antes eram dos espiões com a adição da comandante que sabe de antemão quem são os inimigos.
Ficou interessado por essa disputa pelo o poder? Deixe sua opinião sobre o jogo nos comentários.
Um agradecimento especial ao perfil do instagram @triplemeeple por disponibilizar as fotos utilizadas no artigo.
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