tuliobarros::Olá, vocês!
Cheguei aqui por indicação do @Fabs no podcast sobre podcasts do Covil dos jogos. Olha o marketing multinível funcionando... Daí eu vim nessa caravana.
Não consegui entender porque quando um jogo é para 2P ele tende a ser mais pesado do que para mais jogadores. Se num jogo em 2P, um precisa antecipar a estratégia do outro; num jogo em 3P ou 4P, um precisa antecipar a estratégia de duas ou três pessoas. Imagino que, no mesmo conjunto de regras - salvo se o jogo escalonar de modo diferente, quanto mais pessoas, o jogo tende a ser mais difícil antecipar os movimentos dos demais jogadores.
Como nada está escrito em pedra, e como vocês, também não tenho pretensão de ser dono da verdade, vou até questionar o que o BGG diz que pode ser critério de peso:
Quão complexo / espesso é o livro de regras?
Manual mal escrito não implica em jogo mais pesado. Se o manual tiver muitos exemplos e muitas ilustrações, normalmente ele será mais espesso que um manual lacônico.
Quanto tempo leva para jogar?
Banco Imobiliário e War demora horas (dias!?) para terminar a partida, Mottainai demora 20 minutos. O Mate do Pastor pode terminar o jogo a poucos momentos depois da abertura. Tempo está associado ao trigger de fim de jogo. Trigger de fim de jogo tem reflexo no peso?
Que proporção de tempo é gasto pensando e planejando em vez de resolver ações?
Essa pergunta deve se referir à quantidade de opções de decisões/caminhos possíveis ou às consequências significativas das decisões? E se o encadeamento das consequências implicam numa resolução igualmente demorada da ação?
Quanto tempo você tem que pensar para melhorar suas chances de ganhar?
Tirando o termo "proporção" da pergunta anterior, sempre que você pensa, você quer melhorar suas chances de ganhar, não?
Quão pouca sorte está no jogo?
Por que a sorte implicaria no peso? Draft de cartas, rolagem de dados, tiles ocultos alteram necessariamente para maior ou menor complexidade?
Quanta habilidade técnica (matemática, leitura antecipada de movimentos, etc) é necessária?
Jogos de trívia são mais complexos por exigir mais conhecimento? Jogos sociais são mais complexos?
Quanto tempo leva para aprender as regras?
Ler o manual do Mottainai e aprender os movimentos das peças de Xadrez demora muito pouco tempo.
Quantas vezes você precisa jogar antes de sentir que "entendeu" o jogo?
Isso é mais suave do que ser competitivo. Tigris & Eufrates é simples de entender o jogo, simples de explicar e muito difícil de dominar uma estratégia vencedora. Pra fins de comparação de jogo e peso:
Tigris & Euphrates 3.51
A Game of Thrones: The Card Game (2a ed) 3.52
Agricola (Revisada) 3.52
Imperial 2030 3.51
The Capitals 3.50
Twilight Imperium (1a ed) 3.49
Twilight Imperium (2a ed) 3.51
Talvez o peso do jogo esteja associado à relevância ou às consequências de sua decisão e do quão fácil é reverter uma decisão errada.
Muito assunto interessante numa mensagem só! hahahahhaha
Então, muitos questionamentos ai que o BGG faz dizem respeito a algumas características que, pelo menos na minha opinião, interferem diretamente no que eu particularmente entendo por peso do jogo. Acredito que essa é a grande confusão! O meu conceito de peso muito provavelmente é muito diferente do seu e de vários outros o que torna a comparação dessa grandeza muito complicada. Explico:
Você por exemplo falou do Tempo para Jogar... Pra mim isso é SIM um fator de peso, embora ele não afete em nada suas decisões nas ações. É um peso quase fisiológico (ai parafraseando Biscoito hahahaha) ele esgota fisicamente o jogador e é algo que eu levo em conta quando vou chamar uma experiência de Pesada ou Leve.
Aqui talvez esteja a divergência do que eu penso de peso em relação ao que você apresentou (brilhantemente apresentado por sinal). O peso pra mim está na experiência completa e não só no jogo em si...
Por fim, agradeço demais por ter tido a curiosidade e a paciência de ouvir a gente e ainda trocar essa ideia aqui! O debate sempre engrandece o hobby quando a gente faz com leveza e serenidade como foi agora.
Grande abraço e espero que curta outros episódio nossos!
Se gostar de um grupinho de BG descontraído, aparece lá no
ninho (nosso grupo de Wpp) pra gente conversar mais!
Abraços!