90 – 120 minutos
1-4 jogadores
14+
Peso (complexidade) segundo BGG- 3.97
Trismegistus: The Ultimate Formula, da editora Board & Dice, foi um jogo que adquiri na
Essen Spiel 2019 e que me chamou bastante a atenção pelo interesse dos frequentadores da feira – estande grande, com mesas cheias, pessoas esperando para jogar, clima frenético! Um lançamento de grande destaque, mas não é para menos, o jogo é assinado pelos italianos Federico Pierlorenzi e Daniele Tascini e é este último que traz notoriedade ao jogo, pois carrega muitos prêmios na bagagem como criador de
As Viagens de Marco Polo,
Teotihuacan: City of Gods,
Tzolk'in: O Calendário Maia e muitos outros.
Se você está procurando um euro verdadeiramente pesado, com arte linda, muitos componentes e tema criativo, esse é seu próximo jogo. Trismegistus é uma referência ao filósofo egípcio Hermes Trismegistus, cuja enorme e variada produção leva também a crer que possa ser uma figura mítica, sendo identificado como deus Troth. É desse personagem que herdamos o termo hermético para designar o que é de difícil entendimento (possivelmente por isso, levei uma hora só para entender o manual), além de se referir às ciências ocultas, à alquimia.
Neste jogo, você se torna uma alquimista, cientista, tentando realizar seus experimentos químicos e publicá-los.
O jogo conta com um enorme tabuleiro central e tabuleiros individuais – você vai precisar de uma grande mesa se for jogar em 4 pessoas. Cada pessoa na mesa escolhe um alquimista para representar, posiciona as peças no seu tabuleiro individual – há diferenças entre os alquimistas, mas todos são perfeitamente equilibrados – não consigo pensar em um que seja superior aos demais.
Duração da partida:
A partida conta com 3 rodadas, marcadas pelas peças de artefatos I, II e III – em cada uma dessas rodadas, você terá direito a três dados que permitem múltiplas ações. Então, não será um jogo rápido – na caixa diz entre 90 e 120 minutos, mas em todas as vezes que joguei, não durou menos de 120 minutos, mesmo em duas pessoas experientes.
Mecânica
A primeira mecânica do jogo é a locação de dados, são 6 dados pretos, 5 brancos e 5 vermelhos – com símbolos marcados em baixo relevo representando chumbo, cobre, estanho, mercúrio, ferro e o infinito, que será usado como coringa.

Os dados são rolados juntos, posicionados no centro do tabuleiro, separados por seus símbolos. Cada jogador pegará um dado e o posicionará em seu tabuleiro individual, na trilha de 1 a 5 - esse número é definido de acordo com a quantidade de dados iguais no tabuleiro central - então, é vantajoso escolher o dado que estiver em maior quantidade, por outro lado, é a cor do dado que define se você poderá transformar uma matéria prima na trilha, pois as trilhas variam em cores, como os dados – vermelho, preto e branco, já o símbolo do dado é que vai definir quais cartas de experimento você pode comprar do tabuleiro central, qual elemento você pode adicionar ao seu tabuleiro individual e qual essência você pode adquirir. As essências usadas para refinar matérias primas te fazem subir na trilha de elementos (fogo, ar, água e terra), o que além de trazer pontos no final, te permitem durante o jogo completar seus experimentos.
No seu tabuleiro individual haverá uma trilha, na qual você transformará matérias-primas em materiais refinados que são demandas para você completar seus experimentos. Conforme você vai publicando, os próximos experimentos do mesmo elemento vão tendo seus custos reduzidos (reduzem a no máximo 2 matérias-primas a menos). Cada experimento baixado vai valer ponto no final, de acordo com a pontuação marcada no canto inferior direito da carta e pode se potencializar, caso atenda os requisitos da sua carta de publicação.
Cartas de publicação
No início do jogo, cada pessoa recebe duas cartas de publicação para escolher uma e mantê-la oculta consigo até o final da partida. É imprescindível que você use essa publicação para potencializar sua pontuação ou dificilmente vai conseguir pontuar bem. Durante a partida, há maneiras de adquirir mais publicações, mas é bem difícil pontuar bem em todas, pois o jogo é apertado em recursos.
Nuances do jogo
Reação
Queria um dado preto, mas seu adversário pegou o último? Peças de reação, simbolizadas por um raio, permitem “reagir” ao dado de um adversário, assim, você pode escolher se usa a cor ou o símbolo de seu adversário durante a vez dele para fazer uma ação – ótima maneira de adicionar ações a sua jogada e poder usar um dado diferente daquele que precisou escolher. Você recebe duas peças de reação no início da partida e pode adquirir mais durante o jogo, mas cada peça de reação poderá ser usada apenas uma vez em toda a rodada – então, use com sabedoria.
Artefatos
Usando seu dado, você poderá adquirir as peças de artefatos e posicioná-las na trilha em que transforma materiais, no local de sua escolha, e 1x durante a rodada, você poderá usar o bônus do artefato quando passar pelo local do artefato para transformar os materiais. É importante usar o máximo de vezes que conseguir para se beneficiar dos recursos, que com certeza serão necessários.
Complexidade
O BGG pontuou o jogo com grau de complexidade 3.97, é um euro pesado, com diversos nuances e detalhes a considerar; é apertado em recursos e a alocação de dados está longe de ser simples.
Arte
Rica em detalhes e sofisticação, a arte, da Paulina Wach é um show nada à parte! A frente da caixa traz uma mistura de cores ao fundo da imagem muito artística, a imagem do alquimista e o gato preto são perfeitos em detalhes e contribuem para o tema. Os tabuleiros são muito bonitos também, e a arte em geral, realmente nos leva para esse universo da alquimia.
Modo solo
Para a alegria dos quarenteners, Dávid Turczi e Nick Shaw desenvolveram o modo solo do jogo – esse modo vem na caixa base e consta no manual original.
Considerações finais
Trismegistus é um grande jogo, contém todos os elementos e até mais para agradar amantes de euro. Os componentes são bem feitos, de muita qualidade (o meu veio com uma peça a mais, mas ok, melhor pecar pelo excesso rs). Sempre que acaba uma partida, fica aquele gostinho de quero mais, passam pela cabeça táticas novas, uma forma diferente de avançar nos pontos e isso é um ótimo indício de que é um bom jogo.
Recomendadíssimo!