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Temas saturados

  • VitorMX
    2224 mensagens MD
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    VitorMX17/08/20 15:00
    VitorMX » 17/08/20 15:00

    Tema que não aguento mais ver: Cthulhu, Fazenda, Espacial, Trens
    Tema que eu gostaria de ver mais: Oriental, Mitologia greta, Medieval, Industrial

    2
  • cleitonpoa
    376 mensagens MD
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    cleitonpoa17/08/20 15:21
    cleitonpoa » 17/08/20 15:21

    guilhermezardo0::
    cleitonpoa::Mas no fim das contas faz diferença o tema? Temas duvidosos e aparentemente sem graça como passarinhos, azulejos venderam de toneladas. 

    Pra mim, tema está por último em algum critério de avaliação de jogo, mas ainda prefiro um clichê do que temas super diferentes e "chatos".


    Se não faz diferença, por que colocam tema nos jogos?

    Se analisarmos amplamente, a maioria dos jogos não tem tema, é o famoso "colado com cuspe", pelo menos nos euros. Ou tu acha que jogando azul tu realmente se sente criando uma parede de azulejos ou baixando cartinhas no wingspan tu realmente se sente criando/observando passarinhos? 
    O tema num jogo, ao jogar, ele tem que estar associado as mecânicas e tu se "sentir" ali naquele mundinho e neste caso, acho que poucos jogos nos dão isso e não é um demérito, até mesmo porque se sentir no mundinho é muito pessoal. Por isso que digo, se o jogo é bom, o tema não faz diferença.

    2
  • viniciusjf
    2701 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf17/08/20 15:37
    viniciusjf » 17/08/20 15:37

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/96a40_4vpwoj.png

    0
  • Gustavo L
    272 mensagens MD
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    Gustavo L17/08/20 17:51
    Gustavo L » 17/08/20 17:51

     Nunca me senti imersivo em um jogo, as mecânicas e seus temas não extraem a sensação que tentam vender (em alguns casos realmente tentam te vender isso, a maioria não tem essa pretensão), então sempre foi um tanto faz pra mim isso, só queria jogar, mas ainda sim quando lançaram Death May Die e colocou o fator comédia no tema, ali foi o marco para saturação do terror cósmico Lovecraftiano no meu humilde coração.

    1
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi17/08/20 18:00
    brunosemi » 17/08/20 18:00

    Para mim, o tema "Zumbis" já está esgotado faz uma cara não apenas para boardgames, mas para a cultura pop em geral.

    Star Wars é uma linha que eu não sei para onde ainda pode ir em matéria de jogos. Felizmente, a média é alta. X-Wing, Imperial Assault, Rebellion, Legion e até Orla Exterior ajudam. O problema é enfiar o sabre de luz em qualquer coisa, desde quebra-cabeças até versões de Monopoly, passando por jogos fracos como Império Vs. Rebelião. Como os filmes não ajudaram, melhor dar um tempo na força.

    Outro tema que vai na pegada da saturação é a Marvel, embora ainda não tenham lançado o Ameritrash que todo mundo espera (tinha esperanças no Marvel: Crisis Protocol, mas ainda não foi dessa vez)

    0
  • Eduaster
    613 mensagens MD
    avatar
    Eduaster18/08/20 11:06
    Eduaster » 18/08/20 11:06

    cleitonpoa::Mas no fim das contas faz diferença o tema? Temas duvidosos e aparentemente sem graça como passarinhos, azulejos venderam de toneladas. 

    Pra mim, tema está por último em algum critério de avaliação de jogo, mas ainda prefiro um clichê do que temas super diferentes e "chatos".

    Isso que estou falando, porque não explorar outros temas, como passarinhos e azulejos, que chamou atenção exatamente por ser diferente.
    outros que chamaram atenção foram Barrage e Pipiline, temas também pouco explorados.

    0
  • Eduaster
    613 mensagens MD
    avatar
    Eduaster18/08/20 11:15
    Eduaster » 18/08/20 11:15

    Ignatius::Saturado, pra mim, são os euros com nome de cidade. É, eu sei, geralmente nem tema tem direito. Mas sério, vejo um jogo de zumbi novo, pra mim em grande parte dá vontade de conhecer, agora, vejo um novo jogo com nome de uma cidade aleatória, dá preguiça.

    Entre os temas q tem muita repetição, estão administração de negócio (podendo ser fazenda, loja, restaurante, pet shop, etc.), fim do mundo (invasão alienígena incluindo os anciãos do Lovecraft ou zumbi, ragnarok, etc.), quests medievais (contra goblins, orcs, dragões e afins), guerras entre países / facções (por vezes assimétricas), e civilizações antigas (em geral, mas qto mais conhecidas mais aparecem, e aí podem ser egípcios, vikings, romanos, maias, etc.). Deve ter mais coisa, mas pensando rapidamente cheguei nisso.

    Sou completamente oposto.
    Vejo mais uma Zumbi, já imagino PQP não cansam não, mais um tentando imitar Zombicide e colocar coisas completamente sem sentido como Zumbi Medieval e Zumbi no espaço. Além de já imaginar um jogo sem estratégia e mais aleatório baseado em sorte e com preço nas alturas, então nem olho.
    Agora vejo jogo de cidade, olho já brilha, imagino um euro histórico e estratégico com várias possibilidades, guerra entra países então, meu Deus já valorizo o jogo pelo estudo da implementação do tema e inteligência do designer em criar um jogo com assimetria sem torna-lo desbalanceado e ainda sim deixa-lo desafiador e com imensa rejogabilidade, diferente de jogos de Zumbi onde parece que basta colocar qualquer mecânica nada a ver e pronto afinal tem zumbi deve vender, ainda não vi um jogo com esse tema que seja bom de verdade.

    0
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197318/08/20 14:26
    Lexicos1973 » 18/08/20 14:26

    Eduaster::
    Ignatius::Saturado, pra mim, são os euros com nome de cidade.

    Sou completamente oposto.
    Vejo mais uma Zumbi, já imagino PQP não cansam não, mais um tentando imitar Zombicide e colocar coisas completamente sem sentido como Zumbi Medieval e Zumbi no espaço. Além de já imaginar um jogo sem estratégia e mais aleatório baseado em sorte e com preço nas alturas, então nem olho.
    Agora vejo jogo de cidade, olho já brilha, imagino um euro histórico e estratégico com várias possibilidades, guerra entra países então, meu Deus já valorizo o jogo pelo estudo da implementação do tema e inteligência do designer em criar um jogo com assimetria sem torna-lo desbalanceado e ainda sim deixa-lo desafiador e com imensa rejogabilidade, diferente de jogos de Zumbi onde parece que basta colocar qualquer mecânica nada a ver e pronto afinal tem zumbi deve vender, ainda não vi um jogo com esse tema que seja bom de verdade.

    Concordo amplamente. Óbvio que as editoras estão de olho no que vende e essa estratégia não choca com os clientes, porque se está vendendo é porque tem quem goste e irá comprar. Sempre detestei o tema de zumbis e do panteão de monstros clássicos, nunca perdi tempo para ver, de Madrugada dos Mortos a Resident. Se dependesse de mim, jamais teria vendido um super Trunfo. 
    Minha única surpresa positiva nesse universo foi Dead of Winter, que me pegou principalmente pela mecânica e pela tensão que provoca nos miseráveis jogadores que como se não bastasse o apocalipse a sua volta, ainda estão enfrentando a possibilidade de algum psicopata fazer parte do grupo querendo ver o mundo pegar fogo... kkkkk

    Sou jogador basicamente de euros e por exemplo, amo Castles of Bugundy, mas tenho que declarar que nunca houve um tema ali.. rsrsrsrs. Poderia ser uma fazenda, um porão, um laboratório ou uma loja de perfumes, seria ainda um excelente jogo. Penso que o tema por si, não faz um jogo funcionar, mas cria o apelo necessário para faturar. E sempre, o maior problema disso é que quando o balde da saturação transbordar, provavelmente vai enterrar boas ideias que poderiam surgir explorando e casando tão bem tema/mecânica como o DoW fez. Seja como for, você tem razão. Temas 'frios' como cidades, rendem em mim, mais expectativa para descobrir o que o designer conseguiu construir, do que um tema da moda colado em qualquer coisa. 

    O Romir, no vídeo de regras do GWT do Pfister, disse que originalmente, o jogo estava pronto, mas não funcionava bem porque seu tema girava em torno de mineiros transportando óleo (algo assim...) e não fazia sentido. Só quando mudaram para cowboys transportando gado, se tornou o sucesso que é hoje. Arrancar essas nuances de temas 'batidos' é o que diferencia um design do outro. Que venham mais jogos de cidades, de western, de aventura, de fantasia e históricos!! 

    1
  • Ignatius
    287 mensagens MD
    avatar
    Ignatius18/08/20 20:30
    Ignatius » 18/08/20 20:30

    Eduaster::
    Ignatius::Saturado, pra mim, são os euros com nome de cidade. É, eu sei, geralmente nem tema tem direito. Mas sério, vejo um jogo de zumbi novo, pra mim em grande parte dá vontade de conhecer, agora, vejo um novo jogo com nome de uma cidade aleatória, dá preguiça.

    Entre os temas q tem muita repetição, estão administração de negócio (podendo ser fazenda, loja, restaurante, pet shop, etc.), fim do mundo (invasão alienígena incluindo os anciãos do Lovecraft ou zumbi, ragnarok, etc.), quests medievais (contra goblins, orcs, dragões e afins), guerras entre países / facções (por vezes assimétricas), e civilizações antigas (em geral, mas qto mais conhecidas mais aparecem, e aí podem ser egípcios, vikings, romanos, maias, etc.). Deve ter mais coisa, mas pensando rapidamente cheguei nisso.

    Sou completamente oposto.
    Vejo mais uma Zumbi, já imagino PQP não cansam não, mais um tentando imitar Zombicide e colocar coisas completamente sem sentido como Zumbi Medieval e Zumbi no espaço. Além de já imaginar um jogo sem estratégia e mais aleatório baseado em sorte e com preço nas alturas, então nem olho.
    Agora vejo jogo de cidade, olho já brilha, imagino um euro histórico e estratégico com várias possibilidades, guerra entra países então, meu Deus já valorizo o jogo pelo estudo da implementação do tema e inteligência do designer em criar um jogo com assimetria sem torna-lo desbalanceado e ainda sim deixa-lo desafiador e com imensa rejogabilidade, diferente de jogos de Zumbi onde parece que basta colocar qualquer mecânica nada a ver e pronto afinal tem zumbi deve vender, ainda não vi um jogo com esse tema que seja bom de verdade.

    Entendo seu ponto, mas acho estranho querer realmente estratégia em jogo de zumbi. Se um apocalipse zumbi ocorresse, não ia restar muita coisa pra fazer além de procurar coisas, matar zumbis e defender locais. Tem q ter é aleatoriedade mesmo, vc não saberia o q encontrar na próxima esquina. Eu gosto da experiência com aleatoriedade, em q vc pode ir todo equipado e falhar, como pode ir sem nada e conseguir por milagre. Acho q funciona maravilhas pra coop, já não gosto tanto em jogo competitivo (a não ser q seja filler, pq ficar jogando uma coisa 2h pra depois a sorte decidir quem vence é osso), e acredito q traz rejogabilidade. Gosto do tema, então... Mas o q seria uma mecânica nada a ver pra um jogo desses?
    Agora, os jogos com nomes de cidades, ou euros em sentido mais amplo, pra mim costumam ser muito matemáticos. Tá, a ideia é simular o cotidiano da cidade, numa situação de construir algo, por exemplo. Nem vamos pontuar q o retrato do cotidiano costuma ser meio forçado. Mas as jogadas são A = X de madeira, B = Y de pedra, C = qq outra coisa. Uma questão de otimização, de como a sequência de jogadas produzirá os melhores resultados. Tá, ok, se não for muito demorado dá pra ficar nessa, mas não me empolga, e pode ficar cansativo, inclusive. Mesmo jogando euro eu prefiro os q tem mais aleatoriedade, como Burgundy ou Terraforming, jogos q te falam "queria a coisa tal? vai ter q se virar com o q tem aí".
    Acho q um exemplo cai bem. Aquele jogo Century: Rota das Especiarias... Eu nem vejo rotas nas cartas, eu vejo equações. Eu dou 3 amarelos, a carta soma 2, e saio com o equivalente a 5 amarelos (ninguém nem fala os nomes das especiarias, coitadas, rs). Dá pra brincar disso? Dá, nas sem um tema q me prenda, me sinto fazendo um teste psicotécnico. Azul e Sagrada então... Se eu puder nem jogo essas coisas. O problema nem é raciocínio matemático, até tenho bastante, o problema é não achar graça.

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  • Eduaster
    613 mensagens MD
    avatar
    Eduaster18/08/20 22:07
    Eduaster » 18/08/20 22:07

    Ignatius::
    Eduaster::
    Ignatius::Saturado, pra mim, são os euros com nome de cidade. É, eu sei, geralmente nem tema tem direito. Mas sério, vejo um jogo de zumbi novo, pra mim em grande parte dá vontade de conhecer, agora, vejo um novo jogo com nome de uma cidade aleatória, dá preguiça.

    Entre os temas q tem muita repetição, estão administração de negócio (podendo ser fazenda, loja, restaurante, pet shop, etc.), fim do mundo (invasão alienígena incluindo os anciãos do Lovecraft ou zumbi, ragnarok, etc.), quests medievais (contra goblins, orcs, dragões e afins), guerras entre países / facções (por vezes assimétricas), e civilizações antigas (em geral, mas qto mais conhecidas mais aparecem, e aí podem ser egípcios, vikings, romanos, maias, etc.). Deve ter mais coisa, mas pensando rapidamente cheguei nisso.

    Sou completamente oposto.
    Vejo mais uma Zumbi, já imagino PQP não cansam não, mais um tentando imitar Zombicide e colocar coisas completamente sem sentido como Zumbi Medieval e Zumbi no espaço. Além de já imaginar um jogo sem estratégia e mais aleatório baseado em sorte e com preço nas alturas, então nem olho.
    Agora vejo jogo de cidade, olho já brilha, imagino um euro histórico e estratégico com várias possibilidades, guerra entra países então, meu Deus já valorizo o jogo pelo estudo da implementação do tema e inteligência do designer em criar um jogo com assimetria sem torna-lo desbalanceado e ainda sim deixa-lo desafiador e com imensa rejogabilidade, diferente de jogos de Zumbi onde parece que basta colocar qualquer mecânica nada a ver e pronto afinal tem zumbi deve vender, ainda não vi um jogo com esse tema que seja bom de verdade.

    Entendo seu ponto, mas acho estranho querer realmente estratégia em jogo de zumbi. Se um apocalipse zumbi ocorresse, não ia restar muita coisa pra fazer além de procurar coisas, matar zumbis e defender locais. Tem q ter é aleatoriedade mesmo, vc não saberia o q encontrar na próxima esquina. Eu gosto da experiência com aleatoriedade, em q vc pode ir todo equipado e falhar, como pode ir sem nada e conseguir por milagre. Acho q funciona maravilhas pra coop, já não gosto tanto em jogo competitivo (a não ser q seja filler, pq ficar jogando uma coisa 2h pra depois a sorte decidir quem vence é osso), e acredito q traz rejogabilidade. Gosto do tema, então... Mas o q seria uma mecânica nada a ver pra um jogo desses?
    Agora, os jogos com nomes de cidades, ou euros em sentido mais amplo, pra mim costumam ser muito matemáticos. Tá, a ideia é simular o cotidiano da cidade, numa situação de construir algo, por exemplo. Nem vamos pontuar q o retrato do cotidiano costuma ser meio forçado. Mas as jogadas são A = X de madeira, B = Y de pedra, C = qq outra coisa. Uma questão de otimização, de como a sequência de jogadas produzirá os melhores resultados. Tá, ok, se não for muito demorado dá pra ficar nessa, mas não me empolga, e pode ficar cansativo, inclusive. Mesmo jogando euro eu prefiro os q tem mais aleatoriedade, como Burgundy ou Terraforming, jogos q te falam "queria a coisa tal? vai ter q se virar com o q tem aí".
    Acho q um exemplo cai bem. Aquele jogo Century: Rota das Especiarias... Eu nem vejo rotas nas cartas, eu vejo equações. Eu dou 3 amarelos, a carta soma 2, e saio com o equivalente a 5 amarelos (ninguém nem fala os nomes das especiarias, coitadas, rs). Dá pra brincar disso? Dá, nas sem um tema q me prenda, me sinto fazendo um teste psicotécnico. Azul e Sagrada então... Se eu puder nem jogo essas coisas. O problema nem é raciocínio matemático, até tenho bastante, o problema é não achar graça.

    Burgundy é um ótimo exemplo de usar o que tem e mitigar a sorte. Euro maravilhoso.
    Já jogo de zumbi é o que vc falou, fico jogando 2 horas para a sorte decidir se o grupo sobrevive ou não ao apocalipse zumbi.
    Euro isso não existe, vai vencer o jogador que melhor otimizou suas jogadas, se planejou melhor e vez a coisa certa na hora certa, e pra mim esse é o desafio. Não andar em grupo e onde geralmente o jogador mais experiente influência a decisão dos outros, realmente eu detesto coop, pior tipo de jogo pra mim.

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