XANDAO13BR::Este episódio deixa muito claro, pelo menos para mim, um fenômeno que está acontecendo no hobby. É impressionante a ansiedade do pessoal, não digo todos mas uma parcela relevante, com os atuais anúncios e lançamentos. Nem bem são anunciados alguns jogos e já inicia-se uma cobrança muitas vezes virulentas e agressivas pelo seu lançamento, e qualquer atraso é motivo de "rage" e ataques virtuais. Muitas empresas já até estão evitando fazer esses tipos de anúncios com antecedência, a Devir por exemplo. Neste caso do Fallout Shelter, tive notícias que após o anúncio e o vídeo do Jack os canais de comunicação da Galápagos ficaram abarrotados de cobranças pelo lançamento do jogo, tanto que decidiram por suspender o vídeo. Pode-se dizer que está ocorrendo um Fear of Missing Out (ou FOMO), que é uma ansiedade social sobre a ideia de que outras pessoas possam estar tendo experiências satisfatórias sem você. Pode ser somente impressão, mas acho válido a reflexão.
Válido, mas posso sugerir outras causas também:
* falta de canais de comunicação adequados para clientes, antes pelo menos tinha uma página em breve, e agora?
* as editoras fazem os anúncios e o comprometimento de trazer os títulos por que querem, muitas vezes com o intuito de ajudar a definir a demanda, ou fazer com os clientes já se antecipem para a compra, ou deixem de comprar por outra maneira. Ou seja, para benefício dela. Aí a editora só solta a informação de que vai trazer, é compreensível que as pessoas fiquem nervosas ou frustradas quando os prazos não são cumpridos, ou simplesmente não dão notícias.
* o FOMO dito se dá pela incompetência (ou malícia) das editoras na hora definirem a demanda, eu sei que não é algo simples, mas de um lado você tem editoras trazendo jogos que ninguém pediu como o gen7, que provavelmente vai encalhar, e tem situações como a que aconteceu hoje com o maracaibo, o jogo simplesmente acabou em algumas horas de pré venda.
Sinceramente, eu prefiro muito mais os jogos aparecendo do nada, eu vou na loja e compro, do que essa expectativa de lançamentos. Mas se a editora anunciou, agora aguenta, não culpo os consumidores que querem informações, falta é profissionalismo por parte das editoras.