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  3. Barrage
  4. Será o Barrage o matador do Terra Mystica?

Será o Barrage o matador do Terra Mystica?

Barrage
  • Sven
    1299 mensagens MD
    avatar
    Sven01/08/20 12:17
    Sven » 01/08/20 12:17

    ricardotreis::
    Vou abrir aqui uma polêmica entre dois grandes jogos, Barrage e Terra Mystica! Para começar, adoro os dois, eles são sensacionais. Mas, aqui em casa acabamos gostando mais do Barrage por alguns motivos e vou falar sobre isso nesse post.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9aad7_h9bisz.jpg


    Primeiro, as semelhanças: ambos são jogos Euro, controle/influência de área, mapa onde os jogadores colocam suas construções, setup inicial que define os bônus de rodada, 6 rodadas fixas, bônus de fim de jogo (variável no Barrage, o que é legal), jogadores com diferentes habilidades (aqui o TM ainda é melhor), tabuleiro individual com a marcação de renda de acordo com as construções que você faz no jogo (e variável por jogador), ordem de turno variável, zero ou pouca sorte envolvida (há contratos no Barrage, parecido com o Clãs da Caledônia), componentes de madeira (variáveis por jogador, na cor no TM, na cor e na forma no Barrage) e um certo parasitismo (é bom ficar perto dos outros mas isso pode te prejudicar também). No Barrage não há a trilha de cultos, apesar de haver desenvolvimento de tecnologia (diferente do Projeto Gaia), e também não há aquela peça de bônus de rodada do TM. Como vocês podem ver, há muita coisa parecida entre os dois e acho que a comparação entre ambos é pertinente. Jogar o Barrage te faz lembrar do Terra Mystica em muitos momentos.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/677f9_h9bisz.jpg


    No meio do caminho entre semelhanças e diferenças, existe o gerenciamento de recursos de médio prazo, no caso do TM, o Poder (as pecinhas roxinhas), que requer certo planejamento para utilizá-lo, pois mesmo quando você o produz, ele não está necessariamente disponível pra você. O Barrage tem um mecanismo parecido, mas vai mais longe: os recursos (Maquinários) gastos para fazer uma construção ficam presos numa roda junto com a peça da construção correspondente. Ou seja, para fazer uma Hidrelélétrica, você gasta os maquinários e a peça de tecnologia associada, e eles só ficarão disponíveis novamente depois que derem uma volta inteira na roda de construção. Isso faz com que a utilização desses recursos seja bem estratégica, mesmo havendo formas de acelerar essa volta. Notem que esse mecanismo é parecido com o Poder no TM, mas diferente. Nesse aspecto, o TM talvez te dê mais flexibilidade, porque você usa o Poder para várias coisas, inclusive convertê-lo em recursos.


    Iniciando com as diferenças, uma delas é a implementação do tema. No TM, ele é um pano de fundo, que influencia as habilidades das raças, setup inicial no track de culto e nada muito além disso. No Barrage, a água escorre das montanhas (segundo um setup variável) e para nas barragens, até que você a use para gerar energia. Quando acontece isso, a água segue em frente, descendo pelos rios e parando na próxima barragem ou indo embora para sempre. Esse mecanismo é o coração do jogo e tem tudo a ver com o tema. Outra diferença é que temos no Barrage a mecânica favorita de muitos: alocação de trabalhadores. Temos quase o Um Banquete a Odin replicado aqui, são 12 trabalhadores que podem ir em muitos locais, mas com uma diferença: no Banquete, ir com mais trabalhadores permite uma ação mais forte; no Barrage, ir depois fará com que você precise de mais trabalhadores ou que você faça uma ação mais fraca. Então, é um semi block, dá pra fazer a mesma ação que o amiguinho fez antes, mas vai ser mais cara ou mais fraca.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6fcd0_h9bisz.jpg


    Seguindo com as diferenças, no Barrage as suas construções no tabuleiro desempenham uma função. No TM elas ficam no mapa ocupando o espaço e marcando pontos para eventualmente fazer uma cidade. No Barrage, vc precisa das construções (suas, mas também dos amigos) para gerar a energia que te permitirá pontuar e a forma como você as conecta também é crucial (e temático). Por fim, a interação entre os jogadores. No TM, ficar próximo do amiguinho ajuda você a crescer, ao mesmo tempo que pode limitar sua expansão. No Barrage a interação é fundamental. A água usada por um jogador para gerar energia pode vir parar na sua barragem e te beneficiar. Se quiser, você pode usar o conduíte de outro jogador, e ele ganha bônus por isso. Outro jogador pode inclusive colocar um conduíte justamente ao lado da sua barragem para se aproveitar disso! Mas como o dono da barragem controla a água, então ele dependerá de você. Você pode ter uma barragem em um lugar mas se outro jogador coloca uma barragem acima da sua, a água vai cair na barragem dele antes e te bloquear; porém, se ela não for alta o suficiente, ele pode não conseguir armazenar toda a água e acabar vindo o que exceder para você. Além disso, há uma pontuação atrelada a quem gerou mais energia na rodada, então mesmo que você fique na sua, tem que ficar de olho no amiguinho. Essa interação vejo como um dos grandes atrativos do jogo, mas entendo que isso poderá afastar outros jogadores, ainda mais se sua primeira experiência foi ruim. Se esse for o seu caso, aliás, dê uma segunda chance: esse jogo depende do seu grupo.


    Finalmente, como vocês puderam perceber, o Barrage é sim mais complexo que o Terra Mystica, apesar de ambos estarem, atualmente, com o peso muito próximo no BGG. É quase como se o Barrage tivesse um Terra Mystica dentro dele, tirando algumas coisas e acrescentando muitas outras mais. O tempo de jogo também é maior. Então, se muito tempo e muita complexidade forem um fator negativo para você, provavelmente será mais feliz com o TM. Se tivesse que escolher entre duas mesas para jogar, uma com cada jogo, ficaria na do Barrage. Mas na minha coleção há espaço para os dois e acredito que muitos fãs do TM também terão espaço para ambos.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d3aa5_h9bisz.jpg


    Gostaria de parabenizá-lo pelo texto. Muito bem escrito, explicativo e pontuando cada item de forma muito objetiva e clara. Gostei muito do seu texto porque estou me preparando para comprar o Barrage assim que ele for lançado pela Galápagos e, sendo assim, passei por aqui para ler sobre o jogo. Quando vi seu post fiquei muito curioso porque sinto falta desse tipo de texto. Textos como o seu são excelentes para ajudar numa tomada de decisão. Eu, por exemplo, não sei nada sobre o Barrage mas já joguei algumas partidas de TM. Não gosto do TM e, vendo seu post, achei melhor me informar sobre o funcionamento do Barrage. O mais interessante é que apesar de você citar similaridades entre um e outro, penso que gostarei muito do Barrage e agora estou, de fato, motivado a comprá-lo.

    Agradeço-lhe pela iniciativa em escrever o texto e pelo próprio texto em si. Ajudou muito.

    10
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas01/08/20 12:20
    RFreitas » 01/08/20 12:20

    ricardotreis Ou, já ia passar sem comentar: curti o texto, curti saber mais sobre o Barrage.

    A ideia de algum jogo "matar Terra Mystica" sempre vai gerar muita reação apaixonada e atrair mas também desviar atenção do foco. Minha opinião sobre o tema é que acho que TM tem algumas vantagens: ter sido lançado quando havia poucos jogos com as virtudes que ele apresentou (os outros jogos não devem muito a ele) e ter desfrutado de muito tempo com a atenção focada em si. A quantidade e profundidade de discussões sobre estratégia nele, a existência da liga snellman meio que demonstram isso. Veja por outro lado: Marco Polo é um jogaço, super bem aceito, mas veja o quão pouco se discute estratégia nele e quanta gente não entende os princípios intermediários de estratégia nele.

    Edit: tinha um "não" alienígena ali que risquei.

    2
  • thyranicus
    666 mensagens MD
    avatar
    thyranicus01/08/20 13:10
    thyranicus » 01/08/20 13:10

    ricardotreis::
    thyranicus::manuuuu... são jogos absolutamente diferentes... de onde saiu essa ideia? rsrs


    Oi! Não são não, coloquei os pontos de semelhança no texto.

    ahhh sim!! Belo texto... mas é o que VC acha semelhante... eu já joguei os dois e não vi semelhança alguma... com a exceção de ambos serem Euros... rsrs

    Enfim... de tempos em tempos sempre vai aparecer um possível "matador" de Terra Mystica.... todos sucumbem antes... huaha

    4
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197301/08/20 13:41
    Lexicos1973 » 01/08/20 13:41

    RFreitas::ricardotreis Ou, já ia passar sem comentar: curti o texto, curti saber mais sobre o Barrage.

    A ideia de algum jogo "matar Terra Mystica" sempre vai gerar muita reação apaixonada e atrair mas também desviar atenção do foco. Minha opinião sobre o tema é que acho que TM tem algumas vantagens: ter sido lançado quando havia poucos jogos com as virtudes que ele apresentou (os outros jogos não devem muito a ele) e ter desfrutado de muito tempo com a atenção focada em si. A quantidade e profundidade de discussões sobre estratégia nele, a existência da liga snellman meio que demonstram isso. Veja por outro lado: Marco Polo é um jogaço, super bem aceito, mas veja o quão pouco se discute estratégia nele e quanta gente não entende os princípios intermediários de estratégia nele.

    Também penso que se alguém propõe 'matar' o TM só prova ainda mais o valor dele. Com a idade que tem, ainda tem gente procurando algum tipo de oponente que o desbanque. Acho em muitos casos, esse tipo de comparação totalmente desnecessária. São propostas diferentes, temas diferentes, jogabilidade diferente, imersão diferente. 
    Semelhanças:
    - São jogos de tabuleiro;
    - são jogos euro;
    - vêm em caixas de papelão, tem tabuleiro e peças para os jogadores... 

    Até mesmo quanto tentam forçar comparações entre o TM e o Clãs da Caledônia, fica evidente que um jogo se inspirou no outro, mas são muito diferentes na jogabilidade e um não elimina ou compete com o outro por um lugar na coleção. Sem forçar muito, nem Gaia 'mata' Terra Mystica, pois são propostas diferentes. Jogo os dois, tenho só um na coleção, mas respeito e gosto de jogar o Gaia, muito bom jogo.  

    8
  • ricardotreis
    82 mensagens MD
    avatar
    ricardotreis01/08/20 16:01
    ricardotreis » 01/08/20 16:01


    Sven::
    ricardotreis::
    Vou abrir aqui uma polêmica entre dois grandes jogos, Barrage e Terra Mystica! Para começar, adoro os dois, eles são sensacionais. Mas, aqui em casa acabamos gostando mais do Barrage por alguns motivos e vou falar sobre isso nesse post.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9aad7_h9bisz.jpg


    Primeiro, as semelhanças: ambos são jogos Euro, controle/influência de área, mapa onde os jogadores colocam suas construções, setup inicial que define os bônus de rodada, 6 rodadas fixas, bônus de fim de jogo (variável no Barrage, o que é legal), jogadores com diferentes habilidades (aqui o TM ainda é melhor), tabuleiro individual com a marcação de renda de acordo com as construções que você faz no jogo (e variável por jogador), ordem de turno variável, zero ou pouca sorte envolvida (há contratos no Barrage, parecido com o Clãs da Caledônia), componentes de madeira (variáveis por jogador, na cor no TM, na cor e na forma no Barrage) e um certo parasitismo (é bom ficar perto dos outros mas isso pode te prejudicar também). No Barrage não há a trilha de cultos, apesar de haver desenvolvimento de tecnologia (diferente do Projeto Gaia), e também não há aquela peça de bônus de rodada do TM. Como vocês podem ver, há muita coisa parecida entre os dois e acho que a comparação entre ambos é pertinente. Jogar o Barrage te faz lembrar do Terra Mystica em muitos momentos.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/677f9_h9bisz.jpg


    No meio do caminho entre semelhanças e diferenças, existe o gerenciamento de recursos de médio prazo, no caso do TM, o Poder (as pecinhas roxinhas), que requer certo planejamento para utilizá-lo, pois mesmo quando você o produz, ele não está necessariamente disponível pra você. O Barrage tem um mecanismo parecido, mas vai mais longe: os recursos (Maquinários) gastos para fazer uma construção ficam presos numa roda junto com a peça da construção correspondente. Ou seja, para fazer uma Hidrelélétrica, você gasta os maquinários e a peça de tecnologia associada, e eles só ficarão disponíveis novamente depois que derem uma volta inteira na roda de construção. Isso faz com que a utilização desses recursos seja bem estratégica, mesmo havendo formas de acelerar essa volta. Notem que esse mecanismo é parecido com o Poder no TM, mas diferente. Nesse aspecto, o TM talvez te dê mais flexibilidade, porque você usa o Poder para várias coisas, inclusive convertê-lo em recursos.


    Iniciando com as diferenças, uma delas é a implementação do tema. No TM, ele é um pano de fundo, que influencia as habilidades das raças, setup inicial no track de culto e nada muito além disso. No Barrage, a água escorre das montanhas (segundo um setup variável) e para nas barragens, até que você a use para gerar energia. Quando acontece isso, a água segue em frente, descendo pelos rios e parando na próxima barragem ou indo embora para sempre. Esse mecanismo é o coração do jogo e tem tudo a ver com o tema. Outra diferença é que temos no Barrage a mecânica favorita de muitos: alocação de trabalhadores. Temos quase o Um Banquete a Odin replicado aqui, são 12 trabalhadores que podem ir em muitos locais, mas com uma diferença: no Banquete, ir com mais trabalhadores permite uma ação mais forte; no Barrage, ir depois fará com que você precise de mais trabalhadores ou que você faça uma ação mais fraca. Então, é um semi block, dá pra fazer a mesma ação que o amiguinho fez antes, mas vai ser mais cara ou mais fraca.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6fcd0_h9bisz.jpg


    Seguindo com as diferenças, no Barrage as suas construções no tabuleiro desempenham uma função. No TM elas ficam no mapa ocupando o espaço e marcando pontos para eventualmente fazer uma cidade. No Barrage, vc precisa das construções (suas, mas também dos amigos) para gerar a energia que te permitirá pontuar e a forma como você as conecta também é crucial (e temático). Por fim, a interação entre os jogadores. No TM, ficar próximo do amiguinho ajuda você a crescer, ao mesmo tempo que pode limitar sua expansão. No Barrage a interação é fundamental. A água usada por um jogador para gerar energia pode vir parar na sua barragem e te beneficiar. Se quiser, você pode usar o conduíte de outro jogador, e ele ganha bônus por isso. Outro jogador pode inclusive colocar um conduíte justamente ao lado da sua barragem para se aproveitar disso! Mas como o dono da barragem controla a água, então ele dependerá de você. Você pode ter uma barragem em um lugar mas se outro jogador coloca uma barragem acima da sua, a água vai cair na barragem dele antes e te bloquear; porém, se ela não for alta o suficiente, ele pode não conseguir armazenar toda a água e acabar vindo o que exceder para você. Além disso, há uma pontuação atrelada a quem gerou mais energia na rodada, então mesmo que você fique na sua, tem que ficar de olho no amiguinho. Essa interação vejo como um dos grandes atrativos do jogo, mas entendo que isso poderá afastar outros jogadores, ainda mais se sua primeira experiência foi ruim. Se esse for o seu caso, aliás, dê uma segunda chance: esse jogo depende do seu grupo.


    Finalmente, como vocês puderam perceber, o Barrage é sim mais complexo que o Terra Mystica, apesar de ambos estarem, atualmente, com o peso muito próximo no BGG. É quase como se o Barrage tivesse um Terra Mystica dentro dele, tirando algumas coisas e acrescentando muitas outras mais. O tempo de jogo também é maior. Então, se muito tempo e muita complexidade forem um fator negativo para você, provavelmente será mais feliz com o TM. Se tivesse que escolher entre duas mesas para jogar, uma com cada jogo, ficaria na do Barrage. Mas na minha coleção há espaço para os dois e acredito que muitos fãs do TM também terão espaço para ambos.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d3aa5_h9bisz.jpg


    Gostaria de parabenizá-lo pelo texto. Muito bem escrito, explicativo e pontuando cada item de forma muito objetiva e clara. Gostei muito do seu texto porque estou me preparando para comprar o Barrage assim que ele for lançado pela Galápagos e, sendo assim, passei por aqui para ler sobre o jogo. Quando vi seu post fiquei muito curioso porque sinto falta desse tipo de texto. Textos como o seu são excelentes para ajudar numa tomada de decisão. Eu, por exemplo, não sei nada sobre o Barrage mas já joguei algumas partidas de TM. Não gosto do TM e, vendo seu post, achei melhor me informar sobre o funcionamento do Barrage. O mais interessante é que apesar de você citar similaridades entre um e outro, penso que gostarei muito do Barrage e agora estou, de fato, motivado a comprá-lo.

    Agradeço-lhe pela iniciativa em escrever o texto e pelo próprio texto em si. Ajudou muito.

    Legal, fico muito contente que tenha ajudado!

    1
  • ricardotreis
    82 mensagens MD
    avatar
    ricardotreis01/08/20 16:19
    ricardotreis » 01/08/20 16:19

    RFreitas::ricardotreis Ou, já ia passar sem comentar: curti o texto, curti saber mais sobre o Barrage.

    A ideia de algum jogo "matar Terra Mystica" sempre vai gerar muita reação apaixonada e atrair mas também desviar atenção do foco. Minha opinião sobre o tema é que acho que TM tem algumas vantagens: ter sido lançado quando havia poucos jogos com as virtudes que ele apresentou (os outros jogos não devem muito a ele) e ter desfrutado de muito tempo com a atenção focada em si. A quantidade e profundidade de discussões sobre estratégia nele, a existência da liga snellman meio que demonstram isso. Veja por outro lado: Marco Polo é um jogaço, super bem aceito, mas veja o quão pouco se discute estratégia nele e quanta gente não entende os princípios intermediários de estratégia nele.

    Oi! Sim, concordo contigo em relação ao título do post e às reações apaixonadas, que são um reflexo de quanto o TM é amado e são totalmente bem-vindas.
    O TM é realmente um desbravador, um marco na história dos boardgames, e estou ansioso para poder jogar a nova expansão, Merchants of the Seas. Li recentemente que a ideia é continuar desenvolvendo tanto o TM quanto o Gaia, ambos em linhas diferentes e acho isso muito promissor.
    Legal o comentário sobre o Marco Polo. A nossa comunidade é muito pequena ainda, então alguns jogos acabam tendo mais destaque que outros. Mas ela está crescendo muito e cada vez mais teremos mais gente para discutir e explorar esses incríveis jogos que nos divertem tanto.

    1
  • Diegodarksun
    99 mensagens MD
    avatar
    Diegodarksun03/08/20 07:02
    Diegodarksun » 03/08/20 07:02

    Nada haver..

    0
  • Puruca
    24 mensagens MD
    avatar
    Puruca07/08/20 21:02
    Puruca » 07/08/20 21:02

    Gosto bastante do canal No Pun Included, eles não poupam criticas aos jogos, por isso confio bastante nas criticas deles.
    Se me lembro bem, uma das coisas que disseram é que nenhum dos amigos com quem jogaram Barrage disse que preferiria jogar Barrage à Terra Mystica.
    Acho que barrage deve ser legal pra quem joga com 3 pessoas ou mais, mas eu que jogo quase sempre só com minha esposa,  nem considero comprar. Continuo só com meu Projeto Gaia. 

    1
  • GBartolomeus
    18 mensagens MD
    avatar
    GBartolomeus14/10/20 17:40
    GBartolomeus » 14/10/20 17:40

    1- Projeto Gaia já matou o Terra Mystica. 

    2- Por mais que eu concorde em semelhanças entre eles, o Barrage tem muito mais interação que os 2 (Tm e Gaia). Continuo gostando muito de joga-los, independente de um ser melhor que outro. 

    Sempre vou preferir jogar Gaia no lugar do Terra Mystica. Mas isso não é verdade para Projeto Gaia / Barrage, tem momentos que prefiro um ou outro, e grupos diferentes.

    Ps.: O Projeto Gaia me parece ser mais balanceado do que o Barrage, além de ter maior variedade.

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Barrage - Será o Barrage o matador do Terra Mystica?
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