Como o nome sugere, Fiasco narra ações que deram errado, ou que pelo menos causaram muita confusão; seja um assalto à um banco que falhou, uma viagem mal sucedida ou um ataque de índios, cabe ao grupo escolher um cenário e soltar a imaginação.
Fiasco é um RPG diferente de todos que já joguei, por isso resolvi trazer ele aqui, sua estrutura lembra muito um boardgame com o uso de dados predefinidos que vão gerar resultados positivos ou negativos.
O diferencial de Fiasco é que não necessita de mestre, os próprios jogadores definem o andar do jogo. Mas como?
Com os dados! O número de dados varia de acordo com o número de jogadores, mas sempre vão existir dados brancos, positivos e dados coloridos, negativos.
Eles são jogados todos de uma vez e os jogadores vão formando os traços da história.
Por exemplo, um jogador pega o dado referente ao tema assalto e outro jogador pega um dado referente a um lugar, pet shop e por fim, outro pega o dado referente ao motivo, vingança. E assim segue até usar 50% dos dados.
No jogo cada jogador têm as seguintes opções:
Narrar uma ação e depois o grupo decidir se ela é positiva ou negativa, pegando assim um dado da cor correspondente.
Ou, definir se é positivo ou negativo e o restante do grupo narrar o ocorrido.
É uma mecânica simples, que da asas à imaginação e da frutos a histórias peculiares.
O livro base apresenta 4 cenários, mas a comunidade de Fiasco é bem grande e diversos cenários foram criados, vale a pena dar uma olhada.
Vencedor: Todos
Duração: 2 horas
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Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.
E lembrando, sigam o instagram boards_and_boards, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.