Olá pessoal!
Espero que todos estejam bem.
Sou um dos criadores do jogo e acredito ser interessante trazer um pouco das regras para melhor compreensão, demonstrando como ele pode ser bastante interativo.
Grande abraço a todos.
.......
Novo Mundo: O Jogo da Colonização da América
Regras resumidas
Os jogadores devem se dividir entre os 4 personagens: Colonos, Escravos, Coroa e Indígenas, cada um com um objetivo próprio e forma de jogar.
Para que cada personagem atue no jogo, utiliza-se de pontos de ação, que são consumidos pelo recursos de subsistência (peças verdes) cada ação consome um ou mais peças deste recurso. Por exemplo, gerar um ataque, para tomar um território consome uma peça deste recurso (isso permite uma jogada de 1d6 contra 1d6 do defensor, sendo que empate ganha o defensor).
Nova cota deste recurso é disponibilizada ao encerra a rodada de jogo, com a contagem de territórios.
Outro recurso é o Ouro (que vale 4 recursos de subsistência).
Objetivos
Colonos - No final de seu turno ter ocupado 24 territórios.
Escravos - No final de seu turno ter construído e ativos 4 Quilombos.
Coroa - No final de seu turno ter 10 peças de Ouro
Índios - No final de seu turno ter reduzido os Europeus (coroa e colonos) a 2 territórios.
Regras por personagem:
Colonos
Atacar -(consome um recurso);
Comprar escravos - (consome uma peça de ouro para cada 2 escravos). Escravos são necessários para tornar o território que tomam produtivo e conseguir repor recursos de subsistência. Território sem escravo não pode ser contado para a reposição de recursos. Compra escravo do jogador Coroa.
Revolta contra a Coroa (somente após ter pago 3 vezes impostos ao jogador Coroa. Consome um recurso). Caso bem sucedido, permite ao colono ficar 3 turnos sem pagar impostos.
Colocação de escravos em territórios (sem custo). É necessário ter escravos para isso.
Índios
Atacar - (consome um recurso);
Confederação indígena - (consome um recurso a mais no ataque). Permite que um território indígena, que tenha outros dois territórios também indígenas adjacentes, utilizem de uma aliança destes territórios em um ataque contra um oponente com um bônus de +1 na jogada de dado.
Coroa
Ataque via mar - (consome um recurso). Permite o ataque a qualquer território litorâneo;
Cobrança de impostos - (realizada contra o colono. Consome um recurso e funciona como uma jogada de ataque). Se bem sucedido, o jogador Colono deve fornecer obrigatoriamente a Coroa uma peça de ouro ou caso não disponha, 2 escravos que devem ser retirados de qualquer território colono;
Captura de escravos - (realizada contra escravos. Consome um recurso. Funciona como uma jogada de ataque). Caso bem sucedido, obriga o jogador escravos a fornecer de seu saco de peças duas unidades para a Coroa. Também é permitido capturar escravos indígenas, sob a mesma regra;
Capturar território - (funciona como um ataque normal e consome um recurso). Importante que para o território seja produtivo, ele obrigatoriamente deve ter um escravo anexado a ele.
Escravos
Revolta - (consome um recurso). Funciona como uma jogada de ataque ao local em que se está cativo e contra o jogador que for detentor do território. Se bem sucedido, permite a retirada do escravo do território, além de fornecer um recurso a cada 5 territórios em que a revolta tenha ocorrido bem. E se o território for de ouro, leva o ouro consigo;
Tomar território após revolta - (consome um recurso). Permite que o escravo fique com o território e utilizem a regra de captação de recurso dos índios;
Quilombo - (consome um recurso). Após dominar um território, deve-se fazer um teste contra o valor 4, para trocar a peça do escravo por uma de Quilombo. O Quilombo fornece bônus de +1 nas jogadas de revolta a todos os territórios adjacentes e nas jogadas para tomadas de novos territórios. Se o território com Quilombo for tomado por outro jogador, troca-se o Quilombo por peça de escravo.
Como podem ver, tem bastante interação entre os jogadores.
Espero que gostem.