Por Zach Hartman
Fonte: https://boardgamegeek.com/thread/1404827/our-review-arena-planeswalkers
Olá a todos,
Eu e minha esposa temos um blog destinado a ajudar pessoas que não são jogadores experientes de tabuleiro (Gray Cat Games). E Magic: The Gathering – Arena of the Planeswalkers não é um jogo que está no radar dos nossos leitores, então eu queria colocar meus pensamentos por aqui mesmo!
Eu não sou normalmente um fanático colecionador de jogos de tabuleiro, mas este jogo foi-me dado como um presente, e eu sou um seguidor/fã de longa data do
Heroscape. Exceto pelo seu tempo de setup, que é... certamente a maior razão pela qual nós não o jogamos. E esse é um dos pontos fortes de
Arena of the Planeswalker: é fácil de configurar.
Assim, a maioria deve conhecer
Magic: The Gathering, e eu imagino que muitos de nós que jogaram o jogo de cartas, pensaram em como seriam as batalhas que você está simulando na sua frente.
Arena of the Planeswalker é provavelmente o mais próximo que eu já vi alcançar esta visão, o sentimento de ser um mago poderoso destroçando um adversário. Como tal, eu achei esta experiência profundamente gratificante que funciona bem como uma escaramuça de 2 jogadores ou um grandioso combate entre 5 jogadores.
Qualidade dos componentes
Na caixa você encontrará as figuras, seis grandes tabuleiros que podem interligar-se para formar o mapa, alguns obstáculos de papelão, cubos de danos, e algumas peças de terreno em hexágono como aqueles usadas em
Heroscape. E eu gostei do setup. É muito mais fácil para montar um mapa do que era em
Heroscape, reduzindo o tempo de setup para cerca de 5-10 minutos. Esta é uma enorme vantagem, embora eu não tenho certeza sobre a durabilidade a longo prazo dos tabuleiros. Eles têm esses dentes de encaixar que podem desgastar ao longo do tempo e fazer com que não se encaixem bem em algum momento, o que não era um problema com os hexágonos de plástico do terreno em
Heroscape. Ainda assim, não houve nenhum problema até agora, mesmo quando um dos nossos jogadores derrubou uma garrafa de Gatorade no jogo ao cometer um erro tático e ter um xilique.
Arena of the Planeswalkers também vem cheio de miniaturas sem pintura, junto com as cartas que representam esquadrões e os planeswalkers. As figuras dos planeswalkers são pré-pintadas, e eu acho que elas estão muito bem feitas. Algumas pessoas têm comentado sobre os trabalhos de pintura de figuras como Nissa, dizendo que não é muito parecido com a carta de Magic. Eu não me importo com isso, já que eu não pago um profissional para pintar, e as peças ficam muito bem representadas no tabuleiro.
Eu vi algumas pessoas se queixarem da falta de tinta para os esquadrões de miniaturas utilizados neste jogo. Pessoalmente, eu não me importo. Miniaturas pré-pintadas estavam lindas em
Heroscape, mas quando você tem um monte delas fica muito difícil identificá-las sem uma solução complexa. Pelo menos com o jogo base aqui, você pode classificar mais facilmente pela cor. Por isso, faz com que todas as unidades sejam muito rapidamente identificáveis. À medida que o jogo se expande, pode haver dificuldades em unidades distintas, mas por enquanto eu realmente gosto das figuras monocolor, e se um dia eu quiser coloridas, eu mesmo poderia pintá-las.
Jogabilidade
Arena of the Planeswalkers é um jogo muito fácil de ensinar. Eu era capaz de mostrar às pessoas que nunca jogaram
Magic ou
Heroscape muito rapidamente, e nós estávamos prontos em pouco tempo para uma batalha. É muito divertido explicar aos jogadores de Magic, porque tudo é bastante intuitivo para eles.
No seu turno, você compra uma carta, e em seguida, vai para a "fase principal", onde você pode jogar mágicas e selecionar uma unidade para fazer um turno. Se você selecionou o seu planeswalker, então você pode convocar esquadrões de unidades. Em seguida, a unidade que você selecionou irá se mover e atacar, o último passo sendo determinado por dados. Cada dado no jogo tem espadas e escudos. Ataques querem rolagens de espadas; defesas querem rolagens de escudos. O poder e a resistência dizem quantos dados são rolados para ataque e defesa. Após o combate, você está autorizado a jogar mais cartas se você já não tiver jogado três cartas.
É um sistema elegante, que combina uma série de elementos estratégicos como vantagem de altura, engajamento e linha de visão em um pacote muito simples que soma rolagens de dados e gestão de mão. As cartas que você joga antes e após o passo de ataque fazem uma enorme diferença, e elas podem melhorar seus esquadrões, enfraquecer os outros, montar armadilhas, etc. Então, para mim a jogabilidade parece
Heroscape com mais profundidade.
Cartas de unidades
O único problema que tenho para falar é sobre alguns efeitos de jogo, especialmente em relação às cartas. Às vezes o livro de regras não responde a uma pergunta (eu posso encantar meus esquadrões antes de convocá-los?), ou a informação é obscura ou não óbvia (eu tenho que convocar toda a minha equipa de uma só vez? Será que devolver um esquadrão para a reserva destrói os encantamentos nele? Enfim, a resposta para estas duas perguntas é SIM). Isso não impediu o meu prazer de jogar
Arena of the Planeswalkers, mas criou alguns momentos do tipo "
nós faremos desse jeito até eu descobrir a forma correta".
Longevidade
Existem 5 cores que você pode jogar no conjunto principal, cada uma com uma sensação de jogo muito diferente. Branco se concentra em manter as unidades próximas umas das outras para os aficionados defensivos e, em seguida, pular em cima de inimigos com ataques corpo a corpo poderosos. Preto tende a esperar um tempo, enfraquecer o inimigo e suas defesas, e em seguida, ir para um golpe mortal. Azul é complicado de jogar, com cartas para combinar. O vermelho é muito agressivo, capaz de produzir um ataque devastador que derrota um adversário que sobreviver ao ataque inicial. Verde tem um bom equilíbrio de distância e corpo a corpo e é projetado para adaptar-se a situações antes de desencadear uma torrente de upgrades e esmagar o adversário em pedaços.
Eu sinto que
Arena of the Planeswalkers realmente capta a ideia original da roda de cores que é o coração de
Magic por tantos anos. Jogando em apenas um mapa, eu ainda tenho que experimentar novas facções contra adversários diferentes. Assim, o jogo base tem alguma longevidade.
Eu estou realmente animado com a perspectiva de conteúdo expandido. No jogo base, tudo é monocolor, e já está definido para você. Mas há um monte de possibilidades de personalização. Eu posso imaginar coisas como artefatos, criaturas multicoloridas, diferentes planeswalkers, seleção de cartas, e misturar cores nos decks para apimentar as coisas e ser mais criativo.
No geral,
Arena of the Planeswalkers é muito, muito legal. Para mim, é como a versão ideal de
Heroscape: mais rápido de configurar, mais profundidade, mais caos. As cartas mudam tudo e dão uma sensação mais como o
Magic, sem as frustrações de
Magic (falta de mana, inundações de mana, perseguição de raridades, metagame, etc). Vale a pena pegar o jogo base sozinho, e ele virará a cabeça dos jogadores de
Magic (há um grande interesse dos jogadores de cartas jogarem este tabuleiro), e ele tem longevidade. Estou ansioso para ver o que a comunidade
Heroscape pode ser capaz de fazer com as figuras antigas. Seria muito legal Nissa conjurar minha velha figura do Hulk.