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  3. [Game Design] Conhecendo as mecânicas

[Game Design] Conhecendo as mecânicas

  • avatar
    Lexicos197312/10/15 15:13
    avatar
    Lexicos1973
    12/10/15 15:13
    1075 mensagens MD

    Uma parte importantíssima de qualquer novo projeto de gameboard é a mecânica ou mecânicas funcionando no jogo. Decidir por qual delas usar no seu projeto, vai dar uma boa direção àquilo que o game design pretende alcançar. 
    Listei todas as conhecidas e disponibilizadas aqui no Ludopedia (com links para as listas de games que as utilizam). As informações, descrições e traduções dos mesmos, foram coletadas originalmente pela Gabi. Eu apensar inseri os links para as listas correspondentes. 
    Para o post dela, clique >aqui<

    Lex

    Mecânicas dos boardgames:
     
    Administração de Cartas
    A mecânica de Administração de Cartas consiste em jogos que utilizam cartas para jogar em sequência, como fazer combos para levar vantagem no jogo ou em grupos que se junta um número de cartas na mão para fazer um objetivo ou ganhar pontos. Administrar suas cartas significa conseguir a jogada mais valiosa das cartas disponíveis para o jogador.
     
    Ação/Movimento Programado
    A mecânica de ação/movimento programado consiste em planejar suas ações para depois executá-las. Sujeito, no entanto, às variações decorrentes das jogadas dos demais jogadores, ou seja, o cenário do jogo muda e as condições, situações e mesmo a possibilidade de fazer certas ações pode não mais existir quando o jogador for jogar na sua vez. Esta situação confere ao jogo muita interatividade e diversão.
     
    Ação Simultânea
    A mecânica de ação simultânea consiste em permitir que os jogadores secretamente escolham suas ações. Depois que elas são reveladas, as ações resolvem seguindo o conjunto de regras do jogo.
     
    Alocação de Trabalhadores
    A mecânica de Alocação de Trabalhadores consiste em permitir que os jogadores escolham ações individuais de uma quantidade de ações disponíveis para todos. O jogador geralmente utiliza suas peças de "trabalhadores" para marcar qual ação irá realizar, geralmente limitando que outro jogador utilize aquela ação na mesma rodada.
     
    Apostas
    A mecânica de apostas encorajam ou exigem que os jogadores apostem dinheiro (real ou do jogo) sobre alguns eventos durante a partida. A aposta em si torna-se parte do jogo. Esta mecânica é mais comumente associada com o Poker.
     
    Atuação
    A mecânica de atuação requer que os jogadores utilizem alguma forma de mímica para se comunicar com outros jogadores.
     
    Campanha/Batalhas Dirigidas por Cartas
    A mecânica de Campanha/Batalhas dirigidas por cartas consiste relativamente seu uso em jogos de guerra e se concentra em ações que os jogadores usam as cartas que eles tem na mão. Na maioria dos jogos cada um escolhe sua carta separa e depois revela fazendo a ação. Jogos onde as cartas são usadas para determinar o resultado das batalhas, não usa esta mecânica.
     
    Cantar
    A mecânica de Cantar requer que os jogadores cantem partes de músicas para completar alguns objetivos do jogo.
     
    Cerco de Área
    A mecânica de Cerco de área consiste em colocar ou mover peças, a fim de cercar o máximo de área possível com as suas peças. Você cerca uma parte do tabuleiro colocando as suas peças adjacentes umas as outras, e marca pontos pela quantidade de espaços e/ou de outras coisas que estejam dentro da área cercada. O jogo mais antigo e famoso é o Go.
     
    Colecionar Componentes
    A mecânica de Colecionar Componentes consiste em encorajar os jogadores a colecionar um conjunto de itens.
     
    Colocação de Peças
    A mecânica de Colocação de Peças consiste em jogos em que o jogador deve colocar Peças (Tiles), geralmente obedecendo regras especificas, para ganhar pontos.
     
    Construção a partir de Modelo
    A mecânica de Construção a partir de modelo consiste em jogos onde os jogadores colocam componentes do jogo em padrões específicos a fim ganhar pontos ou algum bonus.
     
    Construção de Baralho/Peças
    A mecânica de Construção de Baralho/Peças consiste em começar o jogo com um conjunto pré-determinado de cartas ou peças, e vão adicionar peças e cartas ao longo do jogo podendo alterar depois. Muitos jogos de construção de baralho os jogadores começam com cartas que geram recursos, para poder comprar mais cartas que vão sendo adicionadas a sua pilha de descarte, depois que acaba o baralho o jogador reembaralha o descarte e compra novas cartas assim construindo o baralho e montado sua estrategia de acordo com o jogo, para levar vantagem e ganhar.
     
    Construção de Rotas
    A mecânica de Construção de Rotas consiste em jogos onde o jogador geralmente usa suas peças para construir uma rota entre áreas.
     
    Controle/Influência de Área
    A mecânica de Controle / Influência de Area consiste em jogos onde o jogador geralmente busca conseguir a maioria de unidades ou influência em determinadas areas para controlá-la.
     
    Cooperativo
    A mecânica Cooperativo consiste em dois fatores OBRIGATÓRIOS: todos os jogadores (sem exceção) jogam juntos contra o tabuleiro E o jogo possui regras que simulam a IA (inteligência artificial) do tabuleiro. Se algum desses dois fatores não estiver presente no jogo, ele NÃO É cooperativo.
     
    Desenhar
    A mecânica de Desenhar consiste em qualquer jogo em que se tenha que fazer desenhos para demonstrar algo ou adivinhação.
     
    Desenhar Rota com Lápis
    A mecânica Desenhar Rota com Lápis consiste em jogos onde o jogador possa desenhar linhas conectando pontos no tabuleiro (geralmente apagáveis).
     
    Eliminação de Jogadores
    A mecânica de Eliminação de Jogadores consiste em um jogador ser eliminado do jogo e o jogo continuar sem o jogador eliminado.
     
    Especulação Financeira
    A mecânica de Especulação Financeira consiste em jogos onde o jogador deve investir em itens e especular no mercado de acordo com a variação de preço da mesma. Essa mecânica também é é um tipo de apostas, em que o jogador aposta dinheiro em diferentes mercadorias na esperança de que estas, no futuro, tornem-se mercadorias especiais e mais valiosas no decorrer do jogo.
     
    Force sua sorte
    A mecânica Force sua Sorte consiste no jogador forçar/arriscar para obter melhores ganhos. Corre por conta disso o risco em obter sucesso ou perder, geralmente tudo ou quase tudo que já havia ganhado. A mecânica é antiga, muito usada em jogos de azar, como Black Jack, Sete e Meio. Também em jogos de dados como o Zombie Dice, este mais recente.
     
    Impulso de Área
    A mecânica Impulso de Área consiste em ativar um determinado grupo de unidades, que podem assim ser movidas ou usadas em outras ações, alternando a vez entre os jogadores, até que ambos os jogadores passam. Muitas vezes entre as unidades, uma unidade líder deve ser ativada e as peças movidas devem estar em um determinador raio de ação deste líder, contidos portanto em uma área comum. São normalmente aplicadas restrições de movimentos ou ações, de modo a limitar o que pode ou não ser feito, o que resulta na tática dentro deste tipo de mecânica.
     
    Jogadores com Diferentes Habilidades
    A mecânica de Jogadores com Diferentes Habilidades consiste em jogos onde os jogadores recebem habilidades diferentes / ou diferentes caminhos para a vitória.
     
    Jogo em Equipe
    A mecânica de Jogo em Equipe consiste em jogos que oferecem aos jogadores regras para jogar com alianças ou times.
     
    Leilão
    A mecânica de Leilão consiste em decidir quem dá o lance maior e se beneficia com a recompensa. O leilão muitas vezes tem como objetivo maior de estabelecer uma ordem de prioridade dentre os jogadores (seja de compra, de realização de ações, de escolha de algo).
     
    Linha de Tempo
    A mecânica de Linha de Tempo consiste no jogador que está por último na escala de “vez de jogar”, jogar por primeiro, ou às vezes, de forma simultânea, quando da execução de fases longas por parte do jogador da vez. É sem dúvida um derivado de sistemas de "ponto de ação", exceto no caso de que nos jogos de linha do tempo, o jogador não tem um número fixo de pontos que ele pode ou deve usar na sua vez.
     
    Marcadores e Hexágonos
    A mecânica Marcadores e Hexágonos consiste em jogos onde o jogador adicionam marcadores em mapas formados por hexágonos. Essa mecânica é geralmente presente em jogos de guerra.
     
    Memória
    A mecânica de Memória consiste no jogador guardar na sua memória peças, valores, detalhes para conseguir atingir o seu objetivo. A ideia central é ser obrigado a lembrar algo que é memorizado.
     
    Mercado de Ações
    A mecânica de Mercado de Ações consiste em jogos onde o jogador deve investir em ações e especular no mercado de acordo com a variação de preço da mesma.
     
    Movimento de Área
    A mecânica de Movimento de Área consiste em um tabuleiro dividido em áreas (de tamanho variável), que peças podem ser movidas para fora ou para dentro em qualquer direção, desde que as áreas sejam adjacentes ou ligadas.
     
    Movimento em Grades
    A mecânica de Movimento em Grades consiste em mover as peças pela grade que é o tabuleiro, não necessariamente apenas movimentos ortogonais, visto que no Xadrez temos peças com movimentos diagonais e mistos. O formato hexagonal da grade também é usado a exemplo do jogo Abalone.
     
    Movimento Ponto-a-Ponto
    A mecânica de Movimento Ponto a Ponto consiste em jogos onde alguns pontos no tabuleiro que podem ser ocupados por personagens ou marcadores (ex: Cidades em um mapa). Esses pontos são conectados por linhas e movimentos entre pontos geralmente só podem ser executados por essas linhas.
     
    Narração de Histórias
    A mecânica de Narração de Histórias consiste no jogador receber conceitos básicos, letras ou imagens com a qual deve contar uma história.
     
    Negociação
    A mecânica de Negociação consiste nos jogadores trocarem itens de jogo entre si. Por exemplo, os jogadores trocam diferentes tipos de feijão em Bohnanza, enquanto no Catan eles trocam recursos.
     
    Ordem de Fases Variável
    A mecânida de Ordem de Fases Variável consiste em jogos onde um turno pode ter fases que não serão jogadas na mesma ordem que o turno anterior.
     
    Papel e Caneta
    A mêcanica de Papel e Caneta consiste em jogos em que o jogador utiliza papel para realizar anotações que serão utilizadas ao final do jogo para determinar o vencedor.
     
    Pedra, Papel e Tesoura
    A mecânica de Pedra-Papel-Tesoura consiste em uma característica que não há uma hierarquia sobre quais peças vencer. Ou seja, enquanto A pode bater B, e B bater C, C bate A. Pedra-Papel-Tesoura pode cair em uma subcategoria de Seleção de Ação Simultânea ou Truque. No entanto, a simultaneidade não é a qualidade mais marcante.
     
    Pegar e Entregar
    A mecânica Pegar e Entregar consiste requer que o jogador pegue um item ou recurso de uma localidade no tabuleiro e leve para outra.
     
    Posicionamento Secreto
    A mecânica de Posicionamento Secreto consiste em jogos que possuem informações escondidas do outro jogador. Apenas o jogador que controla certas peças tem informações sobre o local onde se encontram. Geralmente usada em jogos de guerra para simular neblina.
     Reconhecimento de Padrão
    A mecânica de Reconhecimento de Padrão consiste em jogos onde geralmente o jogador deve reconhecer padrões como números em seqüência ou cores certas para poder realizar a jogada.
     
    Rolagem de Dados
    A mecânica de Rolagem de Dados consiste em rolar os dados e na maioria das vezes dependem de sorte para levar vantagem na partidas.
     
    Rolar e Mover
    A mecânica de Rolar e Mover consiste em rolar os dados e mover as peças de acordo com o valor obtido. O sistema é associado com a sorte, mas não necessariamente quer dizer isso, já que pode haver certa tática envolvida.
     
    RPG
    A mecânica de RPG consiste em interpretar um papel, normalmente o jogador controla um personagem que podeevoluir durante uma partida. É uma mecânica associada como extensão de Jogadores com Diferentes Habilidades.
     
    Seleção de Cartas
    A mecânica de Seleção de Cartas consiste em jogos onde geralmente o jogador deve escolher cartas a partir de um limitado número de cartas disponíveis, geralmente de uma área comum.
     
    Simulação
    A mecânica de Simulação consiste em jogos que tentam simular eventos ou situações.
     
    Sistema de Pontos de Ação
    A mecânica de Sistema de Pontos de Ação consiste em jogos onde cada jogador tem um certo número de pontos de ação por rodada. Esses pontos podem ser gastos em ações disponíveis, até que o jogador não tenha o suficiente restante para usar mais ações.
     
    Sistema por Impulsos
    A mecânica de Sistema por Impulsos consiste em resolver o problema de simular ação simultânea no campo de batalha e as questões de comando e controle. O método inclue mover quaisquer unidades comandadas por um líder particular, não para o movimento, mas para lutar.
     
    Tabuleiro Modular
    A mecânica de Tabuleiro Modular consiste em jogos onde o tabuleiro é formado por múltiplas peças. Cada partida geralmente gera um mapa diferente, permitindo espaço para diferentes estratégias.
     
    Toma essa!
    A mecânica Toma Essa consiste em jogos onde o jogador ataca diretamente outros jogadores, fazendo-o perder level, pontos de vida ou algo valioso, impedindo seu progresso no jogo. Jogos com essa mecânica geralmente possuem um alto grau de interação entre os jogadores.
     
    Vazas/Truques
    A mecânica de Vazas/Truques consiste no seu turno cada jogador jogar uma carta (ou, em alguns casos, uma série de cartas, como um par ou uma sequência) de sua mão aberta na mesa - o grupo de cartas jogadas por todos é chamado "vaza". De acordo com as regras do jogo, um jogador vence a vaza e captura todas as cartas da mesa. O objetivo da maioria dos jogos de vaza é capturar vazas ou marcar pontos com cartas capturadas com as vazas ou, ocasionalmente, evitar capturar vazas.
     
    Votação
    A mecânica de Votação consiste em jogos onde os jogadores votam para determinar certas situações dentro da partida.
     

    16
    26
    36
  • marino
    922 mensagens MD
    avatar
    marino13/10/15 11:04
    marino » 13/10/15 11:04

    Bem legal o levantamento feito, especialmente com o link para os jogos.
    Parabéns.

    1
  • Marcolino
    1406 mensagens MD
    avatar
    Marcolino13/10/15 13:59
    Marcolino » 13/10/15 13:59

    deveras interessante.

    0
  • HighDensity
    492 mensagens MD
    avatar
    HighDensity13/10/15 14:44
    HighDensity » 13/10/15 14:44

    Bacana o esforço, parabéns! 
    Vai ajudar muita gente =) 

    2
  • Gabi
    913 mensagens MD
    avatar
    Gabi14/10/15 18:46
    Gabi » 14/10/15 18:46

    Na verdade já tinha, Lexicos1973. :P

    Aqui -> Complementação do post "Mecânicas, mecânicas, mecânicas"

    Qd o Redomanet existia, o Marcelo Groo fez um tópico falando de Mecânicas, mas só algumas. O que eu fiz aqui foi readaptar aquele post e complementá-lo com mais mecânicas, das que achei no BGG e o pessoal gostou mt.

    Se quiser, dá uma olhada.

    Mas belo incentivo. ;)

    2
  • Emerson Lopes
    1107 mensagens MD
    avatar
    Emerson Lopes14/10/15 20:50
    Emerson Lopes » 14/10/15 20:50

    Gabi::Na verdade já tinha, Lexicos1973. :P

    Aqui -> Complementação do post "Mecânicas, mecânicas, mecânicas"

    Qd o Redomanet existia, o Marcelo Groo fez um tópico falando de Mecânicas, mas só algumas. O que eu fiz aqui foi readaptar aquele post e complementá-lo com mais mecânicas, das que achei no BGG e o pessoal gostou mt.

    Se quiser, dá uma olhada.

    Mas belo incentivo. ;)


    Realmente parte do que foi cadastrado na Ludopedia veio desse trabalho do post da Gabi.   :)

    1
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197314/10/15 22:57
    Lexicos1973 » 14/10/15 22:57

    Que legal, Emerson. Obrigado. 

    Eu revirei o fórum procurando as informações e como não tinha encontrado, fiz o mesmo que a Gabi, só que claro, me aproveitei do trabalho dela sem saber.. O que me moveu, foi o mesmo sentimento dela quando criou esse post: o de reunir informações, justamente por estar retomando o hobby e andar ainda maravilhado com tudo o que existe. 

    Obrigado por elucidar! Vou citar a Gabi como fonte das informações!

    2
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL14/10/15 23:02
    E2EK1EL » 14/10/15 23:02

    Marcando pra ler depois.

    Arruma esse título ai fera

    0
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197314/10/15 23:06
    Lexicos1973 » 14/10/15 23:06

    E2EK1EL::
    Arruma esse título ai fera

    Feito! Valeu a dica!

    0
  • Gabi
    913 mensagens MD
    avatar
    Gabi15/10/15 15:52
    Gabi » 15/10/15 15:52

    Lexicos1973::Que legal, Emerson. Obrigado. 

    Eu revirei o fórum procurando as informações e como não tinha encontrado, fiz o mesmo que a Gabi, só que claro, me aproveitei do trabalho dela sem saber.. O que me moveu, foi o mesmo sentimento dela quando criou esse post: o de reunir informações, justamente por estar retomando o hobby e andar ainda maravilhado com tudo o que existe. 

    Obrigado por elucidar! Vou citar a Gabi como fonte das informações!


    Magina! Se aproveitou não.

    Na verdade, eu não criei nada rsrs, apenas reuni todas as informações que coletei de cada site que falava das mecânicas e traduzi algumas informações que estavam em inglês e misturei fontes diversas pra ter mais exemplos. Minha preocupação na época era traduzir e ligar o nome da mecânica em inglês com sua tradução. Uma hora alguém dizia "construção de baralho", outra "deck building", aí eu resolvi dar nomes aos bois e juntar uma coisa na outra pra não dar 'tilt', pq nem todos falam inglês rsrs. :P

    Mas boa iniciativa!

    3
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