Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Blueprints é um jogo abstrato rápido de construções em 3D e rolagem de dados. Criado por Yves Tourigny, foi publicado pela Z-Man Games, uma das melhores publishers da atualidade. É um jogo sem nenhuma dependência de idioma, já possuindo inclusive o seu manual traduzido e diagramado em português. Sendo de 2 à 4 jogadores, é um filler que pode durar de 20 à 30 minutos uma partida completa com 3 rodadas.
Objetivo:
Em Blueprints, os jogadores são arquitetos que devem usar dados coloridos para construir três estruturas diferentes, uma por rodada. Cada dado representa um tipo de material, proporcionando diferentes vantagens ao jogador. No jogo, cada rodada progride nas seguintes etapas: receba um projeto; em cada turno, escolha um dado e coloque-o em seu prédio; e no fim, revele seu prédio e descubra quem ganhará os prêmios. Depois de três rodadas, os jogadores registram seus pontos para definir quem ganha o jogo e quem será o melhor arquiteto.
Mecânicas:
- Construções tridimensionais;
- Coleção de Componentes;
- Rolagem de Dados.
Componentes:
O jogo vem em uma pequena caixa, bem leve e rígida. A arte da caixa é bem-feita, usando cores frias e diversas tonalidades de azul. Blueprints é um jogo de poucos componentes, que se distribuem satisfatoriamente na caixa original, resultando em um conjunto compacto e sem folgas.
Nele consta um tabuleiro para a contagem dos pontos de cada rodada e 4 marcadores para os jogadores, nas cores verde, azul, vermelho e amarelo.
Tem um conjunto de 32 dados, com 8 de cada cor, que representam os materiais disponíveis para as construções: madeira (laranja), reciclado (verde), pedra (preto) e vidro (translúcido). O jogo também traz uma bolsa para sorteio dos dados ao longo das rodadas.
O jogo possui também um baralho de projetos, as famosas blueprints, onde são indicadas as plantas baixas a esquerda e a visão tridimensional da construção na direita.
Existem as cartas que representam as medalhas de premiação de cada rodada, 3 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. A disponibilidade delas em cada partida vai depender do total de jogadores. Veja o manual.
O jogo dispõe de algumas cartas de premiação por construções especiais para cada rodada, entre as quais: todos os dados com números diferentes, 4 dados com a mesma numeração, 5 dados da mesma cor ou uma torre de 5 andares/superior.
Cada jogador tem um escudo para proteger sua obra dos olhos dos adversários, que eles servem como uma referência rápida para a pontuação dos materiais também.
O manual é muito simples, consta de 6 páginas apenas e uma versão para baixar e imprimir em português.
Síntese do Jogo:
Para o setup do jogo, embaralhe todas as cartas de blueprints e coloque-as em uma pilha fechada ao lado do tabuleiro de pontuação. Distribua as cartas de premiação e as medalhas em pilhas abertas, separadas por tipos (sempre ficam 3 cartas em cada uma). Coloque todos os dados na bolsa e cada jogador recebe o escudo e o marcador para sua cor escolhida. Pronto... setup fechado.
Agora para cada uma das 3 rodadas do jogo, passamos pelas seguintes etapas, dado que o primeiro jogador foi escolhido:
1 – Demanda de Material: O primeiro jogador retira 2 dados da sacola e, se forem diferentes, os aloca no tabuleiro de pontuação em local específico. Estes dados servirão de desempate na hora da pontuação. Quando dois ou mais jogadores atingem a mesma pontuação ou atingem uma mesma meta de premiação, aquele que usar mais dados do primeiro material em demanda leva. Em caso de empate, prossegue para o segundo material.
Importante: Não se coloca dois dados da mesma cor no tabuleiro. Neste caso, retiramos outros dados em sequência até conseguir cores diferentes.
2 – Receba seu Projeto: Cada jogador recebe uma carta de blueprint da pilha e coloca atrás do seu escudo.
3 – Reserva Inicial: Pegue uma quantidade de dados da sacola, indicada no manual, para a quantidade de jogadores. Role-os na mesa e forme a reserva inicial de materiais.
4 – Turno de Construção: Começando do primeiro jogador, e seguindo o sentido horário, cada jogador escolhe um dado da reserva e coloca na sua construção particular. Em seguida, compra um novo dado, rola e o inclui na reserva coletiva, passando a vez ao próximo jogador.
Importante: Cada tipo de material pontua de forma diferente, e devemos estar atentos às referências no verso do escudo. Vidro pontua pela numeração, reciclado pela quantidade, pedra pelo andar e madeira pelos dados adjacentes. Fique de olho!
Importante: É possível se construir 2, 3 ou mais andares, alocando um dado sobre o outro. Mas existe um critério. Só é possível se colocar um dado sobre outro que tenha valor igual ou menor do que de cima. Os andares, de baixo para cima, tem estar organizados de forma crescente (menor ou igual embaixo).
5 – Contagem da Pontuação: Após todos os jogadores construírem 6 dados, todos retiram os escudos e contam os pontos obtido nas suas construções. Avance na trilha de pontuação com seu marcador.
Importante: Vale lembrar que executar a planta corretamente, vale 6 pontos na rodada. Porém as vezes vale a pena abrir mão da construção certa para criar uma combinação que irá trazer uma premiação para o fim do jogo, como uma torre mais alta ou dados da mesma cor/numeração.
6 – Premiações: Após a contagem dos pontos, cada jogador pega sua medalha de acordo com a colocação. Ouro > Prata > Bronze. Estas medalhas é que, no fim do jogo, definirão o vencedor.
Cada jogador também avalia se conseguiu cumprir algum objetivo secundário de premiação, para levar as cartas bônus. Apenas uma de cada tipo poderá ser concedida por rodada. Em caso de empate, use como critério os materiais em demanda no turno.
Ao final da terceira rodada, os jogadores revelam suas medalha e bônus para decidir quem será o ganhador do jogo.
Avaliação:
Blueprints é um jogo muito simples de ensinar e jogar, mas não é bobo... pelo contrário, é um jogo muito inteligente e que força uma grande combinação de estratégias. Outro ponto interessante é que, mesmo tendo muitos dados para rolar, não é um jogo onde a sorte é preponderante, pois temos sempre muitas opções na reserva para escolher. É preciso estratégia e análise dos oponentes para pontuar mais do que os adversários.
É um abstrato rápido e bem diferente dos que são vistos por aí. Além de possuir um conjunto de componentes de alta qualidade, a arte do jogo é linda, e as cores muito bem selecionadas, condizentes com o tema. Pela variação na reserva de materiais e uma boa quantidade de cartas de planta baixa, ele possui alto grau de rejogabilidade, garantindo que as partidas sejam bem diferentes.
Blueprints funciona bem com qualquer número de jogadores. Também merece destaque o fato de ser bem compacto, facilitando o transporte e achar um espaço para ser jogado em qualquer lugar.
Além de ser bastante divertido e despretensioso, é aquele filler no qual você quer jogar várias vezes sem parar. Pelo atrativo do preço mais em conta, nenhuma dependência de idioma e da facilidade de ensinar, é um jogo recomendado para todos os públicos e coleções.