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  4. Detalhes de regras do clássico Combate (Stratego)

Detalhes de regras do clássico Combate (Stratego)

Combate
  • avatar
    tpcordeiro18/07/20 05:47
    avatar
    tpcordeiro
    18/07/20 05:47
    1747 mensagens MD

    Decidi tirar essa pérola do armário para ensinar meu filho. Porém não tinha mais o manual, então vim aqui na Ludopedia
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/stratego/anexos/19500

    Porém ele me levantou algumas dúvidas (de antemão, bom citar q há diversas versões diferentes das regras do jogo, inclusive oficiais):

    1- O soldado pode andar quantos espaços quiser, porém não fica claro se apenas em linha reta ou o mesmo movimento pode ser em diversas direções
    2- Qualquer outra peça, com exceção do Cabo (na minha versão, Cabo Armeiro) é eliminada do jogo ao atacar uma mina (na minha versão, uma bomba). Porém faz sentido a mina/bomba sair do jogo também? Tenho quase certeza q no manual q eu tinha ela não saía...

    3- E essa é uma dúvida q eu sempre tive mesmo quando era moleque: o Agente secreto (na minha versão, espião) serve apenas para atacar o General (10)? Quando ele o faz, a peça deixa de ter utilidade pelo restante do jogo? Até quando era criança, eu achava q essa regra não fazia muito sentido, então achávamos justo e jogávamos com a regra q o espião mata qualquer peça q atacar (com exceção da mina/bomba), e é morto por qualquer um que lhe ataque. Alguém mais fazia/faz assim?

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  • brunosemi
    1418 mensagens MD
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    brunosemi18/07/20 11:06
    brunosemi » 18/07/20 11:06

    1 - Os movimentos são para frente, para tras e para os lados (nunca em diagonal). O soldado faz esse movimento quantas casas quiser (desde que não ataque na mesma rodada). A desvantagem é que fazendo isso ele se entrega.

    2 - Tematicamente, faz todo o sentido ela sair do jogo, afinal ela explodiu.

    3 - O espião servir só para eliminar a maior peça do jogo é pouco? Bota ele pra pegar a bandeira!

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  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi18/07/20 11:59
    brunosemi » 18/07/20 11:59

    Aproveitando o tópico, alguém tem as regras do Combate Marvel Heroes?

    Estou supondo que aqui no Brasil seja a mesma coisa com adesivos diferentes. Mas lá fora rola uma diferenciação com o uso de poderes. 

    O problema é que na BGG só tem essa informação em alemão. 

    0
  • Doidera
    1002 mensagens MD
    avatar
    Doidera25/07/20 01:40
    Doidera » 25/07/20 01:40

    Como tenho o app do jogo, fui testar as suas dúvidas e tudo o que eu achava que era, se confirmou, a saber, respectivamente:

    1) O soldado se move quantas casas o jogador quiser e for possível, mas apenas em um sentido em linha reta, em qualquer direção ortogonal;

    2) A bomba não sai do jogo quando explode uma peça do outro jogador, cabe ao jogador que perdeu a peça memorizar a posição da bomba pra tentar desarma-la com o cabo armeiro;

    3) O espião, por ter valor 1, não elimina nenhuma peça adversária, exceto o marechal, e apenas quando o espião ataca, ele só tem essa função mesmo (não é pouca coisa, visto que o marechal pode sair eliminando todo mundo que se mova do adversário, deixando-o com o exército bem arrasado).

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  • tpcordeiro
    1747 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro25/07/20 20:06
    tpcordeiro » 25/07/20 20:06

    Então, se vc entrar nesse manual, como falei, vai ver q nem tudo está como vc citou
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/stratego/anexos/19500

    Doidera::1) O soldado se move quantas casas o jogador quiser e for possível, mas apenas em um sentido em linha reta, em qualquer direção ortogonal;


    No manual do link acima isso não fica claro, até o próprio amigo brunosemi aí em acima falou outra coisa.

    Doidera::2) A bomba não sai do jogo quando explode uma peça do outro jogador, cabe ao jogador que perdeu a peça memorizar a posição da bomba pra tentar desarma-la com o cabo armeiro;


    O manual do link diz explicitamente q a bomba (mina) deve ser retirada do jogo. Eu tinha noção bem clara q a regra antiga era como vc disse.

    Doidera::3) O espião, por ter valor 1, não elimina nenhuma peça adversária, exceto o marechal, e apenas quando o espião ataca, ele só tem essa função mesmo (não é pouca coisa, visto que o marechal pode sair eliminando todo mundo que se mova do adversário, deixando-o com o exército bem arrasado).

    As vezes acontecia do Marechal "se matar" em uma bomba, aí o espião se tornava literalmente uma peça inútil durante toda a partida. Achávamos a regra dele poder matar qualquer um e ser morto por qualquer um bem mais legal e estratégica 8-)

    0
  • Doidera
    1002 mensagens MD
    avatar
    Doidera26/07/20 19:40
    Doidera » 26/07/20 19:40

    tpcordeiro::Então, se vc entrar nesse manual, como falei, vai ver q nem tudo está como vc citou
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/stratego/anexos/19500


    Doidera::1) O soldado se move quantas casas o jogador quiser e for possível, mas apenas em um sentido em linha reta, em qualquer direção ortogonal;


    No manual do link acima isso não fica claro, até o próprio amigo brunosemi aí em acima falou outra coisa.


    Doidera::2) A bomba não sai do jogo quando explode uma peça do outro jogador, cabe ao jogador que perdeu a peça memorizar a posição da bomba pra tentar desarma-la com o cabo armeiro;


    O manual do link diz explicitamente q a bomba (mina) deve ser retirada do jogo. Eu tinha noção bem clara q a regra antiga era como vc disse.


    Doidera::3) O espião, por ter valor 1, não elimina nenhuma peça adversária, exceto o marechal, e apenas quando o espião ataca, ele só tem essa função mesmo (não é pouca coisa, visto que o marechal pode sair eliminando todo mundo que se mova do adversário, deixando-o com o exército bem arrasado).

    As vezes acontecia do Marechal "se matar" em uma bomba, aí o espião se tornava literalmente uma peça inútil durante toda a partida. Achávamos a regra dele poder matar qualquer um e ser morto por qualquer um bem mais legal e estratégica 8-)

    Não me parece ser um manual oficial, tem cara de não-oficial, daí seu criador/editor ter livre arbítrio pra modificar a regra que quiser, acredito que por isso tem essas diferenças do manual oficial.

    0
  • Zumbisul
    213 mensagens MD
    avatar
    Zumbisul16/08/21 14:26
    Zumbisul » 16/08/21 14:26

    Doidera::Como tenho o app do jogo, fui testar as suas dúvidas e tudo o que eu achava que era, se confirmou, a saber, respectivamente:

    1) O soldado se move quantas casas o jogador quiser e for possível, mas apenas em um sentido em linha reta, em qualquer direção ortogonal;

    2) A bomba não sai do jogo quando explode uma peça do outro jogador, cabe ao jogador que perdeu a peça memorizar a posição da bomba pra tentar desarma-la com o cabo armeiro;

    3) O espião, por ter valor 1, não elimina nenhuma peça adversária, exceto o marechal, e apenas quando o espião ataca, ele só tem essa função mesmo (não é pouca coisa, visto que o marechal pode sair eliminando todo mundo que se mova do adversário, deixando-o com o exército bem arrasado).

    Deixar a bomba em jogo depois que ela elimina uma peça do adversário é uma desvantagem para o dono da bomba. O adversário não vai mais cair nela (só se tiver 5 anos) e ela vai ficar ali atrapalhando seus movimentos. Ou pior, vai permitir que o jogo acabe sem vencedor se todos os cabos armeiros forem derrotados e o prisioneiro estiver cercado de bombas.

    0
  • Doidera
    1002 mensagens MD
    avatar
    Doidera16/08/21 16:13
    Doidera » 16/08/21 16:13

    Zumbisul::
    Doidera::Como tenho o app do jogo, fui testar as suas dúvidas e tudo o que eu achava que era, se confirmou, a saber, respectivamente:

    1) O soldado se move quantas casas o jogador quiser e for possível, mas apenas em um sentido em linha reta, em qualquer direção ortogonal;

    2) A bomba não sai do jogo quando explode uma peça do outro jogador, cabe ao jogador que perdeu a peça memorizar a posição da bomba pra tentar desarma-la com o cabo armeiro;

    3) O espião, por ter valor 1, não elimina nenhuma peça adversária, exceto o marechal, e apenas quando o espião ataca, ele só tem essa função mesmo (não é pouca coisa, visto que o marechal pode sair eliminando todo mundo que se mova do adversário, deixando-o com o exército bem arrasado).

    Deixar a bomba em jogo depois que ela elimina uma peça do adversário é uma desvantagem para o dono da bomba. O adversário não vai mais cair nela (só se tiver 5 anos) e ela vai ficar ali atrapalhando seus movimentos. Ou pior, vai permitir que o jogo acabe sem vencedor se todos os cabos armeiros forem derrotados e o prisioneiro estiver cercado de bombas.


    É a regra oficial, mas cada um pode adaptar à sua visão.

    Eu acho essa regra melhor, não acho legal retirar a bomba, de qualquer forma, é um obstáculo a mais e vai que o adversário dá uma esquecida na posição da bomba...

    No caso de não sobrarem cabos-armeiros, cabe à estratégia do jogador preservar seus cabos-armeiros, pra tentar usá.los apenas pra desarmar bombas, não os expondo a confrontos.

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