Por The Games Hunter
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1310644/trickerion-legends-illusion-review-christopher-dic
"Venham, venham! Senhoras e Senhores passem para dentro e maravilhem-se com acrobacias desafiando a morte! Espantem-se com os truques incríveis que nossos talentosos mágicos realizarão bem diante dos seus olhos! Preparem-se para deslumbrarem-se, encantar-se, e o mais importante, se divertirem!"
A
Mind Clash está prestes a estourar na cena com seu primeiro jogo
Trickerion: Legends of Illusion. Ele foi demonstrado na Essen em outubro de 2014 e conseguiu um monte de atenção. O jogo também invadiu o mais exclusivo dos clubes exclusivos - 'dos jogos mais esperados de 2015’ votados pelos usuários do BGG. Isso não é tarefa fácil quando você considere a concorrência de editoras e franquias enormes.
Introdução
É a noite de abertura no Teatro Riverside, a performance inaugural de seu novo ato; você está nervoso? Você tem dedicado sua vida a este momento e agora, não só a fama e fortuna estão ao seu alcance, mas também a lendária Pedra Trickerion. Contanto que você se preparou corretamente, então nada pode ficar em seu caminho... além dos outros três mágicos que cobiçarão as mesmas coisas que você procura.
Trickerion está ambientado na cidade fictícia de "Magoria”, lar do lendário Dahlgaard o Magnífico, um mágico de grande habilidade e poder. Sessenta anos se passaram desde sua performance final e agora ele está de volta oferecendo a chance de ganhar um grande prêmio e ser proclamado o novo Mestre Ilusionista. Você tem sete semanas para ganhar o favor do público enquanto eles decidirão quem é o maior mágico entre vocês. Essas preciosas semanas serão gastas contratando especialistas e aprendizes para ajudá-lo, aprender novos truques, preparando-os e finalmente realizando-os.
O jogo é dividido em três fases. Alocação de trabalhadores, Performance e, finalmente, Manutenção (pagando trabalhadores, ajustando ordem do turno e redefinindo todas as peças necessárias do tabuleiro).
A primeira coisa que cada jogador precisa decidir é para onde enviar seus trabalhadores. Estas decisões são realizadas em segredo e simultaneamente. Cada jogador tem um baralho de cartas de localização que eles jogam em seus trabalhadores para mostrar onde serão enviados. Todos os jogadores revelam as suas decisões em conjunto e, em seguida, um de cada vez, começando com o primeiro jogador (o jogador com a menor fama [pontos de vitória]) moverá um de seus trabalhadores para o local a ele atribuído. O jogo gira em torno da mesa até que todos os trabalhadores foram colocados ou até que todos os jogadores passaram e não desejam fazer quaisquer outras ações de colocação.
Cada trabalhador / especialista / mágico tem um custo base em ponto de ação e ações que fazem custarão entre 1 e 3 pontos. Mágicos têm 3 pontos de ações, trabalhadores especializados têm 2 (Engenheiro, Gerente e Assistente Bonita) e finalmente Aprendizes só tem 1 ponto de ação. Lembre-se também, cada trabalhador que você envia (Mágicos não são considerados trabalhadores) têm de ser pagos no final da rodada. Se você não pode se dar ao luxo de pagar por seus serviços, ou você não quiser, então você será penalizado na forma de pontos de fama [seus pontos de vitória].
Os locais disponíveis no tabuleiro principal são Downtown, Market Row, The Theatre e Dark Alley (não utilizado no jogo básico). Cada local tem quatro espaços de ação disponíveis para ele, e estes são onde você coloca seus trabalhadores. A vantagem de ser o primeiro a colocar é que os espaços anteriores concedem pontos de ação adicionais ao trabalhador colocado lá. Estes espaços vão proporcionar 01/02/0 pontos de ação de bônus (ou você pode gastar fragmentos Trickerion para aumentar em 1, exceto no Teatro).
Downtown possui um Banco [para obter dinheiro], a residência de Dahlgaard [para aprender novos feitiços] e uma Pousada [para contratar trabalhadores extras]. Cada turno seis dados são lançados, dois por cada área de Downtown. Os dados para a residência de Dahlgaard determinam que tipos truque podem ser aprendidos (existem quatro tipos de truque e quatro mágicos, cada um especializado em um círculo de magia). Os dados bancários mostram quanto o dinheiro pode ser retirado do banco e a Pousada mostram que tipos de trabalhadores estão disponíveis para contratação. Quando um dos dados de ações for pego, este dado é virado para mostrar seu lado 'X', sinalizando que a ação não está mais disponível. Um toque interessante é a possibilidade de gastar pontos de ação para mudar a face de um dado para qualquer coisa que você queira, isso pode ser uma tática de bloqueio agradável, transformando-o em um 'X' e, assim, impedir o seu uso por outros jogadores.

Visão dos Dados de ação e Alocação de Trabalhadores em Downtown
Em Market Row você pode comprar os componentes que precisa para seus truques, reservar futuros componentes para os truques mais complicados e / ou negociar com o lojista um melhor negócio. Há doze tipos de componentes no jogo que descrevem os apetrechos habituais que você esperaria encontrar em uma caixa de ferramentas de um mágico. Corda, vidro, serras, pombas, fechaduras, espelhos, etc. Estranhamente, não há coelhos! Esses componentes são agrupados como básico, avançado e especialista, custando 1, 2 e 3 de ouro, respectivamente.
A função aqui que eu realmente gostei é o mecanismo para encomendar peças. Cada turno apenas quatro tipos de componentes estão disponíveis para compra. Quando novas peças são ordenadas tornam-se disponíveis no turno seguinte, substituindo itens que anteriormente estavam disponíveis para compra. Novamente, isso pode ser usado para bloquear oponentes pela remoção de itens que eles precisarão para seus truques. Há também uma maneira de obter componentes mais rápido, mas isso é muito caro (em termos de pontos de ação e realmente é um último recurso).
Visão da área de compra e alocação de trabalhadores em Market Row
Eu mencionei que este é um grande jogo? Oh, e há algo que eu esqueci, um outro local. No topo do tabuleiro principal, cada jogador também tem seu próprio tabuleiro. Este contém as informações de setup para o seu Mágico e é usado para armazenar truques, componentes e todo o dinheiro que foi adquirido. O tabuleiro do jogador também contém espaços de ação para o seu Mágico e Aprendizes. Esse tabuleiro pode ser estendido para contratar personagens especializados. A imagem abaixo mostra o tabuleiro do jogador estendido com um de cada tipo de especialista. Finalmente, o tabuleiro do jogador também mostra a localização Workshop. Trabalhadores são enviados aqui para preparar truques para as próximas atuações.
Uma palavra rápida sobre truques antes de seguirmos em frente. Estou ciente de que estou dando apenas uma explicação sumária para certos elementos do jogo, mas há tanta coisa acontecendo que seria muito difícil entrar em mais detalhes. Você pode ter até 3 truques em sua posse, e estes ficam em seu tabuleiro de jogador. Colocar trabalhadores no Workshop permite preparar truques desde que você tenha os componentes necessários. A figura abaixo mostra o truque "Coelho na Cartola" (está no tabuleiro do Engenheiro porque ele permite que o jogador aprenda um truque adicional). Ele exige uma pomba, pano e madeira para ser preparado. Uma vez preparado um marcador de é colocado sobre o truque (o sinal com um diamante, neste caso). Fichas correspondentes similares são usadas para completar cartas de performance no Teatro para que você possa identificar quais truques estão sendo executados e marcar pontos de fama, ganhar ouro e fragmentos Trickerion.
Estendendo o tabuleiro com especialistas
Finalmente, o Teatro; este é o lugar onde você envia seus subordinados para ajudar a montar suas rotinas de palco [back stage] ou envia o seu Mágico para se apresentar [Main Stage Area] .O Teatro contém quatro espaços, então em qualquer turno cada Mágico tem a oportunidade de se apresentar (e ganhar fama, ouro, fragmentos). O espaço mais atrás dá fama negativa e ouro, mas confere pontos de ação extra. Este espaço é útil para ações de bastidores (carregar cartas de performance com marcadores de truque). Além disso, os especialistas colocados aqui podem fornecer um benefício para o jogador em termos de fama / ouro / fragmentos ao realizarem sua performance. Os dois espaços centrais conferem nenhum benefício, e o último espaço, o grande final, oferece menos pontos de ação, mas mais fama e recompensas em ouro.
A área frontal é o palco principal. Este é onde a mágica acontece! Somente Mágicos podem ser colocados aqui. Se um mágico estiver no palco principal durante a fase de performance, então ele pode escolher uma carta de Performance (ver imagem abaixo) que contém pelo menos um dos seus truques concluídos. Os truques concluídos são removidos e para que a carta de Performance possa ser usada novamente, teria de ser carregada com truques em uma rodada posterior. Uma vez executado, todos os truques pagam suas recompensas aos respectivos jogadores, lembrando-se de calcular quaisquer bônus ou penalidades que devem ser aplicadas.
As cartas de Performance no Teatro em vários estágios de conclusão
Estas são as outras áreas do tabuleiro que não são utilizadas no jogo básico: Beco Escuro e Profecia [Lado direito da foto acima]. (O jogo básico também remove poderes únicos do mágico.)
Uma vez que a fase de Performance for concluída o tabuleiro é reposto para o próximo turno. Os dados são re-rolados, a ordem de iniciativa é determinada (menos fama vai em primeiro lugar) e as cartas de performance do Teatro movem-se em torno do tabuleiro. Se chega um momento em que uma carta de Performance é movido no tabuleiro, os marcadores de truque que ainda estão nela (a partir de performances incompletas) também são removidos e voltam para a reserva não utilizada do jogador. Há seis rodadas no jogo básico e sete rodadas no jogo completo. Na rodada final, o vencedor é aquele com a maior fama.
Como você deve ter notado a partir do topo desta análise existem literalmente uma tonelada de componentes (ok, talvez não muitos), mas a caixa está transbordando com eles. Em vários comentários nos fóruns, lamenta-se a recente onda de enormes caixas com conteúdo mínimo e preço pago por espaço de ar. Esta crítica não pode ser aplicada em
Trickerion.
Me foi fornecido um protótipo do jogo para avaliação, mas digo que isto é irrelevante. O conteúdo era realmente bom, desde os tabuleiros dos jogadores até os marcadores e não parecia que seria a mesma coisa do produto acabado (a Mind Clash afirma que eles procurarão melhorá-los ainda mais, uma grande pergunta é "como?" se a qualidade mostrada já está muito alta). Eu acho que as únicas peças que precisavam ser mexidas, talvez, são os dados de madeira, eles estavam muito leves e tinham adesivos nos seus lados em vez de serem gravados. Esses adesivos também estavam presentes nos marcadores de trabalhadores dos jogadores. Não há um problema com o adesivo em si, mas eu fico preocupado que com o tempo eles possam cair. Honestamente, se você fosse a uma loja e visse este protótipo enviado para mim em uma prateleira ao lado de outros jogos, você dificilmente o identificaria como um protótipo, pelo contrário, seria provável que ele fizesse sombra sobre a maioria dos jogos disponíveis.
Todos os tabuleiros, o tabuleiro principal do jogo e todos os tabuleiros de trabalhadores especializados e marcadores de componentes são de alta qualidade, papelão 2mm de espessura e bem detalhados. As cartas também (cartas de colocação, cartas de teatro, etc.) são bem produzidas com um acabamento brilhante agradável. O restante dos elementos compreendidos são tokens de madeira, fragmentos de plástico e um marcador de turno de vidro. Não há realmente muito a dizer, pois todos eles são de alto nível!
Ah, sim, há uma outra ligeira questão que não me incomoda muito, mas definitivamente causou um pouco de confusão quando eu estava menos familiarizado com o jogo que era a cor dos componentes de truques. Os componentes avançados e de peritos eram de cores com tonalidade próxima uma da outra, e como eu disse, uma questão menor.
Arte dos personagens
A obra de arte no tabuleiro principal retrata a cidade de Magoria e o estilo de desenho e cores suaves realmente exalta o tema e a ambientação. A obra de arte sobre as cartas de Magos e Truques possui um estilo diferente, mas igualmente bonito e mais uma vez, parece que pertencia a um cartaz real do período de tempo que o jogo é ambientado (eu quero dizer Vitoriano, mas isso é simplesmente porque eu sou inglês). Algumas das artes eram temporárias na versão protótipo, mas com base no resto do jogo estou confiante de que o alto padrão será mantido na versão final.
Jogabilidade
O jogo é complexo, mas não complicado. À primeira vista, em parte devido à escala dos tabuleiros e número de componentes, ele provavelmente irá intimidá-lo. Animem-se, pois ele é lógico e flui muito bem. A primeira vez provavelmente será um exercício de coçar a cabeça e vai demorar um pouco de tempo para que cada jogador descubra como proceder para realmente conseguir um truque concluído e pronto para executar, mas ele rapidamente se torna claro e simples como o jogo realmente é. Uma ou duas rodadas mais tarde e você estará no seu caminho. Dito isto, espere que o seu primeiro jogo seja repleto de momentos de "
oh, eu joguei errado esta rodada", e "
uh-oh, eu não planejei isso muito bem". Não é porque você está jogando de forma incorreta, simplesmente porque as nuances do jogo não serão facilmente perceptíveis à primeira vista.
Eu joguei em dois e quatro jogadores, e eu posso certamente atestar que ele se adapta bem. Embora há algumas coisas que poderiam ser melhoradas em um jogo para dois jogadores, particularmente o Teatro, enquanto o elemento da concorrência é perdido nessa área do tabuleiro. Todas as outras áreas têm espaços bloqueados para cada jogador que não está participando. Com mais jogadores as cartas de Performance enchem-se mais rapidamente e, portanto, é mais fácil fazer as coisas realizadas e a pontuação torna-se um pouco mais rápida. Eu não mencionei anteriormente, mas truques e cartas de Performance têm requisitos mínimos de fama, por isso esperamos um jogo para dois jogadores a ter pontos de vitória mais baixos e é muito difícil obter os requisitos para as cartas mais difíceis.
Outra ligeira questão com o jogo é seu tamanho. O tabuleiro em si não é tão grande, mas quando cada jogador começa a contratação de trabalhadores Especialistas os vários tabuleiros de jogador tornam-se rapidamente do tamanho de um tabuleiro de jogo completo. Cinco tabuleiros (incluindo o principal) das pessoas sobre uma mesa e você percebe que precisará de uma enorme quantidade de espaço! Ainda assim, parece bastante deslumbrante.
E você precisa de tempo para jogar este jogo. Penso que 30-45 minutos por jogador. Felizmente porém, não há uma enorme quantidade de tempo de espera, porque a fase de alocação de trabalhadores é feita simultaneamente e esta é a parte mais demorada do jogo. No entanto, você precisa estar consciente de pessoas que podem sofrer um pouco de paralisia, eles podem segurar drasticamente o jogo.
Em todas as minhas sessões eu só joguei o jogo básico. Isto significa que o jogo durou apenas seis rodadas, não há Poderes Mágicos, Profecias e a área de Dark Alley não estava em jogo. Maiores cartas de ponto de fama (que exigem, pelo menos, 36 pontos também são removidas do jogo). Eu não posso comentar sobre o tempo que um turno extra acrescentaria, ou muito sobre as áreas adicionais, mas estou certo que os novos mecanismos adicionam estratégia e profundidade.
O livro de regras é bom, embora seja muito longo. É certamente necessário alguns ajustes aqui e ali, e eu acho que deve dividir os elementos do básico e avançado completamente. Isto permitira que os jogadores lessem o manual sem a necessidade de aprender no momento sobre os elementos que ainda não estarão jogando.
Trickerion: Legends of Illusion é um jogo sólido, com algumas inovações interessantes. Eu gosto do elemento de alocação de trabalhadores e o balanço entre as áreas que dão ações adicionais em relação ao número de ações que cada tipo de trabalhador têm. Eu realmente gosto das decisões que você faz no Teatro, performando ou deixando outro Mágico realizar truques por você.
A arte é bonita e traz o jogo para a vida. Gostaria de pontuar melhor a arte, mas ela não estava completa no protótipo. Os elementos concluídos deu uma ideia muito boa do que esperar. A qualidade dos componentes é de alto nível e sei que os dados foram melhorados, que era um dos meus pontos de atrito.
Pessoalmente, a longevidade é alta, mas eu aceito que este não é um jogo para pessoas que querem jogos mais rápidos ou mais claros, então você precisa saber o que está comprando. Este é um grande jogo, com muita coisa para pensar e considerar enquanto joga. Não é para jogadores eventuais e para eles será uma experiência menos agradável. No entanto, isto é mitigado um pouco pela inclusão de regras mais simples, mas ainda terá duas horas de duração.
O único outro ponto negativo, se você pode chamar assim, é o tamanho do jogo. Você precisa de espaço para jogar. Não espere jogá-lo em sua mesa de café numa tarde preguiçosa de domingo.