Bombardium::Tava esperando há um tempo. Esse jogo AGORA parece que vai ser Civ.
Eu não me empolgaria tanto. rs
Não me entenda mal, eu adoro este jogo. Eles pegaram elementos da versão digital e fizeram um novo jogo analógico, que é excelente de jogar. Sinceramente, se fosse uma reprodução do digital, não sei se eu gostaria tanto: provavelmente seria complicado e demorado; este Novo Amanhecer é tranquilo (apesar do manual meia-boca que precisou de FAQ posteriormente) e rápido de jogar.
Segundo este anúncio (em vídeo na última terça-feira e no texto da Asmodee alemã do link na notícia), a expansão trará mais elementos ao jogo que manterão o aspecto "novo jogo com aspectos do digital". Por exemplo:
. Distritos: foi o que os anunciantes mais ficaram empolgados, talvez o grande diferencial de toda a expansão que, na verdade, vai dar mais poder de ação ao jogador (de um modo simples).
. Exploração: que foi uma reclamação de muitos (ao menos, aqui na Ludopedia), mas que não deve ser grandes coisas a não ser pelo fato de que as Capitais começarão mais próximas entre si e a incógnita com relação aos recursos.
. Ação Militar: para mim, o aspecto mais interessante da expansão, pois o jogador poderá ver as tropas adversárias chegando; no jogo-base, é uma simples sensação de atrito entre fronteiras.
. Forma de governo: parece ser algo bem simples, apenas dando mais força à barra de foco.
Fico curioso para saber como o novo disco de eventos funcionará, além das cartas de foco específicas que, de novo, não vai mudar muita coisa da jogabilidade, mas deve ser um tempero a mais.
Outra coisa: perderam a oportunidade de fazer algo relacionado aos hexágonos de água. Senti falta de aspectos de navegação mais "táteis" e não o modo abstrato como está no jogo-base.
Mesmo assim, repito: adoro o jogo, gosto muito de jogar, já viu muita mesa aqui, mesmo eu sendo o único que já jogou a versão digital no grupo.
Aguardemos maiores informações.
No mais, será que essa expansão vem ao Brasil? O jogo não pareceu ser um sucesso de vendas e tem muita gente (aqui na Ludopedia) que se arrependeu, apesar da nota dele ser boa.