red_djow::Vanderbou::red_djow::Vanderbou::Bah Cássio, enquanto lia seu texto via nele meu próprio reflexo! A escolha de jogos para número de jogadores maiores que nunca vêem mesa cheia, a espera por aquele passo além dos familiares que não chega pq na verdade é uma vontade nossa e não deles, a febre do colecionismo, a febre do jogo novo, o leilão motivado pela necessidade e pela percepção desses fatos acima... Incrível!
Esses são passos que todos seguimos enquanto amadurecemos no hobby, mas é interessante ler na forma narrativa que é característica sua.
Valeu! Abraço!
Grande Filho de Vander, obrigado pela presença, mais um sulista na jogada. É muito bom saber que não sou o único que passa por essas situação. Até a próxima!


Gostei da sacada com o nome! É isso aí, temos que disseminar nosso hobby por essas bandas.
É isso Vanderson, vamos seguindo. Agora, fiquei curioso, que jogos ai vc chegou a pegar por player count, e depois desencantou? E quais tb foram os mais complexos que o grupo familiar tb não absorveu?
Então, não é que eu peguei os jogos para jogar com mais pessoas, no meu caso eu peguei os jogos porque acredito que são bons jogos porém muito dificilmente consigo juntar mais do que três pessoas para jogar e eles rodam melhor com pelo menos 4 pessoas. Por exemplo: Study in Emerald (principalmente esse!), Imperial, Archipelago, Genova, Stephenson Rocket; e os de controle de área em geral: Rising Sun, Power grid, El Grande, Dominant Species... (mas por enquanto mantenho na coleção pq ainda tenho esperanças xD)
Com relação ao grupo familiar (onde eu sou o único do hobby e que realmente tem jogos), são três os fatores que impedem a "evolução": Peso do jogo, tempo do jogo e tempo de explicação: Então muitas vezes o jogo até pode não ser pesado, mas demora muito para explicar as regras (Luna, La Granja) aí o pessoal não quer nem ouvir. Quando se propõe a ouvir as regras mas na hora de jogar leva mais de 2h, normalmente não tem uma segunda partida (Le Havre, Tikal, Brass, Terraformin Mars). Ou o jogo simplesmente é tudo isso junto (Dungeon Lords, Lisboa, Teotihuacan, xD). Aqui fazem sucesso os mais leves e "elegantes" Azul e Samurai e um pouquinho acima: Troyes e Agrícola.
Difícil a vida de boardgamer em cidade pequena...