Cara, li, reli e juro que não entendi sua dúvida, a não ser que alguma regra tenha sido atualizada, diferente do meu manual.
Moedas não podem ser levadas de uma partida pra outra. você é obrigado a gastar todas no final da partida, na fase de melhoramento. O máximo que se pode guardar é uma moeda.
No caso, durante uma partida, é possível ganhar moeda matando heróis inimigos, achando baús, matando monstros, quando monstros matam heróis inimigos e por objetivos que cumpriu.
Acho que o cidadão tem que jogar de forma MUITO RUIM pra não conseguir achar um baú sequer, não conseguir matar UM monstro e nenhum herói de outra guilda morrer (oq daria moedas pra esse jogador ruim).
Mesmo que tudo isso acontecesse, na fase de melhorias tem um draft. então você pode segurar cartas boas que não vai comprar só pra impedir outros de comprarem.
como moedas não podem ser levadas de uma partida pra outra, dá pra se recuperar tranquilamente na próxima partida, pois geralmente as armas e magias de um nível não são tãããão mais overpowers que a de um nível abaixo... tipo uma espada nível 2 não vai diferir muito de uma nível 1 ao ponto de tornar inviável pra quem tá atrás não conseguir se recuperar.
Por fim, ficar na frente numa partida geralmente significa ter se arriscado mais e morrido mais, logo, você vai ter mais cartas de maldição. Alias, tem várias melhorias de custo zero e um. Então mesmo o cara mais azarado consegue se equipar um pouco.