Just think of a circus clown.
You can think of a circus clown.
To your surprise, joy has arrived.
Apenas pense num palhaço de circo.
Você consegue pensar num palhaço no circo.
Para a sua surpresa, a alegria chegou.
-Sri Chinmoy
Mini review Meeple Circus
Vi que o Meeple Circus não tem nenhum review na Ludopedia, então me comovi com a situação dele e pretendo trazer justiça a esse jogo muito legalzinho! Ele faz parte do que tenho chamado de escola francesa: jogos diferentes, geniais, muitas vezes. (Dixit, Ilha do Tesouro, Concept, 7th Continent, Hanabi, Lewis & Clark, e vários outros)

Muitos de vocês conhecem o Animal Upon Animal acredito.
O Meeple Circus é como uma versão jogo de tabuleiro do Animal Upon Animal. Quero dizer, um jogo completo, e não só um brinquedo. Isso quer dizer que não é só um brinquedo de equilíbrio. Ele tem drafting de cartas, objetivos individuais, timer com música, etc.
O jogo é assim: você começa com alguns equilibristas, que possuem valor diferente de acordo com a posição no seu empilhamento. Aí vocês vão fazendo drafting das cartas, pegando mais alguns componentes e também objetivos. Cada um faz simultaneamente a sua performance com os componentes que recebeu, marcando os pontos. No round seguinte, você continua com o que pegou nos anteriores, mas ganha mais componentes e objetivos, digamos, de nível 2. No último round, cada jogador faz sua performance final sozinho, e marca seus pontos. Falando assim, parece pouco, mas o fato é que ele é muito, muito legal! Se Animal Upon Animal já é legal, imagine colocar uns 20 tipos de animais, objetos, com objetivos e jogadas especiais. Uma dessas jogadas especiais, por exemplo, é o palhaço. Você ganha pontos extra se colocar ele no alto e, depois da sua performance, derrubar ele no chão. Mas tem o risco que derrube outras coisas junto, e elas deixarão de valer pontos! Outro objetivo muito legal é, enquanto empilha, explicar o que cada personagem faz na vida privada: "Agora vem a foca Funil - esse é o nome dela porque ela engole peixes sem mastigar! Agora o acrobata Roalberto, chamado assim porque o pai queira chamar ele de Roberto e a mãe de Alberto!". Os outros jogadores ficam fiscalizando, pois você pode perder pontos se esquecer de falar de um personagem.

Ele também vem um música de fundo de circo (muito legal, por sinal!) que serve como timer.
Enfim: recomendo para adultos principalmente! Ficamos muito surpresos, pois é realmente muito divertido. Estou escrevendo isto e pensando: "assim que der, vou jogar de novo com meus amigos!"
Mas crianças também gostam. Se forem muito pequenas, vão ter dificuldades, pois as peças são menores que o Animal Upon Animal. Arrisco dizer 5+ anos de idade.
At times, intellectual goals
Can be as funny
As circus clowns.
Por vezes, metas intelectuais
Podem ser tão engraçadas
Quanto palhaços de circo.
-Sri Chinmoy