thyranicus::Bom... li o relato e não entendi absolutamente nada....hauhauah..... vc fez um "battle report" inspirado na sua jogatina.... e nem comentou nada sobre o jogo em si... uma pena... poderia ter falado do jogo... o que acha dos 18xx... qual sua visão sobre o 1846.... isso ajudaria muito as pessoas como eu que não manjam nada desse mundo e que querem conhecer...
Bom..mesmo assim... parece que a jogatina foi boa... 
Sinto muito, João Carlos. Espero que curta os artigos do Lucas e tenha oportunidade de conhecer vários jogos. Recomendaria o 18Chease numa partida mais tradicional, ou se quiser começar com um micro-jogo: 1800. Este não reflete a experiência completa, mas ajuda a fixar vários padrões.
Eu estou empolgado, vidrado, apaixonado em 18xx. O estilo é para quem gosta de jogos mais complexos, mas não deveria ser algo distante para pessoas nesse meio, entre Lacerdas e Ecklunds, etc. As partidas podem ser longas, sem dúvida, mas os relatos exagerados que eu já ouvi me parecem que seriam entre partidas de vários novatos que teriam dificuldade em ditar ritmo as partidas. Apesar de que, há jogos mais complexos que ainda não conheci.
Sobre o 1846, este é um jogo bem direto, se comparado as versões mais próximas do 1830. Por isso, muitos comentam que ele ajudou a tornar o estilo mais popular recentemente. Algumas coisas que ele ajuda a iniciantes são: um
draft de companhias iniciais, ao invés de um leilão que novatos teriam mais dificuldade em avaliar; os trens envelhecidos operam uma vez mais, ao invés de deixar a corporação em emergência.
marciusfabiani:: Massa, Marcos! Depoimentos como o seu sempre me lembram aquela tirinha:
Entrei, mergulhei no lago dos 18xx e nem lembro mais o que estava buscando. Essa primeiro partida deve ter 2 meses no máximo e desde então são duas partidas online por semana, lendo regras de novas versões, fóruns, conversas pós-jogo, grupos de Whatsapp... a caverna não tem fim.