Hugosan::Eu acho a parte do "Explique por partes" a mais difícil.
Já me peguei tentando explicar o jogo todo antes do pessoal começar a jogar... O que é contraproducente, já que informação demais sem aplicação prática é esquecida rapidamente.
O ideal é explicar o essencial para começar e ir pincelando detalhes das regras assim que for importante. Mas daí temos um outro problema... Lembrar disso no momento certo.
Pra mim é muito complicado explicar regras novas por conta desses 2 fatores... a) Sou afobado e quero explicar tudo de vez, sendo que o novato não vai absorver e b) sou esquecido.
Resumo - Não sou bom pra explicar regras. 
Eu tbm me encaixo no que vc se considera. Mas com dois agravantes:
1) preguiça: detesto, repito,
de-tes-to ler manuais. E isso é fundamental para jogarmos certo, eu sei, tenho tentado ler mais e aprender mais nas minhas dificuldades, pois fiquei muito dependente de um amigo que sempre me mostrava os jogos, me ensinava tudo e aí, como eu decorava como jogar, não criava hábito de ler o manual. Resultado: meu amigo se mudou de Estado e agora eu tenho de me virar. Bem feito pra mim hahaha. Se o manual for em português (ou tiver traduções de fãs) e o jogo ter vídeos de jogatinas e explicações como o do Siga O Coelho, por ex, aí me ajuda demais. Ps: adoro ler livros e tal, leio muito, mas qd são manuais, instruções, passo a passo...
2) Como
não falo inglês, então alguns jogos ficam parados (caso do meu Sky Traders q nunca joguei) e à espera de um amigo (cobaia rs

) que traduza pra mim. Os que acho traduções na internet, Ok, o negócio é arrumar as traduções para as cartas e imprimi-las para colocar na frente da carta original (o que nem sempre tbm tem por aqui - os paste-ups, que tbm n sei fazer).
Enfim, o texto me deu norte para melhorar minha paciência, afobação, meu hábito de leitura de manuais e encarar como algo prazeroso. E tbm, pq não, melhorar o inglês!