Crown of Emara é um jogo de colocação de trabalhadores com rondel duplo e gestão de cartas com ações variáveis.
A produção do jogo é excelente, tem imenso material de boa qualidade e as ilustrações são muito bonitas.
Crown of Emara é um daqueles jogos cheio de variáveis e caminhos para se descobrirem e que dificilmente se dominará com menos de 5 partidas. O jogo passou completamente ao lado da maioria do público e, de certa forma, injustamente, trata-se de um jogo que se joga muito bem, bem testado e um que não renega a sua origem de eurogame alemão.
Se analisarmos cuidadosamente o jogo não iremos encontrar nada de novo em termos de mecanismos, no entanto, temos de dar os parabéns à forma elegante como foram integrados aqueles que fazem avançar uma partida de Crown of Emara.
Podemos dizer que há pouca interação entre os jogadores, e que o factor de aleatoriedade está presente no jogo e pode ser pouco digerível para alguns, no entanto, na minha opinião, está presente num nível aceitável.
Crown of Emara é um eurogame sólido e bom. Os fãs deste estilo vão seguramente gostar de o experimentar. É um design consistente, com variadas opções estratégicas, e a dupla pontuação (civilização e construção) é um subtileza muito bem integrada que nos força a apostar no equilíbrio destas duas formas de pontuar. A experimentar!