isR34L::Animoita::isR34L::Verde é a Cor mais Quente: Amor e ódio com Power Grid
(...)
Se curtiu esse texto, não se esqueça de se inscrever no nosso canal! 
citei pra aparecer a postagem pra vc, mas vamos lá.
Como você parece ser experiente no jogo eu vou checar se minhas impressões não estão erradas.
Jogamos a primeira partida de Power grid hoje e vou confessar que foi meio broxante. Jogamos em 4, todos com experiência em boardgames, e a partida foi meio sem graça pq lá pela metade da etapa 2 já dava pra saber que eu ganharia o jogo.
Pareceu um jogo em que é muito difícil pegar o líder, aqui eu liderei de ponta a ponta. Pareceu um ciruclo vicioso porque eu sempre conseguia ganhar mais dinheiro e por consequência fazer mais casas que meus adversários.
Vejo que na sua analise vc fala do primeiro jogador que é o ultimo a comprar recurso ficar sem poder comprar porque acabou.
Novamente, só joguei uma partida, mas isso me pareceu muito difícil de acontecer. Pq, pelo q eu entendi das regras, você só pode comprar recurso que você consegue estocar, então se eu tenho uma usina que gasta 2 carvão, só posso comprar no máximo 4 carvões. Então na pratica pareceu muito dificil alguém ficar sem recurso pra comprar. Na pratica pra isso acontecer eu acho que todo mundo na mesa teria que ter apostado no mesmo tipo de energia.
Aqui, mais pro fim na etapa 2 substitui minha ultima usina, ficando com uma que gastava 1 carvão pra alimentar 5 casas (salvo engano), 1 de uranio p/ 6 casas, e uma de 2 ou 3 lixos pra 6 casas tb. Na pratica mesmo sendo o ultimo a comprar toda vez sempre tinha recurso, mesmo eu pagando mais caro isso não era um problema, pq eu tava constantemente ganhando mais de 100 dinheiros.
só pra explicar como foi a partida aqui eu conseguia fazer constantemente duas casas por rodada, ao passo que os adversarios demoraram algumas rodadas pra fazerem isso. Então dali pra frente eu só rushei colocando 2 ou 3 casas toda rodada até dar 17
Uma pena que não tenha brilhado cara! Vou fazer umas considerações diversas:
- Faltar recurso, realmente não é COMUM (principalmente em 3/4 players), sendo que vai ficando mais fácil com mais players. Alguns mapas também acabam influenciando a facilidade ou não disso ocorrer pela reposição de recursos. Porém ao menos no meta-jogo, cogitar essa possibilidade ja é tenso, como por exemplo comprar uma usina de fim de jogo, contando que todo mundo não comece a comprar/estocar recurso.
- Existe uma fama do jogo, de que ele é difícil de segurar o líder, eu até acredito que seja coerente, porém nas últimas 2x que jogamos, um dos jogadores foi com a estratégia de ficar em último sempre, economizar nas compras e acabou ganhando em uma das partidas.
- Setup inicial é super importante, se 3 jogadores ficarem se batendo e 1 outro jogar sozinho pode ser um problema. Os players tem que estar ligados para que na etapa 2 eles construam casas de forma a bloquear o avanço do jogador que ficou isolado.
Agora uma mais específica:
"mesmo eu pagando mais caro isso não era um problema, pq eu tava constantemente ganhando mais de 100 dinheiros."
Talvez tu realmente tenha passado o rodo nos teus amigos, pois na minha experiência, o jogo se ganha ou perde nessas diferenças (isso e leilão). Ja assumimos que é fato, que vai empatar o número de cidades alimentadas e que a diferença vai ser no dinheiro. Ficar pagando mais caro em recurso realmente faz muita diferença.
Em fim, vale sempre uma 2a jogatina de tira teima, mas as vezes, não deu match mesmo.
Abraço!
Acho que tu matou o porque da partida ser tão desiquilibrada aqui pra gente quando diz que ai vcs assumem que a quantidade de cidades vai terminar empatada.
O que aconteceu aqui foi acho que vacilo dos outros players mesmo.
1) começou em uma região ruim e logo ficou fechado tendo que esperar a etapa 2 pra ter pra onde expandir.
2) outro comprou muitas usinas caras e ruins no começo, apostou tudo naquelas usinas verdes que na real, me pareceram meio bosta pq alem de serem caras (todas 20 pra cima o que no começo do jogo é MUITO dinheiro, alimentam poucas casas, normalmente duas). acho que como era primeira aprtida ele supos que a economia com recursos seriam melhor do que realmente foi.
3) gastou muito nas usinas de começo de jogo querendo vencer os leilões, enquanto eu peguei algumas usinas levemente piores mas pagando bem menos.
O que isso gerou foi que chegou um momento que eu tinha 6 casas enquanto todo mundo tinha 4. Então dai pra frente eu sempre mantive a vantagem, pq toda vez q alguem construia 2 ou 3 casas, eu construia tambem. No final fui o único com 17 casas. Alem disso corri muito solto no mapa, acho que fui construir a minha primeira casa de 15 lá pela oitava ou nona casa
Acho que o problema foi realmente falta de marcação na partida.