Senhores, belo jogo para celebrar o ep n. 10. De maneira geral, queria parabenizar pelo trabalho até aqui, vocês estão numa crescente e os ep estão melhorando conforme vocês se entrosam mais.
Sobre os comentários iniciais, o Mário se contradisse depois da explicação dele de exploração do TI4 hein! Quando tava explicando sobre Xia, haha. Conceituou exploração como sendo revelar etc. Sem crise, eu continuo não concordando pq pelo argumento dado ai é basicamente eXpand, quando você vai para novos planetas, e não eXplore. Fica a sugestão para talvez um ep só sobre 4X, afinal quase sempre são pesados.
João, o Leaving Earth de fato não se compara com High Frontier como já havia falado. Tenho certeza que o segundo é muito mais jogo. Mas se tiverem vontade, deem uma nova chance. Os dois principais problemas que você relatou são mais de inexperiência que design de fato.
1) O fato de usar vários lançamentos acaba sendo a estratégia mais óbvia no inicio, mas de longe a mais eficiente. O segredo são missões utilizando RENDEZVOUS para acoplar e desacoplar naves no espaço. Dessa forma é possível fazer um grande lançamento da Terra, e criar uma espécie de estação(ões) no espaço para cumprir várias missões ao mesmo tempo. Isso é bastante melhorado nas expansões, nesse sentido principalmente a Leaving Earth: Stations.
2) E o ponto para interação é a co-operation... que engana ao parecer que é realmente isso. É dali que sai toda interação, deveria chamar negociação ou diplomacia! As negociatas envolvidas para lançamentos e missões conjuntas são cruciais para esse jogo brilhar como multiplayer. Se cada um fizer teu jogo, dai é realmente melhor jogar solo (mto bom para isso alias como citado). Difícil explicar aqui as possibilidades mas com um grupo que entende isso fica muito bom. Também melhora um bocado com as expansões.
Quanto a estrela do ep, Mage Knight também já foi meu top1 mas igual aconteceu com o Mário, foi perdendo o encanto com o tempo. Ainda acho um jogasso e várias vezes bate uma vontade de comprar de novo um base + lost legion pra brincar. Aqui no nosso grupo rolaram algumas tentativas de jogar competitivo, podendo atacar o outro e tudo mais. Apesar de divertido em alguns aspectos (tipo emboscar alguém que acabou de ter uma super treta com um dragão), ficou algo muito over, as regras pra combate de mage knight x mage knight tem várias particularidades.
Era isso e no aguardo do TTA, hehe. Abraços!