Gbur::jevver2::Grachinski::- Erro: Na Variante de Objetivos, desconsidere a frase "Ele as revela e as pontua, antes de devolvê-las para o suprimento" e troque pela seguinte "Ele as mistura com as fichas lendárias que ele já possuía e devolve para o suprimento um numero de fichas lendárias excedente ao número de objetivos já completados." Apesar dessa ser a regra correta, ela é difícil de entender então eis como ela funciona mais detalhadamente: Quando você completa o seu primeiro objetivo, você pega uma ficha lendária. Quando você completa seu segundo objetivo, você pega duas fichas lendárias, as mistura com a que você tinha anteriormente e devolve uma para o suprimento. Quando você completa seu terceiro objetivo, você pega três fichas lendárias, as mistura com as duas que você tinha anteriormente e devolve duas para o suprimento. O conteúdo das suas fichas lendárias é secreto para os outros jogadores mas você pode ver elas (exceto quando estiver misturando elas com recém adquiridas para devolver as excedentes ao suprimento). Eu confirmei essa informação nos fóruns do BGG.
Oi, você sabe me dizer qual é o sentido lógico desta regra?
Seria algo como: O jogador analisa as fichas que já possui (1 ou 2 fichas) e então decide se irá atrás da 2ª ficha (se tiver somente uma ficha) ou da 3ª ficha (se tiver duas fichas), correndo o risco de ter as fichas que possui trocadas por outras piores, isso?
Faria mais sentido se você escolhesse as fichas que fosse manter, e depois devolvesse as exedentes. Creio que mesmo que os token sejam pegos aleatóriamente os players que terminam os objetivos primeiro tem mais chance de escolher tokens com maior recompensa. Vi um gameplay no YouTube com dois jogadores e eles fizeram assim, e pareceu funcionar bem.
Então, a estratégia fica no seguinte: Você tem uma ficha com valor X, dai voce analisa se vale a pena completar outro objetivo e arriscar misturar essa com duas novas ou se é melhor ficar com ela. Então o Jevver2 ta certo, essa foi a interpretação que objetive do fórum BGG.
Mas honestamente a interpretação do Gbur também é válida.
A verdade é que nem o manual em inglês tem essa regra bem explicada. Fica muito aberto a interpretação e nunca um FAQ ou consideração do designer.
Entretanto, temos que observar que o manual que veio em português estava bem diferente disso.