Hoje vamos falar de torres, um jogo que apesar de ter 21 anos continua atual, extremamente divertido e estratégico.
CONTEXTO
O velho rei está procurando um sucessor digno para o seu trono antes de poder abdicar da sua coroa. Para determinar quem será o mais indicado, o rei organiza um torneio: quem conseguir construir os maiores e mais altos castelos no prazo de três anos será coroado como o novo rei. Ao final de cada ano, o rei avaliará o progresso dos esforços de seus filhos e anunciará a sua decisão definitiva no término do terceiro ano. Os jogadores assumem o papel de príncipes e cada um deles envia seis cavaleiros para provar que é digno da coroa ao construir castelos.
O JOGO
Um jogo muito “elegante” onde temos 5 pontos de ações e devemos convocar novos cavaleiros, mover os cavaleiros já em jogo, expandir algum castelo ou comprar alguma carta de ação que dará algum beneficio ou mudará algum detalhe das regras quando usada.
Então em menos de 10 minutos todos já sabem as regras e a partida pode começar, o jogo se desenvolve em 3 eras, a primeira era possui 4 rondas a segunda e terceira apenas 3 rondas, no final de cada uma das eras é feito uma pontuação e no final da terceira era o jogador com mais pontos de vitória será o vencedor.
Cada jogador começa a partida com um cavaleiro em jogo e a partir dele pode se mover ou convocar um novo cavaleiro, outra ação possível será expandir um dos castelos existentes, o objetivo do jogo e fazer com que o cavaleiro fique no ponto mais alto do maior castelo, a pontuação é feita da seguinte forma, cada cavaleiro pontua pela base (tamanho do castelo) x a altura (posição que o cavaleiro se encontra naquele castelo), um exemplo o cavaleiro está no terceiro nível de um castelo com base 4, aquele cavaleiro ira garantir 12 pontos para o jogador, então se pontua cada cavaleiro em jogo, lembrando que um mesmo jogador só pode pontuar um cavaleiro por castelo, ele até pode ter 2 ou mais cavaleiros em um mesmo castelo mas isso não gera pontos extras, para expandir o castelo devemos seguir apenas 2 regras a primeira um castelo nunca pode expandir de tal forma que se encontra ortogonalmente a outro castelo tronando-se um castelo único e a segunda um castelo nunca pode ter uma altura maior que sua base, e as regras de movimentação do cavaleiro também são bem simples cada ponto de ação permite mover o cavaleiro um espaço ortogonalmente (não se pode mover na diagonal) vazio ou subir um andar no castelo (um cavaleiro não pode subir 2 níveis de uma vez), um cavaleiro nunca pode passar ou ocupar uma casa que já tenha um outro cavaleiro nela, seja ele seu ou de um adversário. Basicamente as regras são essas, existe uma pontuação bônus pelo castelo do rei e umas possibilidades extras com o uso das cartas.
O QUE ACHEI DO TORRES?
Um jogo que na minha opinião tem 0% de sorte envolvido, a vitória ou derrota depende do planejamento do jogador, otimização das suas ações e posicionamento estratégico nos melhores castelos, administrar os pontos de ações (PA) que são escassos é um desafio muito prazeroso.
PONTOS POSITIVOS
· Flui muito bem e roda rápido
· Muito bonito com peças do castelo 3D
· Grande interação entre os jogadores
· Alta rejogabilidade
PONTOS NEGATIVOS
· Apesar de rodar em 2 jogadores, ele fica muito frouxo
· Dependendo do jogador pode gerar um leve AP
· Tem bastante block (me agrada mas pode ser negativo para alguns)
Me surpreende o fato desse jogo ser pouco falado apesar de ser MUITO bom e ter autores bem famosos. Merecia ter um hype muito maior.