Salve, Jones, tudo bem? Obrigado pelos elogios efusivos, torço para que voce e seu grupo tenham adorado o Eclipse. Infelizmente, nos ultimos meses o aumento do trabalho e a mudança de moradia com a noiva diminuíram o meu tempo (e confesso, disposição) para escrever. Mas com a quantidade de videos e resenhas que tem pipocado no site, vejo que não fará falta.
Agora sobre o Shadows, eu confesso que li por alto há um tempo atrás, achei muito interessante mas nao fiquei fazendo uma analise profunda, pois Eclipse é auto-buy para mim
. Sobre as raças:
- O Pyxys é a mais tradicional no sentido de não ter regras mega inovadoras, mas gostei da idéia de uma raça usar transmatéria. Porém, eu jogaria eles com muita cautela no inicio porque a versatilidade dela pode virar uma armadilha se você esquecer que os recursos que canibalizou para conseguir aquela tecnologia farão falta na hora de construir as naves. Adorei as deathmoons, embora pelo custo delas (2 dreads para converter em 1 deathmoon) faz com que doa bastante na hora de perder uma em combate. Por mais que seja legal usar o acelerador de antimateria gratuito, especialmente nas rodadas iniciais, no final do jogo usaria elas mais na defensiva, uma vez que cada deathmoon vale 4 VP no fim de jogo.
- Os Octantis podem ser bem poderosos com a evolução genética, mas nao acho que sejam desequilibrados. Na primeira vez que jogar com eles acho que exploraria o pool genetico deles ao maximo para experimentar até que ponto vale investir em gens.
- Os Shapers foi o que mais gostei por adorar o conceito de planejamento temporal e punição pelo paradoxo de não fazer a ação prometida. Provavelmente jogarei com eles na minha primeira partida de Shadows para ver como fica o planejamento.
Quanto às anomalias, eu gostei por elas serem mais ameaçadoras que as colméias de anciões (ancient hives) da primeira expansão. Espero que estas anomalias preencham a função dos monstros espaciais do jogo de PC Master of Orion: a partir do momento que você decide explorar, pode vir uma ameaça daquelas na sua direção!
abraços