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Mais houses rules?

Merchants & Marauders
  • Abbud
    91 mensagens MD
    avatar
    Abbud19/05/20 21:52
    Abbud » 19/05/20 21:52

    Joker::
    Joker::
    gutolg:::
    Joker:::
    gutolg:::Olá Thiago!

    Sou fã do jogo, e logo no início achei que eram necessárias muitas house rules para equilibrar o jogo.
    Pensei em algumas, achei outras na internet, e depois de muitas partidas vi que nenhuma era necessária realmente.
    As melhores house rules que haviam foram oficializadas com o lançamento da expansão Seas of Glory, que trás na última página 5 variantes, e nenhuma delas precisa de componente extra. Com exceção dos turnos flexíveis, mas eu utilizava uns tokens de cores extras que vêm com o jogo base. E usava o token branco como se fosse o verde.
    Apenas com essas regras de variantes o gameplay vai melhorar muito, inclusive existe uma variante para pontos por ouro.
    Mas o que realmente melhora uma partida de Merchants & Marauders são os jogadores. Os jogadores não podem ter receio de atacar outros jogadores; esquecer do relacionamento extra-tabuleiro e ter noção de que é apenas um jogo. Se fosse uma partida entre meu grupo, um jogador não conseguiria fazer 5 entregas e sair imune, a galera ia atacar ele. E é isso que equilibra o jogo. Fala-se muito da vida de mercador (merchant) ser muito mais fácil que a de saqueador (marauder), mas isso só é verdade se os jogadores deixarem. Quem contém os saqueadores são os NPCs, e quem contém os mercadores são os saqueadores.

    Espero que as variantes do manual da expansão te auxiliem. Ele está disponível aqui na ludopedia.
    Bom jogo!


    Fui atrás  da sugestão, e vou tentar as variantes adicionadas pra ver como fica a partida.. e tbm ver a questão  de ter jogado somente em 2 players  que talvez tenha influenciado no gameplay. Muito obrigado por ter dado atenção  ao tópico cara!
    Quanto a essas house  rules q citei , por sua experiencia com o jogo, você  acha que quebra de alguma forma?


    Sobre a primeira regra, de demandas: a variante que eu mais gostei dela foi das demandas serem repostas apenas no momento que os navios mercantes forem repostos (8 navios). Ainda assim achei deveras penoso aos mercadores.
    Segunda regra, ações portuárias: diminuiria o down time, mas vejo que arrastaria demais o jogo. A familiaridade com o jogo já fará com que essa ação seja maus rápida. 
    Terceira regra, ouro enterrado: jogo sempre com a variante do manual,  fazendo a progressão de pontos por ouro, já balanceia bastante.
    Pode ser que eu não sinta tanta necessidade de ajustes por possuir a expansão; tem uns módulos que ajudam. Mas além do manual,  dê uma boa lida no FAQ oficial,  tem umas coisas que eu jogava errado devido ao manual não ser muito claro. 


    Gostei  dessa variante  de reposição de mercadoria relacionada aos navios mercantis, pra nao ficar muito penoso aos mercadores, a mercadoria pode ser reposta toda vez q um navio mercantil for destruido, em vez de esperar os 8 ( simulando assim que a mercadoria esta em falta por que o fornecedor "oficial" nao  deu conta  do recado, eheh) 
    Vou procurar  pelo  FAQ , mais uma vez obrigado!

    Joker:Finalmente adquiri  o tão  comentado M e M , e depois  de muita
    expectativa  pra  joga-lo , lendo seu complexo manual e assistindo a pelo menos uns 3 vídeos ensinando a jogar lá vou eu todo pimpão estrear o jogo e ..... achei o gameplay extremamente frustante!! :( .  

    Joguei em duas  pessoas , e tudo  o q eu fiz foi dar uma volta em duas ilhas apenas atendendo a demanda de mercadorias , ganhando muito dinheiro com isso , ( 18 moedas e 1 ponto de gloria) e voltei  pro meu porto e enterrei meu dinheiro  e fim de jogo .... poxa, foi so atender  5 demandas , e enterrar o tesouro!

    Enfim , me recuso a acreditar q um jogo tao complexo, tao bem avaliado e com tantas opções  de jogada  pode ser tao furado assim , .. nao é  possivel  q a vida é  tao facil pro mercador.

    Dito isso , pensei em algumas house rules pra compartilhar com vocês  e saber da opinião  dos jogadores , e aqui estão  elas:

    1) A demanda pode ser atendida SOMENTE UMA UNICA VEZ por porto , depois de atendida , ao invés  de ser substituída por outra ficha ela é  REMOVIDA .  (Ao meu ver isso força  o mercador a arriscar  por todo mapa se quiser  ganhar ponto  e dinheiro por demanda , em vez de ficar so se locomovendo por portos vizinhos um ao outro.


    2) Ações portuárias  não serão  livres , e também contara o limite de 3 ações por turno de capitão.

    3) Considerar  a cada 20 moedas enterradas 1 ponto de gloria ( e não somente 10) e so pode ser contada a partir do 7° ponto. Na verdade , considero excluir essa forma de pontuar, ja q ganhar 10 ouros no jogo é muito fácil. 


    Gostaria da opinião  dos colegas  deste fórum. 





    Amigo, resolvi colocar o M&M na mesa com suas modificações.  Porem, so substituimos(realocamos)  as demandas em seus portos, apartir do momento que houvesse qualquer combate  que fosse, Player X Players ou Players X NPC (piratas ou navais) .  realmente ficou muito bom.  A galera começou a ir para cima... para restaurar os portos, e no final tinha pirata para todos os lados ( Para supresa de campanha, surgiu uma carta de Evento, onde se pagando 5 moedas de ouro, voce poderia tirar um nivel de procurado de uma determinada nação). 

    20 moedas enterradas = 1 ponto de gloria ate o 5ª, a partir dai volta os 10 de moedas.
    No meu jogo veio 01 navio sobrando "Galeao" , onde pintei ele de dourando . ( deixei ele como o holandes voador -  Man of War ) escolhemos um capitao e porto para representar. Ele tem a função em cada rodada que ele aportar em um porto que seja dele,  adquiri 5 moedas - como se fosse um navio que compra imposto.
    Acabou o Downtime

    Ficou muito bom,  jogo rapido e batalha o tempo todo, depois da 3 rodada...







    0
  • Joker
    120 mensagens MD
    avatar
    Joker20/05/20 05:14
    Joker » 20/05/20 05:14

    De qual house  rule  vc ta falando Abbud? Vc citou todo o topico , hehehehe


    Se for as minhas , a regra do pontos de ouro eu acabei seguindo a da exp . 

    Agora quanto as demandas, resolvemos por aqui que depois que uma demanda fosse atendida, so ia ter demanda naquele porto novamente  se o navio  mercantil daquela  regiao fosse destruído ..( simulando assim que a mercadoria em questão  so faltou por q o seu fornecedor nao teve condições  de abastecer o porto
     

    Quanto as ações  de porto, a pessoa tem 3 normais e somente  3 no porto.. isso reduziu  muito o downtime, e nao ficou tao solto, 

    0
  • Abbud
    91 mensagens MD
    avatar
    Abbud20/05/20 10:18
    Abbud » 20/05/20 10:18

    Joker::De qual house  rule  vc ta falando Abbud? Vc citou todo o topico , hehehehe


    Se for as minhas , a regra do pontos de ouro eu acabei seguindo a da exp . 

    Agora quanto as demandas, resolvemos por aqui que depois que uma demanda fosse atendida, so ia ter demanda naquele porto novamente  se o navio  mercantil daquela  regiao fosse destruído ..( simulando assim que a mercadoria em questão  so faltou por q o seu fornecedor nao teve condições  de abastecer o porto
     

    Quanto as ações  de porto, a pessoa tem 3 normais e somente  3 no porto.. isso reduziu  muito o downtime, e nao ficou tao solto, 

    Isso mesmo.
    Fico muito bom

    0
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