Joker::gutolg::Olá Thiago!
Sou fã do jogo, e logo no início achei que eram necessárias muitas house rules para equilibrar o jogo.
Pensei em algumas, achei outras na internet, e depois de muitas partidas vi que nenhuma era necessária realmente.
As melhores house rules que haviam foram oficializadas com o lançamento da expansão Seas of Glory, que trás na última página 5 variantes, e nenhuma delas precisa de componente extra. Com exceção dos turnos flexíveis, mas eu utilizava uns tokens de cores extras que vêm com o jogo base. E usava o token branco como se fosse o verde.
Apenas com essas regras de variantes o gameplay vai melhorar muito, inclusive existe uma variante para pontos por ouro.
Mas o que realmente melhora uma partida de Merchants & Marauders são os jogadores. Os jogadores não podem ter receio de atacar outros jogadores; esquecer do relacionamento extra-tabuleiro e ter noção de que é apenas um jogo. Se fosse uma partida entre meu grupo, um jogador não conseguiria fazer 5 entregas e sair imune, a galera ia atacar ele. E é isso que equilibra o jogo. Fala-se muito da vida de mercador (merchant) ser muito mais fácil que a de saqueador (marauder), mas isso só é verdade se os jogadores deixarem. Quem contém os saqueadores são os NPCs, e quem contém os mercadores são os saqueadores.
Espero que as variantes do manual da expansão te auxiliem. Ele está disponível aqui na ludopedia.
Bom jogo!
Fui atrás da sugestão, e vou tentar as variantes adicionadas pra ver como fica a partida.. e tbm ver a questão de ter jogado somente em 2 players que talvez tenha influenciado no gameplay. Muito obrigado por ter dado atenção ao tópico cara!
Quanto a essas house rules q citei , por sua experiencia com o jogo, você acha que quebra de alguma forma?
Sobre a primeira regra, de demandas: a variante que eu mais gostei dela foi das demandas serem repostas apenas no momento que os navios mercantes forem repostos (8 navios). Ainda assim achei deveras penoso aos mercadores.
Segunda regra, ações portuárias: diminuiria o down time, mas vejo que arrastaria demais o jogo. A familiaridade com o jogo já fará com que essa ação seja maus rápida.
Terceira regra, ouro enterrado: jogo sempre com a variante do manual, fazendo a progressão de pontos por ouro, já balanceia bastante.
Pode ser que eu não sinta tanta necessidade de ajustes por possuir a expansão; tem uns módulos que ajudam. Mas além do manual, dê uma boa lida no FAQ oficial, tem umas coisas que eu jogava errado devido ao manual não ser muito claro.