Olá amigo, adquiri recente o jogo e notei que o livro de regras é meio vago para algumas situações baseando no cenário.
Na minha opinião respondendo as suas dúvidas,
1 - Os dois levariam o dano, por se tratar de heróis diferentes, assim como o Mimir, mesmo ele sendo um suporte e não ter turno de ataque, ele tbm tomaria o dano assim como conta como ativação de cenário.
2 - No meu entendimento isso conta como uma magia e não como um ataque, a exemplo quando usamos magia de q o dano q receberíamos o cenário toma esse dano, sem rolagem de dado. Ou seja quando vc toma dano por ativação do cenário ao meu entender não pode ser bloqueado, pois não é um ataque. Pode jogar magia curando esse dano.
3- baseando no livro de regras vc continua com seu deck, quando passa de um cenário para outro, vc descarte apenas as cartas extras, sendo veneno e as demais que recebe durante o cenário.
Obs em alguns boss q a partida fica monótona (exemplificando o dragão), vc só consegue dar dano nele quando ele está em uma certa posição e usando encantamento de explosão e ataque à distância.
Quando está com deck com muitos aprimoramentos, fica difícil sair a combinação, e acaba ficando chato, pois vc não morre e tbn não ganha.
Eu comecei a jogar com base de magic, onde vc tem um número máximo de cartas no deck.
Ou seja, vc terá q trocar carta caso queira algum aprimoramento após seu limite estiver cheio, tenho jogado assim e na minha opniao ficou bem mais legal e obrigando w analisar todo seu deck para escolher qual carta ira querer da fase de aprimramento.
Novamente eu repito, isso é o q eu interpretei e mudei e achei melhor, pois tem coisas da regras q surge dúvidas e vagas e não consta no manual de regras