Ovatsug Rednal::Concordo com você e embora tenha apps virtuais de quase todos os boards lançados, nada pra mim substitui o jogo físico, nem que dure horas e horas e horas (meu jogo preferido é TI3, pois ainda não joguei o 4), então dá pra ver que tempo de jogo não é problema pra mim.
a questão é realmente o AP que o jogo cria, sendo que muitas vezes na sua ação não tem muito o que fazer e aí, esperar 30 minutos pra chegar sua vez e você jogar em 2 minutos, é frustrante.
Sem contar que o principal problema é realmente o tanto de cálculos e cubos que vão pra lá e pra cá, gerenciar efeitos de líderes que aumentam cultura ou bônus militar, lembrar de somar cartas de estratégia militar, etc, é um jogo que tem muitos tracks e trilhas (se levar em conta que ainda por cima, você geralmente tem o track de produção e o track de estoque) você praticamente tem que contar as coisas duas vezes.. enfim, é um jogo muito propenso a erros. e justamente por isso é acho o único boardgame que pra mim foi aposentado no lado físico.
Claro, não me negaria a jogar uma partida, mas a parte de reunir os amigos, jogar junto, etc, eu prefiro jogar qualquer outra coisa, mesmo com setup demorado.
Mas óbvio que isso é questão de gosto pessoal.
Não, isso que você falou faz todo o sentido. Talvez até por isso mesmo que eu não queira me aventurar pelo app, não quero aposentá-lo. Ainda no exemplo do Dominion, que tem o site oficial onde você também joga contra uma IA, é seguramente o jogo que eu mais joguei na vida. Devo ter jogado mais de mil vezes, das quais umas 950 online. É muito mais fácil e rápido, não tem que ficar embaralhando, fazendo setup. Você resolve tudo num click, fechou a tela, acabou, já tá guardado. Ainda não aposentou a cópia física porque fico morrendo de vontade de jogá-lo presencialmente, pegar nas cartinhas, mas olha que estamos falando de um jogo totalmente baseado em cartas, sem os diversos tracks e cubinhos.
Eu jogaria ele também na mesa física, mas de fato, saber que em meia hora você joga no app o que em pessoa levaria umas 4 horas é uma conta pesada, mesmo que sejam 4 horas bem servidas. Fora que tem esse aspecto que você falou. Não vou nem mencionar as possibilidades de erros de conta, de atualizar o track devidamente, porque jogo é pra se divertir e não ficar na secura de ser perfeccionista, ainda que ninguém goste de errar, voltar jogada, conferir conta. Se no final da partida descobrirmos que fizemos algo errado, mas todo mundo se divertiu, bola pra frente e acertar na próxima. Agora, você, que tá acostumado, já conhece bem o jogo, já tem intimidade com todas as cartas, as sinergias, as estratégias, chegar na sua vez, pá, pow, 2 minutos, "sua vez", e cada um dos outros levar 10 minutos pra jogar, é muito complicado.
É difícil até pra amadurecer o pessoal no próprio jogo. Se o dono do jogo, que tá acostumado, fica na sede de jogar o jogo, fica desanimado de ter que esperar um tempão pra sua próxima jogada, imagina o cara que além disso, ainda está aprendendo o beabá e leva um tempão para fazer as próprias coisas? Senhores, somos um nicho de resistência, esses tais de boardgames pesados.