Wilianson::Fiquei curioso só com uma coisa. Vc joga TTA solo simulando dois jogadores ou na caixa vem uma variante solo?
Então, até onde eu vi, na caixa não tem nenhuma variante solo oficial. É possível que alguém no BGG tenha criado uma versão extra oficial, tem sempre alguém lá que faz isso, mas na prática eu simulo uma partida com 2~3 jogadores mesmo.
É bom quando você quer testar duas estratégias ao mesmo tempo. Exemplo: de um lado eu foco mais em militarismo, no outro em produção de tecnologias. No final das contas, não tem jeito, você meio que tem que equilibrar tudo, o que muda é a ordem com que você vai fazer isso de acordo com o custo de oportunidade.
Na prática, serve como uma forma de estudo do jogo em várias camadas simultâneas. É como se você tivesse jogando um mesmo jogo 2~3 vezes ao mesmo tempo (não arriscaria 4, ficaria muito maçante de fazer sozinho). Como você está jogando sozinho, é como um grande laboratório, você pode se permitir fazer jogadas bem ousadas só pra analisar o que acontece no longo prazo.
A desvantagem é que você pensa tudo conforme a sua própria caixinha. Alguém de fora poderia ver algo que você não viu, por mais que você esteja explorando o mundo aberto por conta própria. Ainda assim, é um exercício interessante por si só. Sempre aprendo uma coisa nova simulando e percebo que a pontuação tem aumentado para "ambos os players". A curva de aprendizagem está surtindo efeito.
Funciona assim: a cada jogada, você pensa "na perspectiva desse jogador, nessa situação, com esses recursos, ações e cartas na mão e mesa, qual é a melhor jogada que eu poderia fazer?". E assim vai. Basicamente qualquer euro multiplayer solitaire dá pra fazer isso.