O designer
Bruno Cathala anunciou estão trabalhando em
Shadows Over Brooklyn, a continuação espiritual de
Shadows Over Camelot.
Do que se trata?
Shadows Over Camelot foi criado pela dupla
Bruno Cathala e
Serge Laget; e publicado em 2005 pela
Days of Wonder, um dos primeiros responsáveis em popularizar jogos semi-cooperativo com elementos de traidor, onde 3-7 jogadores assumem o papel de um cavaleiro da Távola Redonda e deve colaborar para superar uma série de missões, desde derrotar o Cavaleiro Negro até a busca pelo Santo Graal. As missões concluídas colocam espadas brancas na Mesa Redonda; missões fracassadas adicionam espadas negras ou peças de cerco ao redor de Camelot.
Shadows Over Camelot foi indicado ao
Spiel des Jahres em 2006 e venceu em uma das categorias do
Origins Awards em 2005 - apesar de todo esse reconhecimento em sua época, os criadores do jogo sabem que o título acabou envelhecendo não muito bem com relação aos jogos do mesmo gênero lançados até então. Por conta disso, e com ciência da editora
Days of Wonder,
Bruno Cathala e
Serge Laget começaram a trabalhar numa possível continuação, chamada de
Shadows Over Brooklyn.
Capa em desenvolvimento do Shadows Over Brooklyn.
Em resumo,
Shadows Over Brooklyn ocorria no final do século XIX, no distrito do
Brooklyn em
Nova York (ou talvez em
Londres), onde os jogadores representariam descendentes dos Cavaleiros da
Távola Redonda em uma sociedade secreta que esconde o
Graal nas profundezas da cidade para proteger dos ataques dos super-vilões da época (como
Moriarty,
Frankenstein, etc.). Onde o jogo seria mais dinâmico, pois os jogadores sempre podem se movimentar e jogar - diferente do jogo de 2005, que limitava essa liberdade. Além disso, o jogo apresentaria equipamentos
steampunk especiais feitos por M (um descendente de
Merlin) que, combinados permitem efeitos diversos e estimularia o jogo.
No entanto,
Bruno Cathala revelou que a editora
Days of Wonder - que detém os direitos do jogo original - não gostou do conceito de
Shadows Over Brooklyn, e admitiu ficar decepcionado com a resposta da editora. O game designer disse ao BGG (
veja aqui) que há 3 possibilidades para essa situação:
- 1 - O desenvolvimento de Shadows over Brooklyn ser engavetado pela Days of Wonder;
- 2 - Obter os direitos do jogo da Days of Wonde e publicar através de outra editora (visto que não ocorre reprint do jogo a um bom tempo);
- 3 - A editora reconsiderar a ideia dos game designer e permitir a publicação do título (porém, o próximo Cathala diz que seria bem difícil).
Shadows Over Brooklyn tem um futuro incerto.