Brenock::A comparação que eu faço dos diferentes 18xx é que é como se fossem diferentes jogos de maioria de área. Todos tem um mecanismo base(ter-mais-peças-que-os-outros), mas o jeito que o jogo é montado ao redor desse mecanismo base muda tanto que realmente são experiências bem mais variadas do que parece ao olhar de fora.
Eu costumo fazer a mesma comparação, só trocando por worker placement, hehehe
E sempre digo que eles só parecem "muito parecidos" porque usam a mesma simbologia e componentes muito similares, enquanto há muitos euros que na prática são quase o mesmo jogo (botar trabalhador, subir trilha, etc) mas parecem diferentes porque um é sobre "agradar o rei", outro é sobre "comércio no mediterrâneo", outro é "sobre um povo no pacífico" e etc, mas no fundo no fundo, se não fosse a arte de cada um iam ser basicamente a mesma coisa.
Já os 18xx não tentam fazer isso (quer dizer, um ou outro até tenta, mas eu acho que piora, vide o Poseidon que resolveu colocar um tema de grécia antiga que não encaixa em nada com as mecânicas), e aí à primeira vista as pessoas se perguntam "mas pra quê tantos jogos que são todos quase iguais?". E eu digo que são tão "iguais" quanto os vários worker placement que existem no mercado, a diferença é que não colam temas diferentes pra parecerem diferentes

Ao longo dos anos eu vi que não precisava ter mais de um worker placement na minha coleção (acabei ficando com o Stone Age por ser um dos preferidos da minha esposa, talvez se não fosse por isso escolheria outro), mas tenho três 18XXs "completos", o1889, 1846 e 18Rhl, justamente pra cobrir minimamente os territórios de algo que seja "tipo 1830", de fazer presepadas mercadológicas, quebrar empresas e ferrar o amiguinho (o 1889), um que seja "tipo 1829", de otimizar portfólio de ações e construir boas empresas (o 1846) e um que seja mais diferentão, que foi o 18Rhl, que tem mistura de modos de capitalização, umas privadas bem interessantes, várias coisas curiosas sobre as rotas - o fato de só poder cruzar o rio em quatro pontos, as "Montan" ao fazer rotas unindo minas e siderúrgicas, uma rota leste-oeste e aquele super bônus se conseguir juntar norte e sul com o último trem, aquela saída que paga dependendo do número de conexões, as particularidades de cada empresa, etc. E isso sem ser um jogo excessivamente longo, já que meu grupo não é desses que joga 1846 em 1h30-2h, hehe.