Abram espaço na mesa, tire tudo de perto que pode quebrar e sair voando, porque a primeira impressão de hoje é a de Tinco!

Que surpresa agradável essa! Um amigo que trabalhava em uma luderia me indicou, falando que era um dos melhores party games que ele tinha jogado, Confesso que peguei o jogo e ele ficou parado na minha estante numa fila para ser jogado depois de tanta outros jogos. Que feio da minha parte.
Quando resolvi testar em casa, que surpresa!
Tinco é um jogo festivo de 3 a 6 jogadores, cada jogador deve trocar entre si uma quantidade qualquer de cartas, para fazer um conjunto de 5 cartas do mesmo animal, essa quantidade tem que ser iguais entre os jogadores. Além disso, cada jogador que completar os 5 animais deve pegar um pedaço do medalhão no centro da mesa, mas não há pedaços do medalhão suficientes para todos os jogadores.

O último que ficar sem o medalhão perde um ponto. O jogador que estiver com a carta do medalhão partido no final da rodada também perde um ponto.
A parte mais divertida é que não há uma ordem de jogadores, todos fazem tudo ao mesmo tempo.
Todos os jogadores que têm um conjunto de 5 cartas do mesmo animal e também tiverem um pedaço do medalhão marcam um ponto. Quem não conseguiu formar o conjunto mas conseguiu pegar o medalhão fica no zero a zero.

O primeiro jogador a atingir 5 pontos é o vencedor. Se alguém chegar a 5 pontos negativos, vence quem tiver mais pontos.
Em casa no meio de vários nomes famosos como Zombi, Ticket to Ride, Santorini, Pandemic e outros, esse pequeno jogo se sobresai como um divertido filler, que se deixar pega o tempo de outros jogos!
Ele tem uma variação na forma de jogar, aonde ao invés de juntar 5 animais, você deve juntar 5 medalhões da mesma cor, que diferentes animais usam. Esse é bem mais complicado, pois as cores são fáceis de confundir.

Se você gosta de jogo barulhento, rápido e incrívelmente divertido, Tinco não decepciona!