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  3. Atlantis Rising (Second Editio...
  4. No Radar - Atlantis Rising 2nd Edition

No Radar - Atlantis Rising 2nd Edition

Atlantis Rising (Second Edition)
  • avatar
    Brunochenko09/04/20 04:27
    avatar
    Brunochenko
    09/04/20 04:27
    324 mensagens MD

         Em tempos de quarentena, me peguei pensando que uma das minhas partes favoritas do hobby de Board Games é pesquisar sobre os novos jogos sendo lançados. Cada dia é uma nova descoberta, uma nova expectativa criada, mas como o dinheiro e o acesso aos jogos são limitados, muitas vezes acaba não passando disso.
         Com isso em mente, achei que valeria a pena eventualmente compartilhar o resultado das minhas pesquisas. O esforço pode acabar não rendendo frutos pra mim, mas vai que você estava procurando um jogo assim? 

    ___________________________________________________________________________________________________________________



                                                                       Atlantis Rising - Second Edition

         Em Atlantis Rising, vocês são um grupo de Conselheiros de Atlantis durante os eventos que levaram ao trágico fim da lendária cidade. Para vencer o jogo, vocês e seus seguidores devem conseguir montar 9 dispositivos para abrir um Portão Cósmico e assim, salvar toda a população de Atlantis. Tudo isso, claro, antes que a cidade inteira afunde!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/30588_bm4ebi.jpg


         O jogo é um cooperativo de 1 a 7 jogadores, que utiliza mecânicas de alocação de trabalhadores e boas doses de push your luck. O mapa é dividido em 6 seções ou penínsulas, cada uma dedicada a um tipo de recurso, sendo que as ações realizadas nas pontas são mais fortes que as centrais. O turno é dividido em 4 fases:

    1. Alocação simultânea dos trabalhadores
         Cada Conselheiro envia seu líder (que confere uma habilidade especial) e seus seguidores em busca dos recursos para salvar o povo de Atlantis. Mas eles só conseguem o que procuram se sobreviverem aos Infortúnios.

    2. Sofrer Infortúnios
         A ilha começa a afundar! Cada carta (1 por jogador) indica uma seção do mapa a sofrer com a inundação ou outra catástrofe.

    3. Resolver as ações dos trabalhadores
         Os seguidores que sobreviveram tentam trazer de volta os valiosos recursos. Lance o dado para tentar coletar materiais como ouro e cristais ou recrutar mais seguidores que irão te ajudar a cumprir seus objetivos.

    4. Suportar a Ira dos Deuses
         Os deuses não estão satisfeitos com Atlantis, e turno a turno aceleram a destruição da cidade com mais inundações!


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/dd869_bm4ebi.jpg

    Tabuleiro de Atlantis Rising: Cada península fornece um recurso diferente, mas cuidado: As ações das pontas são mais suscetíveis à inundação!


         Pouco a pouco a ilha vai sofrendo inundações. As ações mais fortes estão localizadas nas pontas das penínsulas, que são as áreas que serão inundadas primeiro. E como os Infortúnios acontecem antes da resolução das ações, se seus seguidores forem afogados, eles voltam pra casa de mãos abanando. É aí que está a sacada do jogo! Você vai apostar em uma ação melhor, correndo o risco de perder tudo? Mas se jogar muito conservador, será que você consegue salvar a população de Atlantis antes da destruição total? 

         Use sua habilidade única de Conselheiro com sabedoria, planeje em conjunto e tome riscos calculados. Com um pouco de sorte, ou a piedade dos deuses, você conseguirá levar a população à segurança antes que a ilha de Atlantis se torne nada mais do que uma lenda.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6311e_bm4ebi.jpg

    Portão Cósmico e os dispositivos para ativá-lo.


    Por quê eu me interessei pelo jogo?

         - Tema: é uma resposta bastante simples, e muito pessoal. Eu acho que cativa, a mitologia de Atlantis existe há séculos e é familiar pra muita gente. Além disso, não tem zumbis, nem Cthulhu, e não é em Marte (ou será que é?).

         - Coop de alocação simultânea de trabalhadores: worker placement é minha mecânica favorita, e ver isso em jogos cooperativos não é tão comum. Alocação simultânea de trabalhadores então, é uma proposta que até o Jamey Stegmaier, neste vídeo, achou genial e muito bem encaixada na proposta do jogo: reduz o downtime a praticamente zero, e cria interação entre os jogadores na briga pelos espaços e pela ajudas de cada líder. Além disso, diminui a interferência de um Alpha Player, porque é muito meeple sendo alocado ao mesmo tempo pra tomar conta de todo mundo. 
         Pra quem pensou em Robinson Crusoé, pensou certo: eu também adoro esse jogo cruel. Mas eles tem lá suas diferenças...

         - Tensão rodada a rodada: ver a ilha afundando sob seus pés, te deixando cada vez mais próximo da devastação total e extinção do seu povo... isso te dá muito senso de urgência! Você pode até se apoiar em probabilidades, mas é obrigado a assumir riscos. Todo turno é um desespero, uma torcida, e um alívio quando consegue sobreviver a mais uma rodada de Infortúnios.

         - Dificuldade pode ser bastante alta: pra mim, jogo cooperativo tem que ser desafiador, ou perde rápido a graça. Atlantis Rising tem diversos recursos pra alterar o grau de dificuldade. Seja pela escolha dos Infortúnios, dos dispositivos a serem construídos, ou dos próprios Conselheiros, o jogo varia entre um passeio no parque até algo digno de Ethan Hunt (Missão: Impossível, alguém? Não? Tá bom). Pra ter ideia, nessa live o designer do jogo, junto com os jogadores do The Dice Tower, conseguiu ativar o Portão Cósmico 1 rodada antes de Atlantis ser devorada pelo mar. Tudo isso em um nível médio. NÍVEL MÉDIO! Vencer o nível Hard vai valer uma comemoração padrão Festa do Neymar.


    Por quê eu poderia não gostar do jogo?

         - Fator sorte: "ah, coop tem que ter alguma aleatoriedade, senão vira um mero puzzle." Concordo. Mas quando você sobrevive a uma rodada de Infortúnios, vai pros dados e rola um blank... na primeira vez você dá risada do seu azar; na segunda, sai um sorriso amarelo e o pensamento que o jogo tá começando a ficar difícil; na terceira, é só frustração e a certeza que o jogo já está perdido. O jogo tem maneiras de mitigar o fator sorte, mas como ele é muito apertado, poucas vezes você terá esses recursos em abundância.
         Eu adorei a proposta de aleatoriedade dos Infortúnios. O risco está lá, você sabe. Vai tentar? A decisão é sua. Já nos dados, não tem muito o que fazer: é 16,6% pra cada face e pronto. Entendo que na maioria das partidas isso não será um problema, mas sempre haverá aquela ocasião que vai deixar todo mundo miserável com o excesso de azar.

         - Rejogabilidade: dá pra alterar o deck de Infortúnios? Dá. Cada conselheiro tem uma habilidade diferente e vai dar variabilidade ao jogo? Sim. Tem uma combinação imensa de dispositivos que podem ser construídos? Também. "Então não tô te entendendo, Bruno..." Explico: em toda partida você tem o mesmo objetivo, e o mesmo processo - coletar recursos, montar dispositivos, ativar o portão. 
         Eu acredito que pra alguns grupos, se desafiar em uma dificuldade maior, ou pilotar um Conselheiro com outra habilidade vão ser motivações suficientes pra botar o jogo na mesa de novo, e de novo. Já pra outros, vão sentir falta de um novo cenário, uma missão diferente, algum outro objetivo a atingir, como muitos jogos coop fazem.
         Sabendo que você vai sentar na mesa pra salvar o povo de Atlantis mais uma vez, ter toda essa variabilidade é suficiente? Fica aí a pergunta. Eu ainda não joguei pra responder...

         - Quantidade de jogadores: o jogo parece funcionar muito bem de 3 a 5. Em 6, começa a me parecer caótico. Pra 2 jogadores é sugerido usar, a cada turno, um dos Conselheiros de fora do jogo para auxiliar com sua habilidade especial. Alternativamente, cada jogador pode jogar com 2 Conselheiros, tomando o cuidado de não misturar as ações e recursos.
         Em geral, acho esse tipo de artifício o reconhecimento de uma falha de design. Não que seja fácil escalonar um jogo pra todas as quantidades de jogadores, longe disso. Se você busca um jogo pra jogar com um grupo de amigos, é válido ter a opção que funcione pra 2 jogadores. Mas se sua realidade é de sempre jogar em 2, o mundo tem muitas opções boas pra você se contentar com uma variante remendada.


    Consideração final

         Atlantis Rising me parece bastante empolgante, e levar a uma montanha-russa de emoções. Da frustração de ter seus seguidores engolidos pelo mar, à euforia de conseguir o recurso que faltava pra construir o dispositivo em um turno crítico. Tudo isso com a tensão presente a todo momento. 
         Eu acredito que as vantagens superam as desvantagens, a depender da sua expectativa com o jogo. Se você tem um grupo que gosta de desafios que envolvem planejamento e tolerância a riscos, Atlantis Rising pode ser um prato cheio.
         
         Quanto a mim? Tenho muito interesse em um coop leve pra coleção, e esse preencheu vários requisitos que eu busco. Não o suficiente pra gastar com uma importação, mas fica No Radar caso pinte uma oportunidade aqui no Brasil.


    _______________________________________________________________________________________________________________________


    E assim eu encerro a minha avaliação do Atlantis Rising 2nd Edition. 
    Reforço que não joguei e essa é meramente minha opinião, baseada em revisões, videos e comentários de quem já jogou e fez sua avaliação. Apenas interpretei as informações de acordo com meus gostos pessoais.


    Gostou do artigo? Alguma sugestão pra melhorar minha análise?
    Fico a disposição pra comentários e críticas construtivas.

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  • Amaral
    1251 mensagens MD
    avatar
    Amaral09/04/20 07:34
    Amaral » 09/04/20 07:34

    Cara,  gostei de sua análise e tenho bastante interesse pelo jogo. Assisti ao review do Zee Garcia na época e já o coloquei no meu radar. Só não tenho ideia se virá ou não para o Brasil. 

    1
  • Brunochenko
    324 mensagens MD
    avatar
    Brunochenko09/04/20 14:27
    Brunochenko » 09/04/20 14:27

    Amaral::Cara,  gostei de sua análise e tenho bastante interesse pelo jogo. Assisti ao review do Zee Garcia na época e já o coloquei no meu radar. Só não tenho ideia se virá ou não para o Brasil. 

    Até agora não encontrei nenhum indício de tentarem trazer pro Brasil. A primeira edição não veio, mas nessa segunda edição foram corrigidos alguns pontos da mecânica, além de estar com os componentes lindos! Aliás, faltou colocar isso no artigo: o jogo fica muito bonito na mesa, chamativo mesmo.
    O jogo ainda está nas posições 1.200 no BGG, mas tem subido no ranking, e a nota está bastante boa. Se continuar subindo, pode atrair o interesse de alguma editora aqui no Br.

    1
  • Oneiros
    1 mensagens MD
    avatar
    Oneiros09/04/20 14:55
    Oneiros » 09/04/20 14:55

    Poxa... Esse é o tipo de análise que eu publicaria quando tinha o site de jogos. Pena não o conheci na época.

    1
  • mario
    1102 mensagens MD
    avatar
    mario09/04/20 22:49
    mario » 09/04/20 22:49

    Não sou muito de lê esses artigos, mas não sei porque me interessei em ler e gostei bastante, esse jogo acabei de colocar no meu radar graças a esse artigo.

    1
  • Brunochenko
    324 mensagens MD
    avatar
    Brunochenko09/04/20 23:27
    Brunochenko » 09/04/20 23:27

    mario::Não sou muito de lê esses artigos, mas não sei porque me interessei em ler e gostei bastante, esse jogo acabei de colocar no meu radar graças a esse artigo.

    Fico feliz que tenha gostado.
    Agora é só torcer pro jogo pintar em terras brasileiras. :D

    1
  • Brunochenko
    324 mensagens MD
    avatar
    Brunochenko12/04/20 21:48
    Brunochenko » 12/04/20 21:48

    Pra quem curtiu essa avaliação, pode ir conferir a minha análise do Merchants Cove.
    Euro assimétrico que parece bastante divertido de jogar. 

    0
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Atlantis Rising (Second Edition) - No Radar - Atlantis Rising 2nd Edition
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