Numa indústria cada vez mais crescente e concorrida, a possibilidade de apreciar novas formas de um Jogo de Tabuleiro atrai quem busca versatilidade à mesa.
A trilogia
Century veio com a ideia de sete diferentes jogos em apenas três caixas. Após algumas partidas em diferentes combinações, resolvi conhecer o modo 3 em 1 chamado "
Do Oriente ao Ocidente Parte III".
Como no
Century: O Novo Mundo (Devir Brasil) original, mandei meus colonos trabalharem a fim de ganhar milho, carne, tabaco e pele, aperfeiçoar produtos e trocar mercadorias nesse início de século XVI.
Havia novas áreas para meus trabalhadores negociarem com mercadores (do primeiro
Century) ou navegarem por ilhas (do segundo), mas o objetivo continuou sendo reclamar cartas de pontos com as entregas nos fortes. Priorizei as que me beneficiavam com a alocação de menos colonos e coleta de mercadorias adicionais em locais específicos.
Já com as cartas de mercadores conseguia fichas de bonificação que aumentavam meus pontos.
Mover minha embarcação me permitiu instalar postos avançados pelas ilhas e também ganhar ficha; contudo não vi muita oportunidade para navegar - meu adversário estava dominando todas as ilhas com seus postos! Pelo menos eu soube aproveitar as negociações.
Com a minha oitava carta de ponto, a partida terminou e pude comemorar uma apertada vitória como melhor negociante desse novo mundo. Mas esse mundo não foi tão novo assim...
A mistura de
Century: Rota das Especiarias (Devir Brasil),
Century: Maravilhas do Oriente (Devir Brasil) e
Century: O Novo Mundo deixou o jogo com poucas alterações relativas ao terceiro título sozinho.
A promessa de jogos distintos se desfaz quando se percebe que cada modo de jogo mantém a essência do seu último título:
Century: Rota das Especiarias é o jogo de entrada da série. Um jogo de cartas com mecânica de melhoria do baralho (
deck building) muito simples e estratégico.
Century: Maravilhas do Oriente é um pouco mais complexo, com foco na mecânica "pegar e entregar". Quando somado ao primeiro jogo, muda-se a forma de movimentação do barco com as cartas de mercadores, criando uma nova possibilidade de ações.
Century: O Novo Mundo é o mais interessante entre eles! A alocação de trabalhadores mantém a jogabilidade simples e funcional, porém com novas decisões estratégicas nos símbolos das cartas de pontuação, conferindo diferentes benefícios. A combinação dos três jogos mantém essa mecânica de alocação envolvendo agora as possibilidades de uso das cartas de mercadores do primeiro e dos tiles de ilhas do segundo, ambas acionadas sempre pelos uso de colonos - em locais específicos do tabuleiro principal.
Em outras palavras: juntar o segundo com o primeiro terá a cara do segundo; juntar o terceiro com qualquer um ou com todos os outros terá a cara do terceiro.
Jogos que seguem uma sequência narrativa não são novidades no mercado. As trilogias
Mar do Norte - com o
Invasores do Mar do Norte (Meeple BR Jogos) - e
Reino Ocidental - com o
Arquitetos do Reino Ocidental (Mosaico Jogos) -, além de oferecerem jogos independentes, utilizam do recurso de expansões para uni-los em uma única campanha como um quarto modo de jogo.
Em
Century a sensação final foi como se transformasse os próprios jogos anteriores em expansões. Essas combinações permitiram trazer uma complexidade progressiva bem-vinda à série. Ainda assim, chamá-los de jogos únicos soa como
marketing.
Estranhamente a junção dos três títulos pareceu inserir de modo forçado o primeiro
Century como novos locais de efeito imediato e único, sem acrescentar melhoria e/ou conflito de decisões como quando foi adicionado somente ao segundo (trocar recursos ou navegar?) ou ao terceiro jogo (realizar o efeito imediato ou construir sua rota comercial privada?).
Por aqui os jogos continuarão vendo muita mesa, seja construindo
Rotas das Especiarias (1º), navegando pelas
Maravilhas do Oriente (2º), descobrindo
O Novo Mundo (3º) ou mesmo partindo
Mar Adentro (2º+1º) e viajando
Do Oriente ao Ocidente (Parte I e II - 3º+1º e 3º+2º, respectivamente)!
____
Originalmente publicado em Mais que Jogo: Century: O Novo Mundo + jogos combinados
Mais do assunto:
Dicas para conhecer mais
Em texto:
E aí, tem jogo?,
Century : O Novo Mundo, encerra bem a trilogia Century
Em vídeo:
Direto ao Ponto,
EP 379 - Century Maravilhas Do Oriente (Devir Brasil)
Em áudio:
Nordicast,
Nordicast 56 - Jogos Familiares