comecei no hobby em 2018 (apesar de sempre gostar, não tinha com quem jogar)
James Bond ou Austin Powers? Agents of Smersh! – um Eldritch Horror divertido!
A inconsciência, como mentora, nos utiliza como instrumentos cegos.
A consciência, como mentora, nos ensina a sermos agentes puros e cientes.
- Sri Chinmoy
Hoje em particular me senti muito feliz depois de praticar cantar as canções que mais gosto, e fiquei animado até tarde da noite. Aí resolvi escrever sobre um dos meus jogos favoritos que ainda não têm review aqui na ludo e que estavam na minha lista de afazeres. Agents of Smersh.
Eu me diverti muito assistindo o filme Austin Powers quando era adolescente. Para quem não conhece, é como uma sátira do James Bond, com seus vilões com habilidades engraçadas (alguns com dentes de aço, outros são mulheres sedutoras mas assassinas, etc), heróis capturados são deixados num tanque de tubarões com raios laser acoplados na cabeça (de onde sempre acabam escapando).
O Agents of Smersh tem uma temática parecida – os jogadores são “agentes secretos da ONU” durante os anos 90. Eu acho legal essa ideia, porque a ONU, falando sério, não pode ter agentes secretos (e porque eu adoro as Nações Unidas!). Aí o fato de o jogo ter explorado uma possibilidade impossível já dá um toque de humor bem legal. O jogo possui um livro de histórias que vamos lendo enquanto jogamos, e são todas muito divertidas.
Dr. Lobo (de Lobotomia) é o vilão-mor e possui agentes infiltrados em diversas entidades e governos (em particular no Canadá, cujo primeiro ministro é totalmente do mal, e Austrália, que nem está no mapa da versão base do jogo, pois apenas na expansão você pode adentrar “o país mais perigoso do mundo” segundo o jogo. Esses detalhes todos são muito divertidos, pois parecem bem aleatórios e taxativos de tal forma que fica caricato.
O objetivo do Dr. Lobo é dominar o mundo através do medo, corrupção, ameaças nucleares, dominação política, moral e intelectual.
O objetivo dos jogadores é colocar um ponto final no Dr. Lobo. Para isso, eles primeiro precisam derrotar os seus principais capangas, todos eles no melhor estilo James Bond, ao mesmo tempo que conseguem pistas sobre o paradeiro do Dr. Lobo e como frustrar seus planos maquiavélicos.
A mecânica do jogo em si lembra muito o Eldritch Horror. Você anda um pouco, pega uma pista, melhora uma habilidade, encontra um item. De vez em quando, consegue encontrar um capanga dos principais, que são mais difíceis de derrotar, mas que dão as melhores pistas sobre o Dr. Lobo. As diferenças principais para mim são que o Agents of Smersh é mais leve e menos amarrado na mecânica, um jogo mais simples que o Eldritch Horror. No lado positivo, ele tem bem mais texto e mais histórias, que são muito divertidas. Além disso, confesso que não gosto do tema Lovecraft (já tem coisa ruim no mundo que chegue), e adoro o tema James Bond/Austin Powers (sempre precisamos de mais heróis e mais humor)
Some a isso que os agentes possuem missões especiais, que só eles podem fazer, e costumam render habilidades ou itens especiais (aqueles relógios ou carros do James Bond, ou habilidades como "durão", "álibi", etc.
O jogo termina quando você derrotar X vilões e tiver juntado Y pistas. Isso quer dizer que sabe onde o Dr. Lobo tem o seu QG e tem a informação necessária para estragar seus planos já em movimento depois de prendê-lo.
Mecânica inovadora: bolsa de dados assimétricos
Agora acho que uma coisa que é muito, mais muito legal, são os dados. São bem inovadores e se encaixam perfeitamente no estilo do jogo. O jogo tem uns 6 dados, todos diferentes. As possibilidades de resultado são falha (com um símbolo da pirâmide illuminati com um olho no meio), sucesso (uma arma de agente secreto), ferimento ou cura. Mas cada dado possui quantidades diferentes desses resultados, e não são equilibrados. Por exemplo, tem um dado com 5 falhas e 1 sucesso. Tem outro com quatro sucessos e dois ferimentos. O sistema do jogo é que para fazer uma ação, você sempre tem um dado base, que tem um pouco de tudo. Aí, de acordo com o valor da sua habilidade para aquela ação, você pega aleatoriamente mais dados de uma bolsa opaca. Isso faz com que a sua chance de sucesso aumente, mas também de ferimentos. Você pode usar a sua força de vontade (limitada) para pegar mais dados para realizar uma ação que não quer falhar, ou para rerolar dados de fracasso. Como cada dado é diferente, às vezes é melhor pegar mais um dado da bolsa (se os dados que pegou até agora são ruins) ou esperar para rerolar resultados de fracasso (caso os dados que tinha sejam bons mais tenha tido azar). Aí tem algumas ações que exigem dois sucessos, então a estratégia pode mudar. Confesso que adorei o sistema, e combina muito com o jogo. É uma forma de criar suspense, estratégia, mitigar a sorte e, ao mesmo tempo, deixar ainda a sorte salvar o dia ou estragar o dia.
Além dos dados, os personagens podem aprender habilidades especiais com o decorrer do jogo, que garantem sucesso automático numa ação.
Exemplo de uma rodada de jogo
Vou dar um exemplo para vocês de uma rodada, com detalhes inventados por mim mas bem no estilo do jogo.
Na Guatemala apareceu uma pista sobre um dos planos do Dr. Lobo após o seu colega (outro jogador) ter infiltrado o serviço secreto canadense e descoberto novas informações. Só que, curiosamente, o aeroporto da Guatemala foi “fechado por tempo indeterminado para reformas” logo após a sua incursão, além de que o "Culto do Fim do Mundo ganha milhares de seguidores na Sibéria". Você decide usar o transporte especial da ONU e sai da bacia do Amazonas, chegando na Guatemala. Lá você pega uma ficha de encontro na América, e decide, dentre uma tabela de opções relativa ao tipo de desafio encontrado lá, escolher "meditar". Por último, vira uma carta polivalente (essas cartas fazem várias coisas no jogo, servindo como locais, cartas de baralho para os personagens jogarem (exatamente, baralho de casino) e ) e indicadores de desafios. Tudo isso junto indica a leitura do número 10.4.3 no livro de encontros. Lá você lê: 'Entrar na fortaleza foi fácil, mas agora você se vê numa fuga célere, descendo a montanha nevada a toda. Ter tirado a roupa para sair nadando pelo sistema de esgoto do prédio agora parece não ter sido uma idéia tão boa, pois o frio do ar e da neve está congelando os seus ossos. Faça um teste de habilidade atlética +1, precisando de 2 sucessos, ou de resistência, precisando de um sucesso. (Isso quer dizer que você pega os dados e os rola).
Sucesso: Você continua correndo enquanto lembra das técnicas de meditação do mestre Ching durante o seu período de treino no Tibet. Mergulhando fundo dentro de si, consegue controlar o seu corpo e se mantém correndo até encontrar uma cabana de onde o helicóptero da ONU o resgata com uma hipotermia leve. Ganhe uma pista e a habilidade "durão".
Fracasso: Você tenta realizar as técnicas que aprendeu com o mestre Ching, mas o frio, o cansaço e os cachorros soltos atrás de você fazem com que esqueça de tudo. Sem sentir os pés, acaba tropeçando e cai. Um dos cachorros dobermanns tenta mordê-lo, mas você coloca o braço na frente, e ele morde o disquete com as informações que você tinha obtido, estraçalhando-o completamente. Você solta um spray de pimenta e volta a correr. Finamente, você é resgatado pelo helicóptero da ONU, com hipotermia e de mãos vazias. Perca um ponto de resistência.
Alguns encontros envolvem outras mecânicas, como um jogo de pôquer.
Você encontra o seu informante num casino e decide se aproximar naturalmente, como um cliente que deseja jogar na mesa dele. Você repara que os seus guarda-costas colocam as mãos atrás do paletó, como quem segura algo escondido. O seu informante lhe diz: 'se quiser conversar, precisa mostrar que vale o meu tempo'. Faça uma ação de jogo de cartas. (é uma rodada de pôquer contra o jogo)
Sucesso: o informante fica furioso ao perder, e seus guarda costas se armam. Mas você estava preparado e tinha pedido ao seu fiel auxiliar que estivesse com a submetralhadora preparada. Você resolve facilmente o assunto e pega do bolso do informante a informação que buscava. Ganhe uma pista e a habilidade "uso de armas". Quando a adrenalina baixa, percebe que levou um tiro de raspão: 1 ferimento.
Fracasso: O seu informante diz que não tem nada de novo para contar, visto que está trabalhando com "outros assuntos" e abandonou o mundo do crime para ser auxiliar do governo canadense. Perca um ponto de lábia.
Só mais um dia na vida de um agente especial da ONU...
Joguei com meus amigos e gostamos bastante, mas acho que jogando solo foi mais legal ainda - adorei. Pude curtir mais os textos sem precisar traduzir para os outros, só lendo para mim mesmo. Sempre que abro o armário e vejo ele, ele chama a atenção sobre os demais. Penso: "Um dia desses vou jogar uma partidinha solo!"
Fiquei sabendo do jogo por um review muito positivo do Rahdo. Comprei ele aqui na Ludopedia, foi baratinho, considerando que lá fora o jogo é meio caro e OOP. Não lembro de quem foi, mas essa pessoa me fez um grande favor (e ao jogo) ao anunciá-lo (deixa um oi nos comentários se foi você) e creio que ficarei com ele por muito tempo. Depois até comprei uns extras na BGG store e estou esperando um livro extra de missões especiais (que possui um modo campanha) chegar pelo correio. Se alguém tiver alguma expansão parada que queira passar para frente baratinho ou em troca de um jogo me avisa...
comecei no hobby em 2018 (apesar de sempre gostar, não tinha com quem jogar)