Boa análise!
Lembrando que o Root é um jogo hiper interativo e não existe receita de bolo para ganhar e nem para anular uma facção: você só deveria atacar/anular quem está na sua frente ou está te impedindo de tomar a liderança, gastar ações pra bater em quem já tá caído não faz sentido.
Isso dito, nem sempre quem está realmente na frente do jogo é quem tem mais pontos ou tem mais presença no tabuleiro; boa parte do aprendizado do Root é saber ler o tabuleiro e saber quem realmente está bem. É por isso que o percentual de vitória da Aliança e do Malandro tende a ser alto: essas facções são mais difíceis de "ler". Já os Marqueses sofrem pois os jogadores podem erroneamente pensar que a presença ampla deles no tabuleiro quer dizer que eles estão mais na frente do que outros.
Algumas considerações complementares:
Marqueses
Quanto mais o jogo se estende, mais eles perdem poder. Eles começam com um império mas 3 ações não é o suficiente pra manter ele, então quanto mais rápido o jogo acabar, maiores as chances deles serem os vencedores. Pra parar com eles, concordo contigo: destruir as suas construções é o melhor. Na falta dessa possibilidade, a segunda melhor coisa é interromper sua linha de abastecimento de madeira: as serrarias são de nenhuma utilidade se eles não conseguirem levar as madeiras pra onde precisam; e melhor ainda: quanto mais madeira parada, maior é a chance de alguém atacar eles pra pescar esses pontos.
Dinastia
Conseguir impedir que eles consigam cumprir o decreto é o melhor mesmo. E a melhor maneira de fazer isso (na minha opinião) é bater nos ninhos e desmontar o decreto logo na fase de recrutamento pois não dá a eles a chance de corrigir esse problema no seu turno: logo na primeira fase eles já desmontam.
Aliança
Aqui eu vou discordar de você: atacar a Aliança não é inteligente, pois na maioria das vezes você vai perder guerreiros demais até conseguir destruir a base. O melhor, na minha opinião, é simplesmente travar eles na base: se eles têm 2 guerreiros e a base na clareira, é só colocar 3 ou 4 guerreiros lá e eles não conseguem se mover pra fora dela e, consequentemente, não conseguem executar a ação de organizar (que é geralmente como eles ganham).
Malandro
Também vou discordar de você: a primeira tática pra evitar que o Malandro ganhe é não criar itens, simples assim. Sem itens o Malandro não oferece muita ameaça e se ele vai tentar criar os itens sozinho até conseguir o suficiente o jogo já vai estar acabando. Apenas se isso não funcionar (ele conseguir muitos itens muito rapidamente, seja por criar sozinho seja por alguém ter criado) é que a tática de descer o sarrafo neles se torna adequada.