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  3. Arquitetos do Reino Ocidental
  4. Variação para adquirir Projetos

Variação para adquirir Projetos

Arquitetos do Reino Ocidental
  • avatar
    irsigor04/04/20 17:37
    avatar
    irsigor
    04/04/20 17:37
    218 mensagens MD

    Fala galera, blz?! 

    Jogando Arquitetos do Reino Ocidental esses dias, bolei uma pequena variação para deixar o jogo um pouquinho mais disputado ao adiquirir projetos para contrução.

    - Não serão distribuídos projetos no início da partida, ou seja, começamos sem nenhum nas mãos;
    - Retiramos 4 ajudantes da fileira de baixo e abrimos 4 projetos aleatórios;
    - Durante a partida você adquire um projeto de forma gratuita, de acordo com o número de trabalhadores alocados na Oficina. Usando a mesma regra para adquirir um ajudante, sendo que você não paga 4 moedas por eles;
    - Todos os projetos descartados na construção da catedral ficam na área "antiga" de compra de projetos, disponíveis para serem comprados novamente. Ao alocar 1 trabalhador na oficina, você pode comprar qualquer carta desse descarte;
    - A partir de 5 trabalhadores alocados, você pega um dos 4 projetos disponíveis ou descarte e comprar um do monte fechado;
    - A regra de por uma moeda sobre um projeto que não te interessa para ter acesso ao próximo continua como na regra para adquirir ajudantes;
    - No mercado negro você escolhe um dos projetos abertos ou compra 5 e escolhe 1 como na regra original;
    - Sempre que pegar um projeto, role todos para esquerda e compre um novo para o último espaço;
    - O limite de projetos nas mãos são 6.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c959d_2t6g42.jpg

    Jogamos 2 partidas desse modo e rodou bem legal, criando um pequena disputa e corrida para adquirir os melhores projetos disponíveis. Também nunca deixavamos mais do 4 trabalhadores alocados alí para evitar que o oponente comprasse 2 projetos de uma vez. Algumas vezes comprei projetos "ruins" para descartar no avanço na catedral, e construia apenas os que me interessavam para fazer bons pontos e combos. 

    Caso alguém se interesse em testar, é só dar o feedback. 

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  • neoMarcos
    335 mensagens MD
    avatar
    neoMarcos21/04/20 17:08
    neoMarcos » 21/04/20 17:08

    Como você compara isso a seleção sugerida nas regras? Selecionar uma e passar para o próximo jogador.

    Eu acho essa seleção interessante porque você pode definir um plano inicial. A sua variação realmente deixa a compra dos prédios competitiva.

    Mas a construção da catedral deve diminuir muito, não? A aleatoriedade das construções compradas não me incomoda tanto, porque qualquer construção é recurso para construir a catedral.

    1
  • irsigor
    218 mensagens MD
    avatar
    irsigor21/04/20 19:40
    irsigor » 21/04/20 19:40

    neoMarcos::Como você compara isso a seleção sugerida nas regras? Selecionar uma e passar para o próximo jogador.

    Eu acho essa seleção interessante porque você pode definir um plano inicial. A sua variação realmente deixa a compra dos prédios competitiva.

    Mas a construção da catedral deve diminuir muito, não? A aleatoriedade das construções compradas não me incomoda tanto, porque qualquer construção é recurso para construir a catedral.

    Então cara, a ideia dessa variação é exatamente acabar com o plano inicial, por isso vc começaria sem projetos, tendo que correr atrás deles na mesa antes que alguém compre. Criar um disputa de leve.
    Em alguns momentos comprava uns projetos ruinzinhos para avançar na catedral, que mesmo nas regras normais consumo deixar em segundo plano.

    0
  • PedroMVM
    731 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM21/04/20 22:04
    PedroMVM » 21/04/20 22:04

    Na minha opinião começar sem projetos torna o jogo mais demorado. Eu prefiro jogar com os tabuleiros de personagens com poderes variados e a variante do próprio autor de selecionar uma das 8 cartas de aprendiz no início do jogo, para acelerar o começo.

    Nessa variante, a partir do último jogador, cada um escolhe um aprendiz qualquer que esteja aberto sem custos. A ideia é escolher um que ajude na construção de alguma das cartas que vieram na mão inicial. Dependendo das cartas que vieram e do aprendiz contratado, seu jogo acelera bem. Essa escolha traz uma camada estratégica adicional ao jogo.

    2
  • neoMarcos
    335 mensagens MD
    avatar
    neoMarcos22/04/20 10:15
    neoMarcos » 22/04/20 10:15

    irsigor::
    neoMarcos::Como você compara isso a seleção sugerida nas regras? Selecionar uma e passar para o próximo jogador.

    Eu acho essa seleção interessante porque você pode definir um plano inicial. A sua variação realmente deixa a compra dos prédios competitiva.

    Mas a construção da catedral deve diminuir muito, não? A aleatoriedade das construções compradas não me incomoda tanto, porque qualquer construção é recurso para construir a catedral.

    Então cara, a ideia dessa variação é exatamente acabar com o plano inicial, por isso vc começaria sem projetos, tendo que correr atrás deles na mesa antes que alguém compre. Criar um disputa de leve.
    Em alguns momentos comprava uns projetos ruinzinhos para avançar na catedral, que mesmo nas regras normais consumo deixar em segundo plano.

    Eu não gosto desse resultado: 'acabar com plano inicial'. Em geral, jogos que não tem algum tipo de direcionamento deixam os jogadores perdidos. Essa variação talvez seja interessante para jogadores experientes.
    Eu ainda acho bacana criar disputa por projetos, ao invés de ser completamente aleatório, mas o custo do plano inicial e do tempo de jogo, levantado pelo Pedro, na mensagem anterior, acabam pesando contra. Um dos maiores valores do Arquitetos é o tempo de jogo.
    Se eu tiver oportunidade com 2-3 jogadores experientes ou numa partida solo, pretendo treinar essa variante.

    1
  • irsigor
    218 mensagens MD
    avatar
    irsigor22/04/20 12:53
    irsigor » 22/04/20 12:53

    neoMarcos::
    irsigor::
    neoMarcos::Como você compara isso a seleção sugerida nas regras? Selecionar uma e passar para o próximo jogador.

    Eu acho essa seleção interessante porque você pode definir um plano inicial. A sua variação realmente deixa a compra dos prédios competitiva.

    Mas a construção da catedral deve diminuir muito, não? A aleatoriedade das construções compradas não me incomoda tanto, porque qualquer construção é recurso para construir a catedral.

    Então cara, a ideia dessa variação é exatamente acabar com o plano inicial, por isso vc começaria sem projetos, tendo que correr atrás deles na mesa antes que alguém compre. Criar um disputa de leve.
    Em alguns momentos comprava uns projetos ruinzinhos para avançar na catedral, que mesmo nas regras normais consumo deixar em segundo plano.

    Eu não gosto desse resultado: 'acabar com plano inicial'. Em geral, jogos que não tem algum tipo de direcionamento deixam os jogadores perdidos. Essa variação talvez seja interessante para jogadores experientes.
    Eu ainda acho bacana criar disputa por projetos, ao invés de ser completamente aleatório, mas o custo do plano inicial e do tempo de jogo, levantado pelo Pedro, na mensagem anterior, acabam pesando contra. Um dos maiores valores do Arquitetos é o tempo de jogo.
    Se eu tiver oportunidade com 2-3 jogadores experientes ou numa partida solo, pretendo treinar essa variante.

    Blz cara, vlw pelo feedback.
    Lembrando que nada impede de se fazer o draft inicial e assim você continuaria com o plano inicial. 

    0
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