Barrage Retail: Transbordando problemas como o KS?
Como sempre, se quiser saber sobre as regras, aqui não é o lugar, aqui é só feelings. Fiz minha análise com base em 6 partidas.
*** Você pode acompanhar essa análise no formato original do Medium clicando aqui.
Fui lá e comprei um dos queridinhos de 2019, também conhecido como
"o melhor Euro de 2019".
Barrage, o conturbado lançamento no KS daqueles "aclamados
designers Italianos". Felizmente não peguei o jogo na época do KS, já que como você sabe, o projeto transbordou com falhas de produção. No BGG existe um
post gigante, que detalha tudo, recomendo a leitura ou ao menos só rolar pra baixo e ir vendo as figurinhas (sinta o ódio do autor durante a rolagem). Há quem diga que foi
"a pior produção de um boardgame que se considerava premium da história", bem, na verdade eu que disse. Independente disso e com sobras do 13o salário, arrisquei a
pré-venda da cópia Retail, supostamente sem falhas, que chegou em fevereiro. Valeu a pena? Bora conferir.
Retail redenção ou embromação?
Vou resumir minha reação quando fiz o unboxing:
a felicidade e serenidade de alguém que leva um tiro na bunda. Afinal, é uma bosta levar um tiro, mas pelo menos foi só na bunda. Explico: até não sou muito chato com jogos, longe de ter o
ódio do @
RMaia8 com o
Castles of Burgundy da GROW, mas depois do caos que foi o KS e as promessas de que
a versão Retail corrigiria tudo, acho que subi muito minhas expectativas. Para um jogo de três dígitos (que em Reais , com frete e tributação vira 4) a
produção é realmente muito meia boca. Acompanhe no replay:
Não é split-corner, mas uma pequena falha de colagem aparente, na parte interna (não a tampa).
Hmm, board com um rasgo no desenho. OK, passa.
Rasgo no verso do punchboard. Canto com falha na tinta. Err…
Que acabamento… dúbio.
Faltou tinta?
Err… Tinta, alguém?
Caramba, alguém leva tinta pra fábrica por favor.
Meeple sem perna? Ok, acontece.
Uma das usinas esqueceram do acabamento? Coerente.
É galera, que produção safada pra um jogo com preço de deluxe. E sim, isso é a corrigida versão retail, mas eu sabia dos riscos quando entrei nessa e no fim até sai feliz, afinal: o jogo veio inteiro. Em maior ou menor escala, tem mais falhas desse naipe no jogo, eu também senti que falta contraste nas cores. Considerando o claro problema com tinta, até poderia se imaginar que fosse isso, mas a expansão também parecia sofrer do mesmo mal. Meu celular não foi bom o bastante pra evidenciar isso, mas é a perceção que eu tive assim que fiz o unboxing.
E não foi só eu, no BGG há relatos sobre a versão retail bem piores, gente não recebendo
meeples,
punchboards e boards de jogador
sem iconografia (
Relato #1,
Relato #2).
"E o suporte? Pede substituição." — Leitor idealista revoltado.
Pois bem, na época que eu recebi e fui pesquisar a respeito parece que não existe suporte para o jogo. A Asmodee que estava cuidando disso deixou de atuar com as substituições pedindo para que falassem diretamente com seu lojista. Detalhes dessa treta toda ali nos relatos que linkei anteriormente.
"Mas e o jogo, vale a pena?" — Leitor ansioso.
O jogo é m… peraí. Deixa eu falar mais uma coisa sobre os componentes, depois eu te respondo. Imagine que eu tenha tido sorte, e a versão tivesse vindo perfeita, o que eu acharia dos componentes?
Lindos, mas que no ímpeto de vender a imagem como jogo super premium acabam sendo pouco funcionais na prática.
Sério, olha o tamanho que isso ocupa na mesa:
Pelo menos não tem espaço pra celular na mesa.
Minha mesa é média (140x90) quase não comportou quatro jogadores. Foi um puzzle conseguir fazer o setup que cabe todo mundo. É difícil explicar, mas tem uma geometria estranhas nos boards auxiliares. Na hora de montar tudo pra três jogadores faz parecer que com quatro vai ser fácil. Não é, acredite. Além disso, tem uma penca de coisas que são irrelevantes ou sub-ótimas como o suporte para as construções privadas da expansão e player aids gigantes. Melhor deixar esses "extras" de fora pra não ocupar espaço.
"Ah, mas ai você está sendo muito chato. É bonitão ser assim gigante" — Leitor ostentação.
Entendo o argumento, mas sinceramente, acho que passou "um pouco" do ponto, até complicando a usabilidade. Muita coisa poderia ser feita de forma mais compacta. Outro exemplo:
“Cartas” do automa.
Sério. Isso deveriam ser cartas. Até acho que sairia mais barato. Próxima reclamação:
Não seria melhor um tom de cor pra cada tamanho então?
Os recursos (5/3/1) possuem diferença na cor no 3 e 1, mas não entre o 5 e o 3. Ostentaram em tanta coisa, mas não nisso que é realmente útil? E essas moedas:
Verso sem nada só pra complicar, mesmo tom de cor e sem diferenças expressivas de tamanho, forma ou cor.
Achei que tinham aprendido algo com o "camelinho" e "camelão" do Marco Polo. Bom, podia ser pior, poderiam ser as moedas de metal que não vem em quantidade suficiente e prometida do KS(ver links lá em cima). E por último:
Tile na prática é diferente do manual, só lembrar do sinal de X, tranquilo.
Considerando isso tudo, eu ainda fiquei aliviado. Consegue entender o motivo? Bom, eu fiquei no lucro no final das contas, já que tenho um jogo jogável diferente dos "azarados" do BGG.
Um último
disclaimer sobre os componentes: quando fui jogar com o
Cássio Nandi Citadin e o
Natanael Naxara Cação Ribeiro, fiz um experimento: não informei de ante-mão os problemas. A percepção foi mista, o Cássio não viu quase nada de errado, o Natanael foi um pouco mais crítico. Talvez eu que seja
especialmente chato. E mesmo pra mim, durante o jogo, você nem consegue reparar nesse tanto de problema. O jogo é muito fotogênico e na hora do
Instagram brilhar, nada disso aparece:
Apesar desses problemas todos, ainda é um jogo muito bonito. E as construções distintas para cada facção… ISSO SIM É O PREMIUM QUE EU ESPERO. O único problema mesmo é se vender como premium e ter esse mar de problemas amadores. Agora vamos ao que interessa, o jogo:
Barrage: Um Jogão
Vamos deixar claro rapidamente: o jogo é muito bom.
"Até que em fim, achei que era só decepção mermão." — Leitor parceiro.
É o melhor Euro de 2019? Não sei. É um jogo que vai se tornar um "clássico" como Power Grid, CoB, Brass nos anos que virão? Não sei. O fato é que hoje é um jogo muito bom. E por que ele é tão bom?
Interação entre jogadores é intensa, mas não ofensiva.
Ele é um tradicional worker placement com bloqueio de ações, ou seja, isso por si só ja gera a corrida por ações, o que gera tensão no jogo. O interessante, é que embora você possa acabar nem tendo a ação ideal, muitas ações são repetidas, porém em versões mais "fracas". Então embora você fique tenso para chegar primeiro, não vai te deixar puto. Isso é o oposto do que ocorre no Lorenzo Il Sofrível e o Year of The Dor que são simuladores de sofrimento, sem a parte da diversão (minha opinião senhore(a)s, fiquem calmos).
Além disso, temos a aclamada mecânica do caminho da água. Ela é ótima. Tentar posicionar suas usinas para poder lucrar em cima das "sobras" do seu coleguinha, é muito bem sacado. E é claro: meter aquela barragem maldosa em cima das barragens neutras para acabar com a festa dos parasitas (normalmente eu sou o parasita), não tem preço (na verdade tem: 3 moedas).
Mas não tema, não é um Ameritrash (para desgosto do meu amigo @
marciusfabiani) então não é tão agressivo assim. Talvez seja, se você é o EURO GAMER NÃO-ME-TOQUE™.
Simples nas regras. Profundo nas decisões.
Talvez eu interprete diferente, só pode.
Sério. Peso 3 minha gente, nem a pau que isso ai é Peso 4 como informado no BGG. Ele é pau a pau com "Euros Médios Normais" como o próprio Marco Polo ou até mesmo o euro sem alma mais bonito do ano retrasado: Coimbra. O jogo assusta no começo pelo seu tamanho descomunal, mas muitas ações como disse anteriormente: são repetições cuja a intensidade do efeito variam. Há uma iconografia para se aprender, mas nada de outro mundo. Eu diria que eu tive mais trabalho explicando Whistle Stop (mas talvez seja só o trabalho para EXPLICAR O SETUP) do que o referido Barrage.
Agora, durante o jogo, a deliciosa interação, a corrida para produzir energia, o timing para ser o primeiro jogador na próxima rodada, artimanhas para acertar os combos. Tem bastante coisa para se pensar, e que pode gerar algum AP nas mentes mais propícias (a minha), mas vale a pena.
Sensação Gostosa™
Sabe aquela sensação gostosa? Se você é euro-gamer, sabe do que to falando. Aquela sensação de armar uma jogada, executar, e ver um milhão de coisas acontecendo. Aqui tem, e a conquista vem em várias formas e sabores:
- Conseguir passar um água no conduíte é bom. Duas é melhor ainda. Se conseguiu passar três é puro prazer.
- Essa água foi redirecionada para uma outra barragem, que também é sua? DE-LÍ-CI-A.
- Opa… Você joga com a facção que te da uma produção extra? BORA.
- Peraí, você tem um contrato que faz descer mais duas águas que já vão cair nessa usina novamente?
- Esse mesmo contrato fez você girar a roda de construção e agora você ganhou uma penca de novos recursos?
- Seu secretário é o Simone Luciani (o designer faz aparição no jogo) que te da uma nova ação, permitindo utilizar os recursos recém recebidos?
Sensação Gostosa™
Isso é só um exemplo, e diferente de jogos super apertados, como os do Lacerda, aqui temos um número ações por rodada mais altos. Ou seja, você consegue saborear essas conquistas, múltiplas vezes durante a partida e até corrigir eventuais falhas. Não é um jogo solto, longe disso, repito: rola bastante tensão e marcação, mas é numa medida boa e que não chega a ser frustrante.
Roda Bem em Qualquer Número
Joguei em todas as combinações, menos solo (aguardando o @
Guilherme.felga fazer o serviço) e funcionaram todas muito bem. É evidente que mais gente nesse jogo é melhor, mas pro meu espanto não é
"meu… só da pra jogar em quatro, senão não".
O jogo funcionou bem em dois jogadores! Eu achei que o jogo poderia ficar solto, mas com menos ações disponíveis continuou tenso, e inclusive com margem pra bastante malandragem no mapa referente ao fluxo da água. Com menos jogadores o downtime fica ainda menor, o que acaba trazendo um melhor ritmo, aumentando o
ROI, o que aproxima a
diversão por minuto da experiência para quatro jogadores.
Poderes Variados (mas nem Tanto)
Longe da excelência do Marco Polo, que talvez tenha feito os mais bem balanceados personagens desbalanceados de todos os tempos os poderes especiais dos secretários são bons o bastante para mudar suas estratégias para a partida e que pra mim são uma excelente adição ao jogo. Somados às facções que curiosamente não se diferem tanto uma das outras (na real a diferenciação mais aparente vem do Secretário) fazem um ótimo mix.
Não senti nada "desbalanceado", com excessão de um dos secretários: "O Velho da Água na Represa", que me parece muito ruim. Concorda?
Expansão que Agrega
Na realidade, isso seria uma desvantagem, pois sinceramente, essa expansão deveria fazer parte do jogo base. Ela da mais tempero no jogo, já que normalmente você não perde recursos e agora pode "queimar" recursos por grandes bônus. As construções privadas, geram ações novas, que certamente mudam o meta-jogo da partida e são boas adições para aumentar ainda mais a rejogabilidade. Nada muito espalhafatoso, mas que funciona. E é claro, uma quinta facção que também é sempre bem vinda.
Conclusão
Achei Barrage, do ponto de vista de game design, uma excelente obra. Não explodiu minha cabeça, mas apesar de ser um jogo sobre água, é bastante sólido.
Premio Spiel des Djows de pior piada numa conclusão feita pelo próprio autor no mês do seu aniversário.
Sério, é um jogão, pra quem curte euro com interação, é uma experiência excelente. Apesar da longa duração, entre 45/60 minutos por jogador dependendo do nível de AP e domínio das iconografias, é o tipo de jogo que você sente que fez bastante coisa (ou não), e diferente de Agrícola com Cartas, não me deixa exausto.
Na prática, gostar desse jogo era jogar contra as chances: não posso dizer que gosto dessa turma Italiana. Lorenzo é muito sofrido, Coimbra falta interação, Teotihuacan e Grand Austria Hotel nunca me chamaram atenção e Newton só sei que existe. O único bom mesmo pra mim dessa turma italiana é o clássico Marco Polo. Use isso como métrica caso esteja na dúvida se for pegar o jogo.
O único revés, seria quanto ao setup:
Cronometrado a experiência em dois jogadores.
15 min de setup (ambos conhecendo o jogo), 5 min de overview de iconografia das habilidades e tiles sorteados no jogo, 1 hora e 50 min de partida (AP incluso) e 10 min pra guardar tudo (2 min tirando fotos). Confesso que, se o jogo não estivesse montado, em dois jogadores a preguiça falaria mais alto e eu iria preferir jogar Innovation ou Azul. De três pra cima no entanto, pode me convidar pra partida.
Levando tudo em conta, inclusive a controversa produção, pra mim ainda valeu a pena. Não é um jogo 10, aquele que nunca vai ser vendido, mas certamente vai ficar na minha coleção um tempinho. No entanto eu certamente não compraria mais nada da Cranio Creations numa pré-venda, e digo mais: eu nem sequer compraria um Barrage lacrado, com tantos problemas, eu iria preferir saber exatamente o que estou comprando e daria preferência pra um usadinho de confiança. Fica a dica. E se no futuro alguma editora anunciar a versão Nacional… fique com dois pés atrás.
Não, não estou valorizando meu Barrage para vender daqui uns meses…
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