Por J. Chris Miller
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1415268/brief-review-champions-midgard
Champions of Midgard é um jogo de alocação de trabalhadores com um tema viking mítico. Eu tive a chance de jogar na
Gen Con e gostaria de deixar minhas impressões do jogo. Farei uma breve passada nas regras, e então falarei o que achei dele.
Visão geral do jogo
Você controla um líder viking, cada um com seu poder especial. Os poderes parecem todos bem fortes, mas eles não chegam a quebrar o jogo, o que é bom.
O jogo é dividido em 8 rodadas, que são divididas em duas fases. A fase de alocação de trabalhadores e a fase de lutas.
Na fase de alocação de trabalhadores, você pode colocar seu trabalhador em qualquer espaço que não contenha outro trabalhador, e fazer a ação mostrada no tabuleiro. As ações variam de pegar mais dados de luta até pegar comida, que servirá para alimentar seu exército viking em batalhas. Há 3 tipos de guerreiros com uma combinação de ataque e defesa, exceto os
Axemen (homens de machado) que são muito bons atacando, mas não tem defesa.
Na fase de lutas, os jogadores designarão dados de luta para quaisquer áreas que eles colocaram trabalhadores para lutar contra monstros. Então os jogadores resolvem as batalhas, e se eles vencerem, obterão pontos de vitória e talvez ouro.
Pensamentos
Como mencionado, essa breve resenha não se aprofunda nas regras. Eu poderia ter mencionado o que cada espaço de ação faz, mas eu acho que será mais divertido descobrir por você mesmo. O
vídeo do Tom Vasel também é muito bom pra ver tudo isso, mostrando o tabuleiro e o que cada espaço faz.
Esse jogo é como um
Lords of Waterdeep com dados, e uma temática viking. Os dados para as batalhas parecem que serão aleatórios demais, mas há marcadores que você obtém durante a partida que permitem rolar os dados novamente, e isso ajuda a mitigar a sorte. E quanto mais dados você colocar em uma batalha, melhores as suas chances.
Eu achei o jogo com boas doses de estratégia misturada com a sorte dos dados. Há muitas ações para escolher no tabuleiro, e os personagens que você tem ajudam bastante a determinar o estilo de jogo na partida.
O jogo flui bem rápido, quase sem nenhum tempo de espera entre os turnos. Ele tem até um pouco de “
toma essa!”, que pode ajudar a determinar quem é o vencedor em jogos apertados. O jogo é rico em tema e a arte é muito bem feita.
Se você gosta de jogos de alocação de trabalhadores como
Lords of Waterdeep, vale a pena dar uma olhada nesse. Depois de uma partida eu senti que
Champions of Midgard é até mais divertido que
Lords of Waterdeep, mas é difícil dizer isso sem ter jogado mais vezes. Os dados adicionam um elemento excitante. Eu dei uma nota 9 ao jogo.
Traduzido por CassioLemos