Ships, do designer
Martin Wallace e de sua editora
Treefrog Games, surge na sequência de
Automobile e lida com a história do transporte, a partir do tempo dos fenícios até a Era Moderna.
Tabuleiro
Ships conta a história da navegação, e é dividido em três Eras, marcadas com navios diferentes. A primeira era é a era do baleeiro, seguida pela era do galeão, e finalmente a era do barco à vapor. O tabuleiro conta com uma faixa mostrando o desenvolvimento dos navios, similar àquela do
Automobile, com um mapa da Europa e uma área representando o resto do mundo.
Seu turno é dividido em duas fases. Na primeira fase, você escolhe se conduzirá o comércio (vender produtos, tributar lugares ou melhorar seu depósito) ou pegar uma carta, selecionando uma das sete cartas à mostra; as cartas variam em seus efeitos, garantindo dinheiro, pontos de vitória ou ações especiais.
Na segunda fase, você escolhe se colocará um navio, moverá um navio, ou recuperará navios/comerciantes. Quando você coloca um navio, você o coloca na caixa do comerciante ou na caixa do navio de guerra em um dos onze níveis. Um comerciante lhe permite colocar um cubo de comerciante no tabuleiro, lhe dando um ou dois contadores de produtos para colocar em seu depósito. Um navio de guerra deixa você controlar um local ao custo de um contador de comida.
Uma vez que todos os navios estão no tabuleiro, você pode movê-los (pagando dinheiro para avançar seu nível e realizando a ação correspondente) ou recuperá-los do tabuleiro para poder colocá-los em outro lugar posteriormente. Conforme os navios são colocados num nível, o custo de colocar no próximo nível diminui - até que alguém finalmente coloque naquele nível (o que garante pontuação bônus e possíveis adicionais). Quando um navio é colocado no primeiro nível de galeão, os baleeiros se tornam supérfluos; similarmente, quando alguém colocar no primeiro nível de navios a vapor, os galeões se tornam supérfluos. Durante as eras de galeão e barcos a vapor, você pode pagar extra para mover mais navios. Dessa forma, ter dinheiro em mãos lhe concede um leque maior de opções e lhe permite usar sua frota com maior eficiência.

Quando colocar navios, você pode inicialmente colocar somente no lugar "1", que são agrupados ao redor do Mar Mediterrâneo Oriental. Assim que alguém pagar para mover para um lugar "2", que são agrupados ao redor do Mar Mediterrâneo Ocidental, aquela área se abre a outros, com as demais áreas sendo Norte da Europa (3), as Américas (4), Índia Oriental (5) e o Pacífico (6). Assim que uma nova área se abre, os jogadores pontuam por comerciantes e discos de controle na presente área, com os pontos sendo os mesmos que o número da área.
Ships inclui seis tipos de produtos: comida, óleo, metal, vinho, tecidos e temperos. Cada um tem seu valor monetário assim como um poder especial. A comida pode ser usada para controlar lugares, deste modo construindo um império. Óleo pode ser usado para ganhar ações extras. Metal ajuda a avançar seus navios ao longo da faixa exterior. Vinho pode ser convertido em produtos de um valor mais baixo. Tecidos podem ser convertidos em pontos de vitória, enquanto os temperos tem o maior valor monetário. Você deve decidir se usará o poder de seus produtos, ou os venderá por dinheiro.
Traduzido por HighDensity