Esse foi um dos primeiros da coleção pessoal que acabou virando acervo da Board Bunker. Acabei descobrindo esse jogo em uma oferta de troca por um Last Friday que tinha parado aqui e não fez sucesso na mesa. Nada sabia sobre esse cooperativo com tema de bombeiros, muito menos que acabaria sendo um dos mais jogados aqui em casa e sem dúvida top 3 coop do acervo atual.
Apesar do manual ser o pior que já li (sério, é terrível), o jogo é fácil de aprender, mas complicado de ganhar. O tabuleiro tem duas faces, cada uma delas com uma planta baixa de um imóvel que está pegando fogo. O objetivo da equipe é resgatar as vítimas antes que morram ou que o imóvel desabe.

No modo família, cada jogador tem quatro pontos de ação e gastará em sua rodada para andar, apagar foco de incêndio, exterminar fogo ou carregar vítima. Cada uma dessas ações custa um determinado número de pontos de ação, então é fundamental que se elabore uma estratégia antes de começar! Ao final da rodada de cada jogador, um D6 e um D8 são lançados, sendo o resultado um quadrante do tabuleiro onde um novo foco de incêndio iniciará. Caso esse quadrante já esteja incendiado, ocorrerá uma explosão, que pode matar vítimas adjacentes, nocautear bombeiros, quebrar portas e derrubar paredes. Sabe aquela epidemia do Pandemic? Aquela reação em cadeia que destrói meio mapa de um jogo bem encaminhado? Pois bem, essa é a explosão no Flash Point!

As vítimas, que podem ser humanos, animais ou um alarme falso, são representados por tokens que ficam virados para baixo. A sensação de ver uma explosão acontecer perto o suficiente para matar uma vítima, sem saber se é ou não um cachorro ou um gato, é desesperadora!
Recomendamos fortemente que mantenham os incêndios sob controle antes da rolagem de dados do azarado do grupo, ele geralmente vai acabar matando vítimas ou derrubando o imóvel...
O modo avançado adiciona personagens com poderes variados, mas também materiais inflamáveis e focos de incêndio extras. As coisas ficam bem mais interessantes, principalmente quando os personagens são sorteados randomicamente!
Flash Point foi publicado pela antiga Mandala Jogos e para mim é um dos cooperativos mais subestimados. Ouço muito pouco a respeito, apesar de ser muito divertido na mesa. O tema é muito bem representado, a jogabilidade é rápida e desafiadora e a sensação de urgência é mais presente do que no primo rico Pandemic!
E ai, estão preparados para apagar incêndios com Flash Point?
Valeu e até a próxima!