Talvez eu esteja mais acostumado com Eldritch em que a sorte é mais presente ainda, mas no caso de Fallout, é possível encontrar tanta forma de ganhar rerrolagem e tempo para programar as ações, que morrer parece ser mais despreparo que azar. Você pode perder mais tempo evitando radiação e fugindo de inimigos poderosos ou tentar cortar caminho e arriscar. Se morrer, bom, os inimigos são difíceis pra matar mesmo. Meu incômodo com esse jogo é mais pelo conteúdo das cartas de agendas e, inicialmente, com essa parte da narrativa ser a mesma para todos, mas essa é mais uma incoerência narrativa do que problema mecânico. O combate é bom, simples e rápido, deixando mais tempos para aproveitar os encontros dos ermos. Fallout tem seus problemas, mas tem seu público certo. Eu não jogo certos tipos para vencer, ainda mais quando a diversão é descobrir as histórias e possibilidades que o mundo oferece. É isso que precisa ser sentido nele.
Sobre essa parte das house rules, é verdade, ajudam sim. Traduzi o mod de um usuário do BGG chamado Nerdook, é um conjunto de cartas alternativas para as cartas de estratégias e novas cartas de exploração. Não subi os arquivos ainda porque não tive tempo de fazer as correções mais pesadas e por estar criando cartas de estratégia diferentes com objetivos mais interessantes do que fazer determinada facção subir. Aproveitei para criar umas missões secundárias, só falta passar um pouco o abuso pra revisar, porque estão prontas também. Inclusive, vou aproveitar e subir logo a tradução para a variante do Hitotsumami.